Mitsubishi Lancer: Funcionamento da alavanca seletora

Funcionamento da alavanca seletora

A CVT seleciona automaticamente a melhor relação de marcha, dependendo da velocidade do veículo e da posição do pedal do acelerador.

A alavanca seletora (A) tem duas opções de engate: a porta principal (B) e a porta manual (C).

Funcionamento da alavanca seletora

Enquanto pressiona o pedal do freio, mova a alavanca seletora através do engate.
Mova a alavanca através do engate.

ADVERTÊNCIA

Sempre pise no pedal do freio quando engatar a alavanca seletora em uma marcha a partir da posição "P" (estacionamento) ou "N" (neutro).

Nunca coloque o pé no pedal do acelerador quando estiver engatando a alavanca seletora a partir da posição "P" (estacionamento) ou "N" (neutro).

OBSERVAÇÃO

  • Para evitar operação errada, mova a alavanca seletora firmemente para dentro de cada posição e mantenha-a brevemente nesta posição. Sempre verifique a posição da alavanca seletora no display, após mover a alavanca.
  • Se o pedal do freio não for pressionado e mantido, a função da trava de engate será ativada para evitar que a alavanca seletora seja movida a partir da posição "P" (estacionamento).

Quando a alavanca seletora não pode ser mudada da posição "P" (Estacionamento)

Quando a alavanca seletora não pode ser mudada da posição "P" (Estacionamento) para outra posição enquanto o pedal do freio é pressionado e mantido com o interruptor de ignição na posição "ON" (Ligada), a bateria pode estar descarregada ou o mecanismo de trava da mudança pode estar com mau funcionamento.

Inspecione imediatamente seu veículo em uma Concessionária MITSUBISHI MOTORS.

Se você precisar mover o veículo, mude a alavanca seletora conforme segue.

1. Certifique-se que o freio de estacionamento está totalmente acionado.

2. Se o motor estiver funcionando, desligue-o.

Quando a alavanca seletora não pode ser mudada da posição

3. Insira uma chave de fenda com um tecido na ranhura (A) da tampa. Pressione suavemente, conforme mostrado, para remover a tampa.

4. Pressione o pedal do freio com o pé direito.

5. Coloque o interruptor de ignição na posição "ACC" (acessório).

Quando a alavanca seletora não pode ser mudada da posição

6. Insira uma chave de fenda no orifício de liberação da trava de mudança (B). Mova a alavanca seletora para a posição "N" (neutro) enquanto pressiona a chave de fenda para baixo.

Display da posição da alavanca seletora

Display da posição da alavanca seletora

Quando a ignição é ligada, a posição da alavanca seletora é indicada no display multi-informação.

Posições da alavanca seletora (porta principal)

"P" PARK (ESTACIONAMENTO)

Esta posição trava a transmissão, para evitar que o veículo se movimente. Pode ser dada a partida no motor nesta posição.

"R" REVERSE (Marcha à ré)

Esta posição engata a marcha à ré.

ATENÇÃO

Nunca coloque a alavanca em "P" (estacionamento) ou "R" (marcha à ré) com o veículo em movimento, a transmissão pode se danificar.

"N" NEUTRAL (NEUTRO)

Nesta posição a transmissão fica desengatada.

É igual à posição ponto morto da transmissão manual e deve ser usada quando o veículo fica parado por um tempo maior durante a condução, por exemplo em um congestionamento.

ADVERTÊNCIA

  • Nunca coloque a alavanca na posição "N" (neutro) enquanto o veículo estiver em movimento. Um sério acidente pode ocorrer se você acidentalmente mover a alavanca para as posições "P" (estacionamento) ou "R" (marcha à ré), além de perder o freio-motor.
  • Em uma subida, deve-se dar a partida na posição "P" (estacionamento) e não em "N" (neutro).
  • Para evitar que o veículo se movimente, mantenha sempre o pé direito no pedal do freio quando o veículo estiver na posição"N" (neutro) ou quando engata ou desengata "N" (neutro).

"D" DRIVE (condução)

Esta posição é para condução em cidade e estrada.

A transmissão seleciona automaticamente e de forma contínua a relação de marchas, dependendo do pavimento e das condições de condução

ATENÇÃO

Para evitar danos à transmissão, nunca coloque a alavanca em "D" (condução) a partir da posição "R" (marcha à ré) com o veículo em movimento.

    Veja também:

    Lexus CT200h. Procedimento de reboque de emergência
    Tire o olhal de reboque Retire a tampa do olhal usando uma chave de fendas. Para proteger a carroçaria, coloque um pano entre a chave de fendas e o veículo, como mostrado na figura. Insira o olhal de reboque no orifício e aperte parcialmente, à mão. Aperte o olhal de reboque firmemente com uma chave de porcas de rodas ou c ...

    Citroën C4. Engrenamento máximo
    Em caso de necessidade, poderá efectuar um engrenamento máximo do travão de estacionamento. Este pode ser obtido puxando continuamente o manípulo A, até que seja apresentada a mensagem "travão de estacionamento engrenado ao máximo" e um sinal sonoro. O engrenamento máximo é indispensável: num veículo com uma caravana atrelada ou com um reboque, quando as fu ...

    Citroën C4. RDS
    O RDS, quando visualizado, permite continuar a ouvir a mesma estação graças ao acompanhamento de frequência. No entanto, em determinadas condições, o acompanhamento desta estação RDS não é garantido em todo o país, uma vez que as estações de rádio não abrangem 100 % do território. Isto explica a perda de recepção da estação ao longo de uma viagem. ...

    Manual do Veículo

    © 2017 All rights reserved : 0.0077