Mitsubishi Lancer: Superaquecimento do motor

Mitsubishi Lancer / Em situações de emergência / Superaquecimento do motor

Quando o motor estiver superaquecido, a tela de informação no display multi-informação será interrompida e a indicação de advertência da temperatura do líquido de arrefecimento aparecerá. A tela irá mudar para a indicação da temperatura do líquido de arrefecimento do motor e " " irá piscar.

Se isto ocorrer, proceda da seguinte maneira: 1. Pare o veículo em um local seguro.

2. Verifique se está saindo vapor do compartimento do motor.

[Se não estiver saindo vapor do compartimento do motor] Com o motor ainda funcionando, levante o capô para ventilar o compartimento do motor.

[Se estiver saindo vapor do compartimento do motor] Desligue o motor e quando o vapor parar de sair, levante o capô para ventilar o compartimento do motor. Dê a partida novamente no motor.

ADVERTÊNCIA

  • Não abra o capô enquanto estiver saindo vapor do compartimento do motor. O vapor ou a água fervendo pode espirrar e causar queimaduras. A água fervendo pode espirrar mesmo quando não existe vapor, pois algumas peças ficam muito quentes.

    Tenha muito cuidado ao abrir o capô.

  • Tenha cuidado com o vapor quente que pode estar saindo pela tampa do reservatório.
  • Não tente retirar a tampa do radiador enquanto o motor estiver quente.

Superaquecimento do motor

3. Verifique se as ventoinhas do radiador estão funcionando. Se não estiverem, desligue o motor imediatamente e chame uma Concessionária MITSUBISHI MOTORS para auxiliá-lo.

A - Ventoinhas do radiador

B - Tampa do radiador

C - Reservatório

ADVERTÊNCIA

Tenha cuidado para não colocar as mãos ou as roupas na ventoinha do radiador.

Superaquecimento do motor

4. Quando o gráfico de barra na indicação de advertência da temperatura do líquido de arrefecimento do motor cair, desligue o motor.

Superaquecimento do motor

5. Verifique o nível do líquido de arrefecimento no reservatório (D).

ADVERTÊNCIA

Se não tiver nenhum líquido, certifique-se que o motor tenha esfriado, antes de retirar a tampa do radiador (E), pois o vapor quente ou respingos de água quente que estiverem saindo pela tampa podem causar queimaduras.

6. Adicione líquido de arrefecimento no radiador e/ou no reservatório, se necessário (veja o capítulo "Manutenção").

ATENÇÃO

Não adicione líquido de arrefecimento enquanto o motor estiver quente. Adicionar líquido de arrefecimento frio rapidamente poderá danificar o motor. Espere o motor esfriar, depois adicione o líquido de arrefecimento aos poucos e devagar.

7. Examine as mangueiras do radiador quanto a vazamentos e a correia de acionamento quanto a folga ou dano.

Se encontrar alguma irregularidade no sistema, leve o veículo a uma Concessionária MITSUBISHI MOTORS.

    Veja também:

    Mitsubishi Lancer. Para aumentar ou reduzir temporariamente a velocidade
    Para aumentar temporariamente a velocidade Pressione o pedal do acelerador como faria normalmente. Ao liberar o pedal, o veículo retorna à velocidade ajustada. Para reduzir temporariamente a velocidade Pressione o pedal do freio para reduzir a velocidade. Para retornar à velocidade ajustada anteriormente, pressione o botão "ACC RES" (C). Consulte " ...

    Mitsubishi Lancer. Líquido lavador
    O reservatório do líquido do lavador do para-brisa está no compartimento do motor. Verifique o nível do líquido no reservatório em intervalos regulares e reabasteça o reservatório com líquido do lavador quando necessário. Abra a tampa do reservatório e verifique o nível do líquido com a vareta. ...

    Renault Fluence. Fluído de freios
    A verificação do nível deve ser feita com o motor parado e em piso horizontal. O nível deve ser verificado com frequência e sempre que perceber uma diferença, ainda que pequena, na eficácia do sistema de freios. Nível 2 Normalmente, o nível baixa na medida em que as pastilhas de freios vão se desgastando, mas nunca ...

    Manual do Veículo

    © 2017 All rights reserved : 0.0085