Nissan Versa: Sistema de freio antitravamento (ABS)

Nissan Versa / Funcionamento e operação / Sistema de freio / Sistema de freio antitravamento (ABS)

ATENÇÃO

O Sistema de Freio Antitravamento (ABS) é um dispositivo sofisticado, mas não pode evitar acidentes causados por descuido ou técnicas de direção perigosa.

O sistema pode ajudar a manter o controle do veículo durante uma frenagem em superfícies escorregadias.

Lembre-se que a distância de frenagem em superfícies escorregadias será maior do que em superfícies normais mesmo com ABS.

As distâncias de frenagem podem ser longas em estradas irregulares, esburacadas ou cobertas com neve, ou se você estiver usando correntes nos pneus. Sempre mantenha uma distância segura do veículo a sua frente. O motorista é responsável pela segurança.

O tipo de pneu e a condição também podem afetar o rendimento da frenagem.

  • Quando substituir os pneus, instaleos conforme a dimensão especificada de pneus em todas as quatro rodas.
  • Ao instalar o pneu reserva, certifique-se de que o mesmo seja do tamanho e tipo adequado, conforme indicado na etiqueta de especificação da pressão dos pneus. Consulte "Etiqueta de Especificação da Pressão dos Pneus" na seção "Informações Técnicas" deste manual.
  • Para informações detalhadas, consulte "Rodas e Pneus" na seção "Manutenção e faça você mesmo" deste manual.

O Sistema de Freio Antitravamento (ABS) controla cada roda para que elas não sejam bloqueadas em uma frenagem brusca ou ao frear em pistas escorregadias.

O sistema ABS monitora a rotação de cada roda e altera a pressão do fluido de freio, para impedir o travamento ou escorregamento de cada roda. Impedindo o travamento das rodas, o sistema ajuda o motorista a manter o controle direcional, minimizando os desvios e derrapagens em pistas escorregadias.

Usando o sistema

Pressione o pedal do freio e mantenha-o pressionado.

Pressione o pedal do freio com uma pressão  firmemente estável, mas não bombeie os freios. O ABS irá funcionar para evitar que as rodas travem. Vire o volante para evitar obstáculos.

ATENÇÃO

Não bombeie o pedal do freio. Isto poderá resultar no aumento da distância de frenagem.

Característica do autoteste

O sistema ABS inclui sensores eletrônicos, bombas elétricas, solenoides hidráulicos e um computador. O computador tem um dispositivo de diagnóstico interno que testa o sistema sempre que você ligar o motor e movimentar o veículo em baixa velocidade para frente ou em ré. Quando o autoteste ocorrer, você deverá ouvir um ruído "clunk" e/ou sentir uma pulsação no pedal do freio. Isto é normal e não indica uma falha. Se o computador perceber uma falha, ele desligará o ABS e acenderá a luz de advertência do ABS no painel de instrumentos. O sistema do freio então opera normalmente, mas sem a assistência antitravamento.

Se a luz de advertência do ABS se acender durante o autoteste ou enquanto você estiver dirigindo, leve o veículo para ser verificado em uma concessionária Nissan.

Operação normal

O sistema ABS opera a velocidades acima de 5 a 10 km/h. A velocidade varia de acordo com as condições da estrada.

Quando o ABS detectar que uma ou mais rodas estão sob o risco de travamento, o atuador rapidamente aplica e libera a pressão hidráulica. Esta ação é semelhante ao bombeamento dos freios muito rapidamente. Você deve sentir uma pulsação no pedal do freio e ouvir um ruído debaixo do capô do motor ou sentir uma vibração do atuador quando estiver funcionando. Isto é normal e indica que o ABS está operando adequadamente. Entretanto, a pulsação pode indicar que as condições da estrada são perigosas e um cuidado extra é necessário enquanto você estiver dirigindo.

    Veja também:

    Honda Civic. Lavagem do Veículo
    As lavagens frequentes ajudam a preservar a aparência do veículo. A sujeira e a areia podem riscar a pintura, enquanto pingos de seiva de árvores, dejetos de pássaros e agentes químicos d ...

    Hyundai i30. Protecção anticorrosão
    Proteger o veículo da corrosão Ao utilizarmos os mais avançados métodos de design e construção para combater a corrosão, conseguimos produzir autom ...

    Modelos



    © 2017 Todos os direitos reservados