Renault Fluence: Dispositivos de correção de condução

Renault Fluence / A condução / Dispositivos de correção de condução

De acordo com o veículo, podem ser compostos por:

  • o ABS (sistema de antibloqueio de rodas);
  • o controle dinâmico de condução ESP com controle de subesterçar e sistema antipatinação ASR ;
  • o auxílio à frenagem de urgência, com antecipação da frenagem, de acordo com a versão do veículo.

Estas funções constituem um auxílio suplementar em situações de condução crítica, para adaptar o comportamento do veículo ao tipo de condução.

Entretanto, as funções não intervêm no lugar do motorista. Não removem as limitações do veículo e nem devem servir de estímulo à condução em alta velocidade.

Por isso, o sistema nunca poderá substituir a vigilância e a responsabilidade do motorista durante as manobras (o motorista deve estar sempre atento a situações imprevistas que possam ocorrer durante a condução).

ABS (antibloqueio de rodas)

No caso de uma frenagem intensa, a ação do ABS evita o bloqueio das rodas, permitindo controlar a distância de parada e manter o controle do veículo.

Nestas condições, é possível manobrar para evitar um obstáculo, contornando e freando ao mesmo tempo. Além disso, este sistema permite otimizar as distâncias de parada, especialmente em pisos com pouca aderência (piso molhado, etc.).

A ativação do dispositivo manifesta-se por uma vibração do pedal do freio. O ABS não permite, de modo algum, aumentar o desempenho físico ligado às condições de aderência dos pneus ao solo. Portanto, as regras de prudência devem ser imperativamente respeitadas (distância entre veículos, etc.).

Em caso de emergência, recomenda-se acionar o pedal do freio com uma pressão forte e contínua.

Não é necessário fazê-lo por pressões sucessivas (bombeamento).

O ABS modulará a força aplicada no sistema de freios.

Anomalias de funcionamento:

  • e   acesos no painel de instrumentos acompanhados, de acordo com o veículo, das mensagens "Mandar verificar o ABS", "Mandar verificar os travões" e "Mandar verificar ESP" : o ABS, o ESP e o auxilio à frenagem de emergência estão desativados. A frenagem estará sempre assegurada;
  • , ,   e acesos no painel de instrumentos acompanhados da mensagem "Avaria sistema de freio": indica uma falha dos dispositivos de frenagem.

Em ambos os casos consulte uma Oficina Autorizada.

A frenagem estará parcialmente assegurada. No entanto, é perigoso frear bruscamente, o que impõe uma parada imperativa e imediata, compatível com as condições de circulação. Entre em contato com uma Oficina Autorizada.

Controle dinâmico de condução ESP com controle de subesterçar e sistema antipatinação ASR (De acordo com o veículo)

Controle dinâmico de condução ESP

Este sistema ajuda a manter a estabilidade do veículo em situações "críticas " de condução (contorno de um obstáculo, perda de aderência em curva, etc.).

Princípio de funcionamento

O volante possui um sensor que permite ao sistema reconhecer a trajetória de condução escolhida pelo motorista.

Há outros sensores, distribuídos pelo veículo, que permitem avaliar a sua trajetória real.

O sistema compara as manobras do condutor com a trajetória real do veículo e corrige esta última, se necessário, provocando a travagem de alguma(s) roda(s) e/ou recorrendo à potência do motor.

Controle de subesterçar

Este sistema otimiza a ação do ESP em caso de um subesterçar acentuado (perda de aderência do trem dianteiro).

Sistema antipatinação ASR

Este sistema destina-se a limitar a patinagem das rodas de tração e a conservar a trajetória do veículo em situações de partida, de aceleração ou de desaceleração.

Princípio de funcionamento

Através dos sensores de rodas, o sistema mede e compara, constantemente, a velocidade das rodas de tração e detecta uma eventual falta de aderência. Quando uma roda tem tendência para patinar, o sistema freia essa roda até que sua motricidade se torne compatível com o nível de aderência ao piso.

O sistema também atua para ajustar o regime do motor à aderência possível ao piso, independentemente da pressão exercida no pedal do acelerador.

Anomalia de funcionamento

Quando o sistema detecta uma anomalia de funcionamento, a mensagem "Mandar verificar ESP" e a luz indicadora   aparecem no painel de instrumentos. Neste caso, os sistemas ESP e ASR estão desativados.

Consulte uma Oficina Autorizada.

Neutralização da função ASR

Neutralização da função ASR

Em certas situações (circulação sobre solos muito moles: neve, lama... ou condução com pneus com correntes), o dispositivo pode reduzir a potência do motor para limitar a patinagem.

Quando este não for o efeito pretendido, a função pode ser desativada; para isso, pressione o interruptor 1.

A mensagem "Antipatinagem desactivada " aparece no painel de instrumentos para avisá-lo.

O sistema antipatinação ASR é um dispositivo de segurança suplementar; por isso, recomendamos que o utilize em todos os deslocamentos. Ative-o novamente logo que possível; para isso, pressione novamente o interruptor 1.

Nota: a função é automaticamente reativada ao ligar a ignição ou logo que o veículo ultrapasse a velocidade de, aproximadamente, 40 km/h.

Auxílio à frenagem de emergência

Trata-se de um sistema complementar ao ABS que ajuda a reduzir as distâncias de parada do veículo.

Princípio de funcionamento

O sistema identifica uma situação de frenagem de urgência. Neste caso, o sistema de auxílio à frenagem desenvolve instantaneamente a sua máxima potência e pode ativar a regulagem do ABS A frenagem ABS mantém-se enquanto o pedal do freio estiver sendo pisado.

Acendimento das luzes de advertência

Estas luzes poderão acender em caso de forte desaceleração.

Anomalia de funcionamento

Quando o sistema detecta uma anomalia de funcionamento, a mensagem "Mandar verificar os travões" aparece no painel de instrumentos junto com a luz indicadora .

Consulte uma Oficina Autorizada.

Antecipação da frenagem

De acordo com o modelo do veículo, quando se solta rapidamente o pedal do acelerador, o sistema antecipa a frenagem para diminuir as distâncias de parada.

Casos particulares

Ao utilizar o regulador de velocidade:

  • se utilizar o pedal de acelerador, ao aliviar a pressão no pedal, o sistema pode ser ativado;
  • se não utilizar o pedal do acelerador, o sistema não será ativado
    Veja também:

    Mitsubishi Lancer. Informação sobre o pneu/roda sobressalente
    Verifique a pressão do pneu sobressalente periodicamente e mantenha-o em perfeitas condições de uso, a qualquer tempo. Manter o pneu sobressalente com a máxima pressão especificada garante que ele possa sempre ser usado, em qualquer condição (condução na cidade/alta velocidade, carga de peso variado etc.). O pneu/roda sobre ...

    Lexus CT200h. Bancos da frente
    Procedimento de ajuste Banco manual Alavanca de ajuste da posição do banco Alavanca de ajuste do ângulo do encosto do banco Alavanca de ajuste da altura do assento (se equipado no banco do condutor) Banco elétrico Interruptor de ajuste da posição do banco Interruptor de ajuste do ângulo do assento (frente) (no ba ...

    Citroën C4. Desactivação do airbag frontal do passageiro
    Nunca instale um sistema de retenção para crianças "de costas para a estrada" num banco protegido por um airbag frontal activado. Esta situação poderá provocar a morte da criança ou feri-la com gravidade. A etiqueta de aviso situada de cada lado da pala de protecção do sol do passageiro reforça esta instrução. Em conformidade com a regul ...

    Manual do Veículo

    © 2017 All rights reserved : 0.0074