Mitsubishi Lancer: Partida de emergência

Se o motor não pode dar a partida devido a bateria fraca ou descarregada, use a bateria de um outro veículo, através de cabos de ligação, para dar a partida no motor.

Advertência

Para dar partida no motor usando a bateria carregada de um outro veículo, proceda conforme instruções constantes neste manual.

Procedimentos incorretos podem resultar em fogo ou explosão ou danos no veículo.

Atenção

  • Não tente dar partida no veículo empurrando-o ou rebocando-o. Isto pode danificá-lo.
  • Sempre use óculos de proteção ao trabalhar perto da bateria.
  • Mantenha a bateria fora do alcance das crianças.

1. Coloque os veículos perto o suficiente para que os cabos possam alcançar um ao outro.

Certifique-se que os veículos não estão se tocando.

Atenção

Inspecione o outro veículo. Ele deve ter uma bateria de 12 volts. Se o outro sistema não for de 12 volts, ambos sistemas podem ser danificados.

2. Acione o freio de estacionamento firmemente, nos dois veículos. Coloque a alavanca seletora em "P" (estacionamento) (CVT) ou a alavanca de mudanças em "N" (neutro) (T/M). Desligue o interruptor da ignição.

ATENÇÃO

Desligue o interruptor da ignição nos dois veículos. Manuseie com cuidado os cabos e tenha cuidado com as roupas, para que elas não fiquem presas no ventilador ou na correia.

Isto pode causar ferimento.

3. Desligue todas as luzes, aquecimento e outros consumidores elétricos.

4. Certifique-se que o nível do eletrólito está no nível correto. Consulte "Bateria"

ATENÇÃO

Se os eletrólitos não estiverem visíveis ou parecerem estar congelados, não tente dar partida de emergência! Uma bateria pode se romper ou explodir se a temperatura estiver abaixo do ponto de congelamento ou se não estiver no nível correto.

Partida de emergência

5. Conecte uma ponta do cabo auxiliar ao terminal positivo (+) da bateria descarregada (A) e a outra ponta ao terminal positivo (+) da bateria carregada (B).

6. Conecte uma ponta do outro cabo auxiliar ao terminal negativo (-) da bateria carregada e a outra ponta ao bloco do motor do veículo com a bateria descarregada, em um ponto distante da bateria.

ADVERTÊNCIA

  • Verifique cuidadosamente a sequência de ligação das baterias:1 2 3 4 .
  • Certifique-se que a conexão 4 está feita adequadamente no motor (mostrado na ilustração). Se a conexão for feita diretamente no terminal negativo da bateria, os gases inflamáveis dentro da bateria podem se incendiar e explodir no motor causando ferimentos.
  • Ao conectar o cabo da bateria carregada, não conecte o cabo positivo (+) ao terminal negativo (-). Caso contrário, as faíscas podem causar a explosão da bateria.

ATENÇÃO

  • Tenha cuidado para que o cabo da partida auxiliar não fique preso no ventilador do radiador ou em qualquer outra peça móvel do compartimento do motor.
  • Use cabos apropriados ao tamanho da bateria, senão pode ocorrer um dano por aquecimento dos cabos.
  • Verifique os cabos auxiliares quanto a danos e corrosão antes de usar.

7. Dê a partida no motor do veículo com a bateria carregada, deixe o motor em marcha lenta por alguns minutos, depois dê a partida no motor do veículo com a bateria descarregada.

ATENÇÃO

Mantenha funcionando o motor do veículo com a bateria carregada.

8. Depois que o motor entrar em funcionamento, desconecte os cabos na ordem inversa de instalação e mantenha o motor funcionando por vários minutos.

Advertência

  • Se a bateria precisar ser carregada enquanto estiver instalada no veículo, desconecte o terminal negativo (-) da bateria do veículo.
  • Mantenha faíscas, cigarros e chamas longe da bateria, pois poderão causar a explosão da bateria.
  • Mantenha o local de trabalho bem ventilado quando estiver dando carga ou manuseando uma bateria em local pequeno.
  • Remova todas as tampas das células antes de dar a carga na bateria.
  • O eletrólito da bateria é corrosivo. Se tiver contato com o eletrólito (ácido da bateria), mãos, olhos, roupas e pintura do veículo, deve ser lavado imediatamente com bastante água corrente. Se o eletrólito atingir os seus olhos, lave imediatamente com bastante água e procure um médico.

OBSERVAÇÃO

Em veículos com sistema de freios antiblocantes, se o veículo for colocado em movimento sem que a bateria esteja com a carga total, isto poderá causar a perda de funcionamento suave do motor e a luz de advertência do sistema de freio ABS acenderá.

Veja "Sistema de freios antiblocantes (ABS)"

    Veja também:

    Renault Fluence. Transporte de objetos no porta-malas/reboque (atrelagem)
    Coloque os objetos de modo que os mais volumosos fiquem apoiados no encosto do banco traseiro, que é a situação habitual, ou nos encostos dos bancos dianteiros, caso os en ...

    Toyota Corolla. Se a alavanca de velocidades não sair da posição P
    Se não puder engrenar a alavanca de velocidades com o pé no pedal do travão, pode existir um problema no sistema de bloqueio da alavanca (um sistema que impede o funcionamento ...

    Modelos



    © 2017 Todos os direitos reservados