Nissan Versa: Se o veículo superaquecer

Nissan Versa / Em caso de emergência / Se o veículo superaquecer

Caso o motor do veículo esteja superaquecido [indicado pela luz de advertência de alta temperatura (vermelha)], ou caso você note uma falta de potência do motor, ruídos anormais etc., siga os seguintes procedimentos:

ATENÇÃO

  • Não continue dirigindo, se o motor do veículo superaquecer. Isto poderá danificar o motor e até causar incêndio no veículo.
  • Para evitar o risco de ser queimado, nunca remova a tampa do radiador com o motor ainda quente. Quando a tampa do radiador for removida, água quente sob pressão será esguichada para fora, possivelmente causando ferimentos graves.
  • Nunca abra o capô do motor, caso haja vapor sendo expelido.

1. Conduza o veículo em segurança para fora da estrada, acione o freio de estacionamento e mova a alavanca seletora para a posição N (Neutro) (transmissão manual) ou P (Park) (transmissão automática).

Não desligue o motor.

2. Desligue o sistema do ar-condicionado (se equipado). Abra todos os vidros, coloque o seletor de temperatura do aquecedor ou ar-condicionado no aquecimento máximo, e o seletor de velocidade do ventilador na velocidade máxima.

3. Saia do veículo. Inspecione visualmente e ouça se o vapor ou líquido de arrefecimento ainda estão saindo do radiador, antes de abrir o capô do motor. (Caso exista vapor ou líquido de arrefecimento sendo liberados do radiador, desligue o motor.) Não abra o capô do motor até que todo o vapor ou líquido de arrefecimento não seja mais percebido.

4. Abra o capô do motor.

ATENÇÃO

Caso exista vapor ou água sendo liberados do motor, mantenha distância para não se queimar.

5. Inspecione visualmente a correia quanto a danos ou folga. Verifique se o ventilador do radiador está funcionando. Não deve haver vazamento de água pelo radiador ou mangueiras do radiador. Caso exista vazamento de líquido de arrefecimento, a correia da bomba de água estiver frouxa ou solta, ou o ventilador do radiador não estiver funcionando, desligue o motor.

ATENÇÃO

Tome cuidado para evitar que as mãos, cabelos, joias ou roupas entrem em contato ou fiquem presos na correia de acionamento de acessórios ou no ventilador de arrefecimento do motor. O ventilador de arrefecimento do motor pode ligar a qualquer momento.

6. Após a temperatura do motor diminuir, verifique o nível do reservatório do líquido de arrefecimento do motor, com o motor funcionando.

Adicione líquido de arrefecimento ao reservatório do líquido de arrefecimento do motor. O veículo deverá ser reparado numa concessionária Nissan.

    Veja também:

    Citroën C4. Anomalia de funcionamento
    O acendimento intermitente e, em seguida, fixo do avisador de pressão baixa, acompanhado pelo acendimento do avisador de serviço, indica um problema de funcionamento do sistema. Est ...

    Volkswagen Golf. Líquido de arrefecimento do motor
    Nunca trabalhar com o sistema de arrefecimento do motor se não estiver familiarizado com os procedimentos necessários e se tiver à disposição somente ferramentas ...

    Modelos



    © 2017 Todos os direitos reservados 0.019