Mitsubishi Lancer: Partida de emergência

Se o motor não pode dar a partida devido a bateria fraca ou descarregada, use a bateria de um outro veículo, através de cabos de ligação, para dar a partida no motor.

Advertência

Para dar partida no motor usando a bateria carregada de um outro veículo, proceda conforme instruções constantes neste manual.

Procedimentos incorretos podem resultar em fogo ou explosão ou danos no veículo.

Atenção

  • Não tente dar partida no veículo empurrando-o ou rebocando-o. Isto pode danificá-lo.
  • Sempre use óculos de proteção ao trabalhar perto da bateria.
  • Mantenha a bateria fora do alcance das crianças.

1. Coloque os veículos perto o suficiente para que os cabos possam alcançar um ao outro.

Certifique-se que os veículos não estão se tocando.

Atenção

Inspecione o outro veículo. Ele deve ter uma bateria de 12 volts. Se o outro sistema não for de 12 volts, ambos sistemas podem ser danificados.

2. Acione o freio de estacionamento firmemente, nos dois veículos. Coloque a alavanca seletora em "P" (estacionamento) (CVT) ou a alavanca de mudanças em "N" (neutro) (T/M). Desligue o interruptor da ignição.

ATENÇÃO

Desligue o interruptor da ignição nos dois veículos. Manuseie com cuidado os cabos e tenha cuidado com as roupas, para que elas não fiquem presas no ventilador ou na correia.

Isto pode causar ferimento.

3. Desligue todas as luzes, aquecimento e outros consumidores elétricos.

4. Certifique-se que o nível do eletrólito está no nível correto. Consulte "Bateria"

ATENÇÃO

Se os eletrólitos não estiverem visíveis ou parecerem estar congelados, não tente dar partida de emergência! Uma bateria pode se romper ou explodir se a temperatura estiver abaixo do ponto de congelamento ou se não estiver no nível correto.

Partida de emergência

5. Conecte uma ponta do cabo auxiliar ao terminal positivo (+) da bateria descarregada (A) e a outra ponta ao terminal positivo (+) da bateria carregada (B).

6. Conecte uma ponta do outro cabo auxiliar ao terminal negativo (-) da bateria carregada e a outra ponta ao bloco do motor do veículo com a bateria descarregada, em um ponto distante da bateria.

ADVERTÊNCIA

  • Verifique cuidadosamente a sequência de ligação das baterias:1 2 3 4 .
  • Certifique-se que a conexão 4 está feita adequadamente no motor (mostrado na ilustração). Se a conexão for feita diretamente no terminal negativo da bateria, os gases inflamáveis dentro da bateria podem se incendiar e explodir no motor causando ferimentos.
  • Ao conectar o cabo da bateria carregada, não conecte o cabo positivo (+) ao terminal negativo (-). Caso contrário, as faíscas podem causar a explosão da bateria.

ATENÇÃO

  • Tenha cuidado para que o cabo da partida auxiliar não fique preso no ventilador do radiador ou em qualquer outra peça móvel do compartimento do motor.
  • Use cabos apropriados ao tamanho da bateria, senão pode ocorrer um dano por aquecimento dos cabos.
  • Verifique os cabos auxiliares quanto a danos e corrosão antes de usar.

7. Dê a partida no motor do veículo com a bateria carregada, deixe o motor em marcha lenta por alguns minutos, depois dê a partida no motor do veículo com a bateria descarregada.

ATENÇÃO

Mantenha funcionando o motor do veículo com a bateria carregada.

8. Depois que o motor entrar em funcionamento, desconecte os cabos na ordem inversa de instalação e mantenha o motor funcionando por vários minutos.

Advertência

  • Se a bateria precisar ser carregada enquanto estiver instalada no veículo, desconecte o terminal negativo (-) da bateria do veículo.
  • Mantenha faíscas, cigarros e chamas longe da bateria, pois poderão causar a explosão da bateria.
  • Mantenha o local de trabalho bem ventilado quando estiver dando carga ou manuseando uma bateria em local pequeno.
  • Remova todas as tampas das células antes de dar a carga na bateria.
  • O eletrólito da bateria é corrosivo. Se tiver contato com o eletrólito (ácido da bateria), mãos, olhos, roupas e pintura do veículo, deve ser lavado imediatamente com bastante água corrente. Se o eletrólito atingir os seus olhos, lave imediatamente com bastante água e procure um médico.

OBSERVAÇÃO

Em veículos com sistema de freios antiblocantes, se o veículo for colocado em movimento sem que a bateria esteja com a carga total, isto poderá causar a perda de funcionamento suave do motor e a luz de advertência do sistema de freio ABS acenderá.

Veja "Sistema de freios antiblocantes (ABS)"

    Veja também:

    Nissan Versa. Luz de advertência do sistema do air bag
    A luz de advertência do sistema do air bag mostrada no painel de instrumentos, monitora os circuitos do air bag de impacto frontal. Os circuitos monitorados incluem a Unidade de Controle do Air bag (ACU), sensor da zona de impacto, módulos dos air bags frontais e todos os chicotes relacionados. Quando o interruptor de ignição for colocado na posi&cce ...

    Mitsubishi Lancer. Porta-objetos
    ATENÇÃO Nunca deixe isqueiros a gás, refrigerantes gaseificados e óculos na cabine quando estacionar o veículo sob a luz solar. A cabine fica extremamente quente, portanto isqueiros e outros objetos inflamáveis podem se incendiar e embalagens de refrigerantes fechadas (inclusive de cerveja) podem se romper. O calor pode também defo ...

    Citroën C4. Regulação da velocidade limite (instrução)
    Não é necessário ligar o limitador para ajustar a velocidade. Para alterar o valor de velocidade limite através dos limites de velocidade memorizados e do seu Auto-rádio (apenas com ecrã monocromático C): com a função activada previamente, Para mais informações sobre a memorização das velocidades, consulte a rubrica correspondente. pressione continuamente a tec ...

    Manual do Veículo

    © 2017 All rights reserved : 0.0074