Renault Fluence: Nos cintos dianteiros

De acordo com a versão do veículo, podem ser constituídos por:

  • pré-tensores do enrolador de cinto de segurança;
  • limitadores de esforço sobre o tórax;
  • airbags dianteiros do motorista e do passageiro.

Estes sistemas estão previstos para funcionar separadamente ou em conjunto, em caso de choque frontal.

Em função da intensidade do choque, podem ser ativados:

  • o bloqueio do cinto de segurança;
  • o pré-tensor do enrolador de cinto de segurança (que dispara para suprimir a folga do cinto);
  • os airbags.

Pré-tensores

Pré-tensores

Os pré-tensores servem para ajustar o cinto ao corpo, manter o passageiro no respectivo banco e aumentar assim a sua eficácia.

Com a ignição ligada, em caso de uma colisão frontal grave e de acordo com a violência do choque, o sistema poderá ativar: o pré-tensor do enrolador do cinto de segurança 1, que estica instantaneamente o cinto.

  • Após um acidente grave, mande verificar o conjunto dos sistemas de retenção.
  • É rigorosamente vedada qualquer intervenção no sistema (pré-tensores, airbags, calculadores, cabeamentos) ou a sua reutilização em outro veículo, ainda que semelhante.
  • Somente os técnicos qualificados das Oficinas Autorizadas estão habilitados a executar ações nos pré-tensores e nos airbags, para evitar que o sistema dispare acidentalmente e possa ocasionar acidentes.
  • A verificação das características elétricas do sistema de ignição deve ser efetuada somente por especialistas treinados e com ferramentas apropriadas.
  • Se o seu veículo precisar ser desmontado, procure uma Oficina Autorizada para eliminação do gerador de gases dos pré-tensores e dos airbags.

Limitador de esforço

A partir de certo nível de intensidade de choque, este sistema entra em funcionamento para limitar, a um nível suportável, a pressão do cinto de segurança contra o corpo.

Airbags do motorista e do passageiro

Estão instalados nos dois lugares dianteiros: do motorista e do passageiro.

A presença deste equipamento é indicada pela palavra "Airbag" gravada no volante e no painel de instrumentos (zona do "airbag" A) e por um adesivo colado na parte inferior do para-brisa.

Cada sistema é composto por:

  • um airbag e seu respectivo gerador de gás montados no volante, para o motorista, e no painel, para o passageiro dianteiro;
  • uma caixa eletrônica de verificação do sistema comanda o detonador elétrico do gerador de gás do airbag;
  • uma luz indicadora de verificação comum aos dois airbags    no painel de instrumentos.

Airbags do motorista e do passageiro

O sistema de airbag utiliza um princípio pirotécnico, que gera calor e liberta fumaça (que não significa início de incêndio), e produz ruído de detonação. O acionamento do airbag, por ser instantâneo, pode provocar ferimentos sobre a pele ou outros efeitos desagradáveis.

Funcionamento

Funcionamento

O sistema somente ficará operacional depois de ligada a ignição.

Em caso de um choque violento frontal, os airbags enchem-se rapidamente, para amortecer o impacto da cabeça e do tórax do motorista contra o volante, e do passageiro contra o painel de bordo; em seguida, após o choque, esvaziam-se imediatamente, para evitar dificuldades para a saída dos ocupantes do veículo.

As indicações a seguir devem ser respeitadas para não impedir o enchimento do airbag e para evitar ferimentos graves diretos caso sejam ativados.

Advertências referentes ao airbag do motorista

  • Nunca modifique o volante ou a sua almofada.
  • Nunca cubra a almofada do volante.
  • Nunca fixe qualquer objeto (grampo, emblema, relógio, suporte de celular...) sobre a almofada.
  • É vedada a desmontagem do volante (exceto quando efetuada por técnicos qualificados em uma Oficina Autorizada).
  • Não conduza em uma posição demasiado próxima do volante: mantenha uma posição de condução com os braços ligeiramente dobrados (consulte "Regulação da posição de condução", no capítulo 1). Nesta posição, haverá um espaço suficiente para um correto enchimento e eficiência do airbag.

Advertências referentes ao airbag do passageiro

  • Nunca cole nem fixe objetos (grampos, logotipos, relógio, suporte de celular...) no painel de instrumentos na zona do airbag.
  • Não coloque nada entre o painel de bordo e o passageiro (um animal de estimação, chapéu, guarda-chuva, vara de pesca, pacotes...).
  • Não coloque os pés no painel de instrumentos nem sobre o banco, pois essas posições podem provocar ferimentos graves.

    Em geral, deve manter-se todas as partes do corpo (joelhos, mãos, cabeça...) afastadas do painel de instrumentos.

É PROIBIDO INSTALAR BANCO PARA CRIANÇAS NO BANCO DO PASSAGEIRO DIANTEIRO.

    Veja também:

    Mitsubishi Lancer. Alterando a unidade do display de consumo de combustível
    A unidade do display para o consumo de combustível pode ser alterada. As unidades de distância, de velocidade e de quantidade também são alteradas para ficarem iguais à unidade selecionada para a indicação do consumo de combustível. 1. Pressione e mantenha pressionado o interruptor do painel multi-informação por aproximad ...

    Lexus CT200h. Se acender uma luz de aviso ou soar um sinal sonoro de aviso
    Efetue com calma os seguintes procedimentos se alguma luz de aviso acender ou piscar. Se uma luz acender ou piscar e, de seguida, apagar, não indica necessariamente uma avaria no sistema. Contudo, se tal continuar a ocorrer, leve o seu veículo a um concessionário Lexus autorizado, reparador Lexus autorizado ou a outro profissional igualmente qualificado e equipado para um ...

    Lexus CT200h. Consumo de combustível (veículos com sistema de navegação ou sistema do Mostrador Áudio Lexus)
    Informações de viagem Ecrã do sistema de navegação Prima a tecla "MENU" no Comando Remoto e depois selecione "Car" no ecrã "Menu". Se o ecrã "Monitor de energia" ou o ecrã "Registo anterior" for exibido, selecione "Informação de viagem". Redefinir os d ...

    Manual do Veículo

    © 2017 All rights reserved : 0.0077