Mitsubishi Lancer: Líquido de arrefecimento

Mitsubishi Lancer / Manutenção / Líquido de arrefecimento

Inspeção do nível

Inspeção do nível

Um reservatório translúcido de expansão do líquido de arrefecimento (A) está localizado no compartimento do motor.

O nível do líquido no reservatório deve ser mantido entre as marcas "LOW" (baixo) e "FULL" (cheio), quando verificado com o motor frio.

Adição de líquido de arrefecimento

O sistema de arrefecimento é selado e normalmente a perda de líquido é muito pequena. Uma queda perceptível no nível do líquido pode indicar vazamento. Se isto acontecer, leve o veículo a uma Concessionária MITSUBISHI MOTORS, o mais rápido possível, para inspeção do sistema.

Se o nível estiver abaixo da marca "LOW", remova a tampa e adicione líquido no reservatório de expansão.

Se o reservatório de expansão estiver completamente vazio, remova a tampa (B) do radiador e adicione líquido, até atingir o gargalo do reservatório.

Advert ÊNCIA

Não abra a tampa do radiador com o motor quente. O sistema de arrefecimento está sob pressão e qualquer vazamento de líquido quente pode causar queimadura.

Anticongelante

Olíquido de arrefecimento contém um agente anticorrosão com etilenoglicol. Algumas partes do motor são de liga de alumínio e é necessário a troca periódica do líquido refrigerante, para evitar corrosão dessas peças.

Use Líquido de arrefecimento do motor original MITSUBISHI.

O líquido de arrefecimento original MITSUBISHI proporciona excelente proteção contra corrosão e ferrugem de todas as peças metálicas, incluindo alumínio, e pode evitar entupimentos no radiador, aquecedor, cabeçote, bloco do motor etc.

Devido à necessidade deste agente anticorrosão, o líquido refrigerante não deve ser completado com água nem no verão. A concentração necessária de anticongelante difere, dependendo da temperatura ambiente.

Acima de -35ºC: 50% de concentração de anticongelante

Abaixo de -35ºC: 60% de concentração de anticongelante

ATENÇÃO

  • Não use álcool ou metanol anticongelante ou qualquer líquido refrigerante misturado com álcool ou metanol anticongelante. O uso de um anticongelante inapropriado pode causar corrosão dos componentes de alumínio.
  • Não use água para ajustar a concentração de líquido de arrefecimento.
  • Concentrações que excedem a 60% resultarão em uma redução do desempenho do anticongelante e do refrigerante, e afetam negativamente o funcionamento do motor.
  • Não complete com água somente.

Durante o inverno

A concentração deve ser verificada antes do início do inverno e deve ser adicionado anticongelante, para evitar danos ao motor e radiador devido a congelamento.

    Veja também:

    Mitsubishi Lancer. Instalação de acessórios
    Antes de instalar qualquer acessório, consulte a sua Concessionária MITSUBISHI MOTORS. A instalação de acessórios, peças opcionais etc. somente deve ser feita dentro dos limites prescritos nas leis de seu país e de acordo com as diretrizes e advertências constantes nos documentos que acompanham este veículo. Somente deve ...

    Nissan Versa. Tacômetro
    Tipo A O tacômetro indica a rotação do motor em rotações por minuto (rpm). Não deixe a rotação do motor ficar dentro da faixa vermelha 1. CUIDADO Quando a rotação do motor se aproximar da zona vermelha, troque para uma marcha mais alta ou reduza a rotação do motor. O funcionamento do motor na zo ...

    Renault Fluence. Pressão de enchimento dos pneus
    A pressão de enchimento dos pneus está indicada na etiqueta A localizada no canto da porta do motorista. Para encontrá-la, abra a porta. B: dimensão dos pneus que equipam o veículo. C: pressão de enchimento dos pneus dianteiros para trafegar fora de rodovia. D: pressão de enchimento dos pneus traseiros para trafegar fora de rodovi ...

    Manual do Veículo

    © 2017 All rights reserved : 0.0072