Mitsubishi Lancer: Modo esportivo

Modo esportivo

Se o veículo estiver parado ou em movimento, o modo esportivo é selecionado movendo a alavanca seletora da posição "D" (condução) para a posição de engate manual (A). Para voltar ao funcionamento "D" (condução), mova de volta a alavanca seletora para a porta principal (B).

No modo esportivo, as relações de marcha podem ser engatadas rapidamente, simplesmente movimentando a alavanca seletora para trás e para frente. Em veículos equipados com seletores de marcha no volante de direção (shift paddles), eles também podem ser usados para mudar a marcha. Em contraste com a transmissão manual, o modo esportivo permite o engate das relações de marcha com o pedal do acelerador pressionado.

OBSERVAÇÃO

Se seu veículo estiver equipado com seletores de marchas (shift paddles), você pode fazer as mudanças no modo esportivo com os seletores de marchas (shift paddles) quando a alavanca seletora estiver também na porta principal. Você pode também retornar ao funcionamento na faixa "D" de qualquer das maneiras a seguir.

Ao retornar à faixa de operação "D" (condução), o display de posição da alavanca seletora muda para a posição "D" (condução).

  • Puxe o seletor de marcha + (Mudança para cima) para a frente (em direção ao motorista) por cerca de 2 segundos.
  • Pare o veículo.
  • Empurre a alavanca seletora da posição "D" (condução) na porta manual (A) e empurre a alavanca seletora de volta para a porta principal (B).

+ (Mudança para cima)

A transmissão muda para uma marcha acima em cada operação.

- (Mudança para baixo)

A transmissão muda para uma marcha abaixo em cada operação.

ATENÇÃO

  • No modo esportivo, as mudanças de marcha para cima não ocorrem automaticamente.

    O motorista deve efetuar as mudanças para cima de acordo com as condições da rodovia, tendo cuidado para manter a rotação do motor abaixo da linha vermelha.

  • O acionamento contínuo repetido da alavanca seletora ou dos seletores de marchas (shift paddles) muda continuamente a posição das marchas.
  • Para veículos equipados com seletores de marchas (shift paddles), não use os seletores esquerdo e direito ao mesmo tempo, pois isso pode mudar para uma marcha não desejada.

OBSERVAÇÃO

  • No modo esportivo, somente podem ser selecionadas 6 relações de marcha à frente.

    Para engatar ré ou estacionar o veículo, mova a alavanca seletora para a posição "R" (marcha à ré) ou "P" (estacionamento), conforme necessário.

  • Para manter um bom desempenho ao dirigir, a transmissão pode não aceitar uma mudança para marcha superior quando a alavanca seletora é colocada na posição "+ (Mudança para cima)" em determinadas velocidades.

    Também para evitar que o motor entre em rotações muito altas, a transmissão pode não aceitar uma mudança para marcha inferior quando a alavanca seletora é colocada na posição "- (Mudança para baixo)" em determinadas velocidades. Quando isto acontecer, soa um alarme para indicar que não ocorreu o engate da marcha inferior.

  • No modo esportivo, as mudanças para baixo são feitas automaticamente quando o veículo reduz a velocidade. Quando o veículo para, a 1ª é automaticamente selecionada.

Indicação do modo esportivo

Indicação do modo esportivo

No modo esportivo, a posição atual selecionada é indicada no display multi-informação.

    Veja também:

    Mitsubishi Lancer. Recarga da bateria
    1. Fixe o carregador na regulagem máxima de corrente, ajustando para que a tensão (voltagem) não ultrapasse 16 volts durante o processo de recarga. 2. Com um voltímetro, verifique a tensão da bateria constantemente; se estiver acima de 16 volts, diminua a regulagem do carregador. 3. Acompanhe a recarga atentamente. 4. Não devem ocorrer vazame ...

    Citroën C4. Comando de trancamento centralizado
    Este comando permite trancar ou destrancar em simultâneo as portas e a porta da mala a partir do interior do veículo. Trancamento  Prima este botão para trancar o veículo. A luz avisadora vermelha do botão acende-se. Se uma das portas estiver aberta, o trancamento centralizado a partir do interior não se efectuará. Destrancamento Prima novamente este ...

    Mitsubishi Lancer. Condução econômica
    Para uma direção econômica, estas são algumas recomendações técnicas que devem ser colocadas em prática. O pré-requisito para um consumo baixo de combustível é um motor bem regulado. Depois, para alcançar maior vida útil do veículo e um funcionamento mais econômico, revise o seu veíc ...

    Manual do Veículo

    © 2017 All rights reserved : 0.0083