Nissan Versa: Partida auxiliar

Para dar a partida ao motor com uma bateria auxiliar, as instruções e precauções a seguir devem ser seguidas.

ATENÇÃO

  • Caso seja feita incorretamente, a partida com bateria auxiliar pode causar uma explosão, resultando em ferimentos graves ou morte. Isto pode ainda danificar o seu veículo.
  • O gás hidrogênio é explosivo e está sempre presente ao redor da bateria.

    Mantenha as chamas e faíscas longe da bateria.

  • Não permita que o fluido da bateria entre em contato com os olhos, pele, roupas ou superfícies pintadas do veículo. O fluido da bateria é uma solução corrosiva de ácido sulfúrico, que pode causar queimaduras graves.

    Caso o fluido entre em contato com alguma coisa, lave imediatamente a área afetada com água.

  • Mantenha a bateria fora do alcance de crianças.
  • Deve-se usar uma bateria auxiliar com capacidade de 12 volts. A utilização de uma bateria com especificação inadequada pode danificar o seu veículo.
  • Sempre que trabalhar em uma bateria ou próximo a ela, use protetores oculares apropriados (por exemplo, óculos de proteção ou máscaras de segurança) e remova anéis, pulseiras de metal ou qualquer outra joia. Não se apoie sobre uma bateria ao efetuar a partida por bateria auxiliar.
  • Não tente dar partida ao motor em uma bateria congelada. A bateria pode explodir e causar ferimentos graves.
  • Seu veículo dispõe de um ventilador automático de arrefecimento do motor.

    Ele pode ligar a qualquer momento.

    Mantenha as mãos e outros objetos longe do ventilador.

Partida auxiliar

ATENÇÃO

Sempre siga as instruções a seguir. Caso estas instruções não sejam observadas pode resultar em danos no sistema de carga e causar ferimentos às pessoas.

1. Caso a bateria auxiliar esteja em outro veículo, posicione os dois veículos de maneira que as suas baterias fiquem posicionadas próximas uma da outra.

Não permita que os dois veículos se encostem.

2. Acione o freio de estacionamento. Mova a alavanca seletora para a posição N (Neutro) (transmissão manual) ou P (Park) (transmissão automática). Desligue todos os sistemas elétricos desnecessários (lâmpadas, aquecedor, ar-condicionado, etc.).

3. Remova as tampas de respiro da bateria (se equipado). Cubra a bateria com um pano para reduzir o risco de explosão.

4. Conecte os cabos de ligação na sequência indicada na ilustração A, B, c, D.

CUIDADO

  • Sempre conecte positivo (+) com positivo (+) e negativo (-) no massa da carroceria (por exemplo, parafuso de fixação da carroceria, suporte do motor, etc.); não na bateria.
  • Certifique-se de que os cabos de ligação não toquem as partes móveis no compartimento do motor e as presilhas dos cabos não toquem em nenhum outro metal.

5. Dê partida ao motor do veículo auxiliar e deixe-o funcionar por alguns minutos.

6. Mantenha a rotação do motor do veículo auxiliar em aproximadamente 2.000 rpm e dê partida ao motor do veículo que está sendo ligado com a bateria auxiliar.

CUIDADO

Não acione o motor de partida por mais de 10 segundos. Caso o motor não dê partida imediatamente, desligue a chave e aguarde de 3 a 4 segundos antes de tentar novamente.

7. Após dar partida ao motor, desconecte cuidadosamente o cabo negativo e em seguida o cabo positivo.

8. Recoloque as tampas de respiro (se equipado).

Certifique-se de descartar o pano para cobrir os orifícios de respiro, uma vez que pode estar contaminado com o ácido corrosivo.

    Veja também:

    Volkswagen Golf. Fusíveis
    Em razão do contínuo desenvolvimento do veículo, da classificação dos fusíveis condicionada aos equipamentos e da proteção compartilhada de d ...

    Chevrolet Cobalt. Operação do monitor de pressão do pneu
    Este veículo poderá ter um Sistema de monitoramento da pressão dos pneus (TPMS). O TMPS foi projetado para avisar ao motorista quando houver uma condição de bai ...

    Modelos



    © 2017 Todos os direitos reservados