Hyundai i30: Sistema de controlo de emissões de gases de escape

Hyundai i30 / Manutenção / Sistema de controlo de emissões / Sistema de controlo de emissões de gases de escape

O sistema de controlo de emissões de gases de escape é um sistema altamente eficaz que controla as emissões de gases de escape e mantém bons níveis de performance do veículo.

Modificações do veículo

Não modifique o veículo. A modificação do seu veículo pode afectar os seus níveis de performance, segurança ou durabilidade e até violar as normas governamentais relativas à segurança e ao controlo de emissões.

Além disso, a garantia poderá não cobrir os danos ou problemas de performance decorrentes de qualquer modificação do veículo.

  • Se utilizar dispositivos electrónicos não homologados, poderá provocar o funcionamento anormal da bateria, danos dos fios eléctricos, a descarga da bateria ou um incêndio. Para sua segurança, não utilize dispositivos electrónicos não homologados.

Precauções a ter com os gases de escape do motor (monóxido de carbono)

  • O monóxido de carbono pode ser um dos gases de escape emitidos.

    Assim se cheirar gases de escape dentro do veículo, mande inspeccioná-lo e repará-lo imediatamente. Se suspeitar da entrada de gases de escape no interior do veículo, conduza apenas com todos os vidros abertos. Mande inspeccionar e reparar o veículo imediatamente.

AVISO

Os gases de escape do motor contêm monóxido de carbono (CO). Embora incolor e inodoro, é um gás perigoso e pode ser letal se inalado. Siga as instruções seguintes para evitar o envenenamento com CO.

  • Não deixe o motor a trabalhar em espaços confinados ou fechados (tais como garagens) para além do tempo necessário para entrar ou sair com o veículo desses espaços.
  • Se tiver o veículo parado num local a céu aberto por algum tempo com o motor a trabalhar, regule o sistema de ventilação (conforme o necessário) para deixar entrar ar exterior no veículo.
  • Nunca permaneça por muito tempo num veículo estacionado ou parado com o motor a trabalhar.
  • Se o motor for abaixo ou não quiser pegar, o excesso de tentativas de arranque do motor pode danificar o sistema de controlo de emissões.

Precauções a ter com conversores catalíticos (se equipado)

AVISO

  • Um sistema de escape sobreaquecido pode fazer ignitar as peças inflamáveis sob o seu veículo. Não estacione, imobilize ou conduza o veículo sobre objectos inflamáveis, ou na proximidade destes, designadamente relva, vegetação, papel, folhas, etc.
  • O sistema de escape e o sistema catalítico aquecem muito quando o motor está a trabalhar e mesmo imediatamente depois do motor ter sido desligado mantêm temperaturas elevadas. Não se aproxime destes sistemas para evitar queimaduras.

    Além disso, não retire o dissipador de calor que rodeia o sistema de escape, não vede o fundo do veículo, nem tape o automóvel para evitar a corrosão. Em certas circunstâncias, estas medidas podem representar um risco de incêndio.

O seu veículo está equipado com um dispositivo de controlo de emissões com conversor catalítico.

Assim, é necessário tomar as seguintes precauções:

  • Utilize apenas GASOLINA SEM CHUMBO para alimentar o motor a gasolina.
  • Não conduza o veículo se detectar sinais de avaria do motor, tais como falhas de arranque ou uma notória perda de performance.
  • Não utilize incorrectamente nem abuse do motor. Exemplos de utilização incorrecta: deixar o veículo deslizar por impulso e fazer descidas íngremes com a ignição desligada.
  • Não deixe o motor trabalhar ao ralenti por muito tempo (5 minutos ou mais).
  • Não modifique nem altere ilegalmente nenhum compo-nente do motor ou do sistema de controlo de emissões. As inspecções e afinações terão de ser todas efectuadas por um Reparador Autorizado HYUNDAI.
  • Evite conduzir com um nível de combustível muito baixo. Se ficar sem gasolina, o motor pode falhar e sobrecarregar o conversor catalítico.

Se não tomar estas precauções, pode danificar o conversor catalítico e o seu veículo.

Além disso, tais actos podem anular as garantias do veículo.

Filtro de Partículas Diesel (se equipado)

O sistema do filtro de partículas diesel (DPF) expurga a fuligem que se acumula no interior do veículo.

O sistema DPF queima (ou oxida) automaticamente a fuligem acumulada conforme as condições de condução, ao contrário de um filtro de ar descartável.

Por outras palavras, a fuligem acumulada é eliminada automaticamente pelo sistema de controlo do motor e pela temperatura elevada dos gases de escape a velocidades de condução normais/elevadas.

No entanto, se o veículo for conduzido continuamente a baixa velocidade durante muito tempo, a fuligem acumulada pode não ser automaticamente eliminada devido à baixa temperatura dos gases de escape. Neste caso, a fuligem acumulada fica fora do alcance de deteção, o processo de oxidação da fuligem não tem lugar e a luz indicadora de avaria ( ) começa a piscar.

A MIL para de piscar, quando a velocidade de condução exceder os 60 km/h (37 mph), ou quando as rpm do motor se situarem entre as 1.500 e as 2.500 em 2ª velocidade ou superior durante 25 minutos aproximadamente.

Nos casos acima indicados, se a MIL piscar continuamente, recomendamos que o sistema DPF seja examinado por um concessionário HYUNDAI.

Se o veículo continuar a circular durante muito tempo. a MIL a piscar continuamente, o sistema DPF pode ficar danificado e o consumo de combustível aumenta.

CUIDADO

Combustível Diesel (Se estiver equipado com filtro DPF) Recomendamos o uso exclusivo de gasóleo regulado, se o seu veículo estiver equipado com sistema DPF.

Se usar outros tipos de gasóleo, com um nível elevado de enxofre (acima de 50 ppm) ou com aditivos não especificados, poderá danificar o sistema DPF e provocar a emissão de fumo branco.

Coletor de NOx de mistura pobre (se equipado)

O sistema do coletor de NOx de mistura pobre (LNT) remove o óxido nítrico presente nos gases de escape. A qualidade do combustível usado pode causar a ocorrência de cheiros nos gases de escape e degradar a eficácia de redução do NOx, pelo que deve usar sempre o tipo de combustível recomendado.

    Veja também:

    Toyota Corolla. Pilha da chave eletrónica/ comando remoto
    Substitua a pilha por uma nova, se esta estiver gasta ou se a mensagem "Key battery low." for exibida no mostrador de informações múltiplas (veículos com mostrador de inf ...

    Chevrolet Cobalt. Extintor de incêndio
    Para veículos sem extintor de incêndio De acordo com a Resolução da CONTRAN nº 556/2015, Lei nº 9.503 / 1997, o extintor de incêndio não é ...

    Modelos

    © 2017 Todos os direitos reservados 0.0109