Hyundai i30: Utilização de cintos de segurança com crianças

Bebés e crianças pequenas

Na maioria dos países estão em vigor leis referentes a sistemas de retenção para crianças que exigem a utilização de dispositivos de retenção aprovados, incluindo bancos elevatórios. Os regulamentos que determinam os limites de altura/peso a partir dos quais as crianças podem usar os cintos de segurança em vez dos sistemas de cadeirinha diferem de país para país, por isso deve informar-se não só sobre a legislação do seu país como também sobre as normas em vigor nos países para onde possa viajar. Os sistemas de retenção para crianças devem ser corretamente posicionados e instalados nos bancos traseiros.

Para mais informações, consulte a secção "Sistemas de retenção para crianças" neste capítulo.

AVISO

Proteja SEMPRE os bebés e crianças pequenas usando sistemas de retenção adequados à altura e peso da criança.

Para reduzir o risco de ferimentos graves ou morte da criança e dos outros passageiros, as crianças NUNCA devem ser levadas ao colo ou nos braços com o veículo em movimento. A violência das forças produzidas por um acidente pode arrancar a criança dos seus braços e projetá-la contra o interior do veículo.

As crianças pequenas ficam mais protegidas contra lesões num acidente se viajarem devidamente retidas no banco traseiro, numa cadeira de criança que cumpra os requisitos das Normas de Segurança em vigor no seu país.

Antes de comprar um sistema de retenção para criança, certifique-se de que apresenta uma etiqueta certificando a conformidade com os padrões de segurança do seu país.

O sistema de retenção deve ser adequado à altura e peso da criança. O sistema de retenção deve ser adequado à altura e peso da criança. Para saber estas informações, consulte a etiqueta do sistema de retenção. Consulte a secção "Sistemas de retenção para crianças" neste capítulo.

Crianças de mais idade

As crianças com menos de 13 anos de idade que são demasiado crescidas para usar um banco elevatório, devem viajar sempre no banco traseiro e usar o respetivo cinto de segurança de colo/ombro. O cinto de segurança deve cruzar a parte superior das ancas, o ombro e o tórax de maneira a ficar bem aconchegado para que a criança fique protegida com segurança.

Verifique periodicamente o ajuste do cinto de segurança. Uma criança a remexer-se com uma birra pode alterar a posição correta do cinto.

Em caso de acidente, as crianças ficarão mais bem protegidas com o sistema de retenção, se viajarem nos bancos traseiros.

Se uma criança mais crescida com mais de 13 anos de idade tiver que viajar no banco da frente, terá que usar o cinto de colo/ombro normal e o banco deverá ser completamente deslocado para trás.

Se a correia do ombro do cinto de segurança tocar no pescoço ou no rosto da criança, tente sentar a criança mais perto do centro do veículo. Se a correia do ombro do cinto de segurança continuar a tocar no rosto ou no pescoço, a criança deverá voltar a usar um banco elevatório adequado instalado no banco traseiro.

AVISO

  • Verifique sempre se as crianças mais crescidas usam os cintos de segurança posicionados e ajustados de forma correta.
  • NUNCA permita que a correia de ombro do cinto de segurança esteja em contacto com o pescoço ou o rosto da criança.
  • Não permita que o mesmo cinto de segurança seja usado por mais de uma criança.

Utilização dos cintos de segurança com feridos

Se transportar um ferido no seu veículo, este deverá usar cinto de segurança. Consulte um médico para obter recomendações específicas.

Uma pessoa por cinco

Duas pessoas juntas (sendo uma delas uma criança) nunca devem tentar colocar um só cinto de segurança. Isso pode aumentar a gravidade de eventuais lesões sofridas num acidente.

Não se deite

Viajar com o encosto do banco inclinado quando o veículo está em andamento pode ser perigoso.

Mesmo com cinto de segurança colocado, o grau de proteção do sistema de retenção (cintos de segurança e/ou airbags) é fortemente reduzido se o encosto do banco estiver inclinado.

Os cintos de segurança devem estar aconchegados junto às ancas e ao tronco para funcionarem corretamente.

Em caso de acidente, poderia ser projetado contra o cinto de segurança e lesionar o pescoço ou sofrer outros ferimentos.

Quanto maior a inclinação do encosto do banco, tanto maior é a possibilidade das ancas do passageiro deslizarem por baixo da correia de colo ou do pescoço do passageiro atingir a correia de ombro.

AVISO

  • NUNCA viaje com o encosto do banco inclinado quando o veículo está em movimento.
  • Viajar com as costas de um banco reclinadas aumenta a possibilidade de lesões graves ou fatais em caso de colisão ou travagem brusca.
  • O condutor e os passageiros devem sempre sentar-se nos bancos bem para trás e com os encostos respetivos direitos.
    Veja também:

    Chevrolet Cobalt. Reciclagem obrigatória da bateria
    As baterias devem ser descartadas em um ponto de coleta de reciclagem adequado. Ao trocar a bateria, observe as regulamentações e os cuidados ambientais que estes elementos exig ...

    Citroën C4. Utilizar uma posição memorizada
    Ignição ligada ou motor em funcionamento Prima a tecla 1 ou 2 para obter a posição correspondente. É emitido um sinal sonoro que indica o fim da regulação. Pode interromper o ...

    Modelos

    © 2017 Todos os direitos reservados 0.0149