Hyundai i30: Posições da caixa de velocidades

A luz indicadora no combinado de instrumentos assinala a posição do seletor das mudanças quando o interruptor da ignição está na posição ON.

P (Estacionamento)

Antes de colocar a caixa na posição P (Estacionamento), pare totalmente o veículo.

Para sair da posição P (Parqueamento), carregue firmemente no pedal do travão e certifique-se de que mantém o pé afastado do pedal do acelerador.

Se depois de ter feito tudo isto continuar a não conseguir retirar o seletor da posição P (Parqueamento), consulte a secção "Desbloqueio das mudanças" neste capítulo.

O seletor das mudanças deve estar na posição P (Parqueamento) antes de desligar o motor.

AVISO

  • Se colocar o seletor na posição P (Parqueamento) com o veículo ainda em movimento, poderá perder o controlo do veículo.
  • Depois do veículo ter parado, certifique-se de que o seletor das mudanças fica na posição P (Parqueamento), aplique o travão de estacionamento e desligue o motor.
  • Não utilize a posição P (Estacionamento) em vez do travão de estacionamento.

R (Marcha-atrás)

Utilize esta posição para andar com o veículo para trás.

NOTA

Imobilize completamente o veículo antes de selecionar ou sair da posição R (Marcha atrás); se selecionar R (Marcha atrás) com o veículo em movimento poderá danificar a caixa de velocidades.

N (Ponto-morto)

Esta posição não bloqueia as rodas e a caixa de velocidades.

Selecione a posição N (Neutro ou ponto morto) se precisar de voltar a ligar o motor depois deste ter ido abaixo, ou se for necessário parar com o motor ligado. Selecione a posição P (Parqueamento) se precisar de sair do veículo por alguma razão.

Carregue sempre no pedal do travão quando passar da posição N (Neutro ou ponto morto) para outra mudança.

D (Condução)

Esta é a posição de condução em progressão normal. A transmissão executa automaticamente as passagens de caixa, ao longo de uma sequência de 7 mudanças, de forma a proporcionar o máximo de potência e o mínimo de consumo.

Para aumentar a potência ao ultrapassar outro veículo ou subir uma colina, carregue a fundo no acelerador. A caixa de velocidades reduz automaticamente para a mudança imediatamente inferior (ou mudanças, se for o caso).

Modo de mudanças manuais
Modo de mudanças manuais

Quer o veículo esteja estacionário ou em movimento, para selecionar o modo de mudanças manuais desloque o seletor das mudanças da posição D (Condução) para a grelha manual. Para retornar para a operação "D", retorne a alavanca seletora para o modo principal.

O modo de mudanças manuais, se deslocar o seletor para trás e para a frente, pode selecionar a mudança pretendida de acordo com as condições atuais de condução.

Mudança (+) : Para passar para a próxima marcha, empurre a alavanca seletora para frente uma vez.

Redução (-) : Para reduzir uma marcha, puxe a alavanca seletora para trás uma vez.

Informações

  • Só é possível selecionar as sete mudanças para a frente. Para fazer marcha atrás ou estacionar o veículo, coloque o seletor na posição R (Marcha atrás) ou P (Parqueamento), conforme o caso.
  • As reduções de mudança são feitas automaticamente quando o veículo abranda. Quando o veículo para, a primeira velocidade é selecionada automaticamente.
  • Quando o regime de rotações do motor se aproxima da zona vermelha, a caixa de velocidades engrena automaticamente a mudança imediatamente acima.
  • Se o condutor empurrar o seletor para a posição + (para cima) ou - (para baixo), a caixa de velocidades pode não selecionar a mudança pretendida, se a mudança seguinte estiver fora do alcance permitido das rotações do motor. O condutor tem que executar passagens de caixa para mudanças superiores de acordo com as condições de rodagem, tendo cuidado para manter os regimes de rotação do motor abaixo da zona vermelha.
    Veja também:

    Peugeot 308. Desengrenamento manual
    Com a ignição ligada ou com o motor em funcionamento, para desengrenar o travão de estacionamento: pressione o pedal de travão, empurre brevemente o maní O desengrenamento completo do ...

    Volkswagen Golf. Função "Coming Home" e "Leaving Home" (iluminação de orientação)
    A função "Coming home" e "Leaving home" iluminam o ambiente do veículo em caso escuridão, se solicitado. A função "Coming Home" é ligada manualmen ...

    Modelos

    © 2017 Todos os direitos reservados 0.0166