Nissan Versa: Precauções na manutenção

Nissan Versa / Manutenção e faça você mesmo / Precauções na manutenção

Ao efetuar qualquer serviço de inspeção ou manutenção em seu veículo, sempre tome cuidado para evitar acidentes que possam causar ferimentos graves ou danos ao veículo.

A seguir, encontram-se as precauções gerais que devem ser cuidadosamente observadas:

ATENÇÃO

Estacione o veículo em uma superfície plana, acione o freio de estacionamento com segurança e coloque calços nas rodas para evitar a movimentação do veículo.

  • Para modelos equipados com transmissão manual, mova a alavanca seletora para a posição N (Neutro).
  • Para modelos equipados com transmissão automática, mova a alavanca seletora para a posição P (Park).
  • Certifique-se de que o interruptor de ignição esteja na posição "OFF" ou "LOCK" quando estiver substituindo peças ou fazendo reparos.
  • Certifique-se de que o interruptor de ignição esteja na posição "OFF" ou "LOCK" quando estiver substituindo peças ou fazendo reparos.
  • O seu veículo está equipado com um ventilador automático de arrefecimento do motor. Ele pode entrar em funcionamento a qualquer momento, sem aviso prévio, mesmo se o interruptor de ignição estiver na posição "OFF" e o motor não estiver funcionando. Para evitar ferimentos, sempre desconecte o cabo negativo da bateria antes de efetuar trabalhos nas proximidades do ventilador.
  • Caso você precise trabalhar com o motor funcionando, mantenha as mãos, roupas, os cabelos e as ferramentas afastados de ventiladores em funcionamento, correia e quaisquer outras peças móveis.
  • É aconselhável fixar ou remover qualquer peça de roupa solta e remover quaisquer joias, como anéis, relógios, etc., antes de trabalhar no veículo.
  • Sempre use equipamentos de proteção para os olhos quando estiver trabalhando no veículo.
  • Se você precisar ligar o motor em um ambiente fechado, como uma garagem, certifique-se de que haja ventilação adequada para que os gases de escapamento saiam do recinto.
  • Nunca fique debaixo de um veículo apoiado apenas por um macaco. Se for necessário trabalhar sob o veículo, apoie-o sobre cavaletes de segurança.
  • Mantenha cigarros, chamas e faíscas longe do tanque de combustível e da bateria.
  • Em modelos com motor a gasolina, o filtro de combustível ou as linhas de combustível, devem ser reparados por uma concessionária Nissan porque as linhas de combustíveis estão sob alta pressão mesmo quando o motor estiver desligado.

CUIDADO

  • Não trabalhe sob o capô do motor quando o motor estiver quente. Desligue o motor e aguarde até que ele esfrie.
  • Evite contato com o óleo de motor e líquido de arrefecimento usados. O descarte inadequado de óleo de motor, líquido de arrefecimento do motor e/ ou outros fluidos do veículo podem causar danos ao meio ambiente. Siga sempre as regulamentações locais para o descarte dos fluidos do veículo.
  • Nunca deixe os chicotes dos componentes relacionados ao motor ou a transmissão automática desconectados com o interruptor de ignição na posição ON.
  • Nunca conecte ou desconecte a bateria, ou qualquer componente transistorizado, com o interruptor de ignição na posição ON.

Esta seção "Manutenção e faça você mesmo", fornece instruções apenas sobre serviços que são relativamente simples de serem executados pelo proprietário.

Você deve estar devidamente informado que serviços incompletos ou inadequados podem resultar em dificuldades de operação ou emissão excessiva de gases, e que podem afetar a cobertura da garantia. Em caso de dúvida sobre qualquer serviço, consulte uma concessionária Nissan.

    Veja também:

    Lexus CT200h. Limpeza e proteção do interior do veículo
    Os seguintes procedimentos irão ajudá-lo a proteger o interior do seu veículo e a mantê-lo em excelentes condições: Proteção do interior do veículo Remova a sujidade e a poeira utilizando um aspirador. Limpe as superfícies sujas com um pano embebido em água morna. Se não for possível remover a ...

    Lexus CT200h. Precauções com a manutenção que pode ser feita por si
    Se efetuar a manutenção por si próprio, certifique-se que segue os procedimentos corretos tal como indicado nestas secções. Itens Peças e ferramentas Estado da bateria de 12 Volts Massa lubrificante Chave de fendas convencional (para parafusos dos terminais) Nível do líquido de ref ...

    Lexus CT200h. Volante da direção aquecido
    Liga/desliga o aquecimento do volante da direção A luz do indicador acende quando o aquecimento está a funcionar. O volante da direção aquecido pode ser utilizado quando o interruptor Power está no modo ON. O volante da direção aquecido desliga automaticamente após cerca de 30 minutos. ...

    Manual do Veículo

    © 2017 All rights reserved : 0.0092