Hyundai i30: Estacionar em encostas

Estacionar em locais inclinados Na maioria dos casos, se tiver um atrelado a reboque no seu veículo, não o estacione num local inclinado.

Se, no entanto, tiver mesmo de estacionar o atrelado num local inclinado, faça o seguinte: 1. Posicione o veículo no lugar de estacionamento.

Rode o volante na direcção do passeio (para a direita se o veículo estiver virado para baixo, para a esquerda se estiver virado para cima).

2. Coloque o seletor na posição P (Parqueamento, nos veículos com caixa de velocidades automática/transmissão de dupla embraiagem) ou a alavanca das mudanças em ponto morto (nos veículos com caixa de velocidades manual).

3. Engate o travão de estacionamento e desligue o motor do veículo.

4. Coloque calços nas rodas do atrelado no lado virado para a descida.

5. Ligue o motor do veículo, aplique os travões, introduza o pontomorto, desengate o travão de estacionamento e, lentamente, solte os travões até os calços do atrelado absorverem a carga.

6. Volte a acionar os travões e o travão de estacionamento.

7. Coloque o seletor na posição P (Parqueamento, nos veículos com caixa de velocidades automática/transmissão de dupla embraiagem) ou a alavanca das mudanças em 1ª velocidade se o veículo estiver parado numa subida ou em R (Marcha atrás) se estiver numa descida (nos veículos com caixa de velocidades manual).

8. Desligue o motor do veículo e solte os travões do veículo, sem desengatar o travão de estacionamento.

AVISO

Para evitar ferimentos graves ou fatais:

  • Não saia do veículo sem ter acionado com firmeza o travão de estacionamento. Se tiver deixado o motor a trabalhar, o veículo pode mover-se de repente. Isso poderia causar danos pessoais graves ou mesmo fatais ao condutor e a terceiros.
  • Não use o pedal do acelerador para segurar o veículo numa subida.
    Veja também:

    Toyota Corolla. Cancelar e retomar o limitador de velocidade
    Cancelar Puxe a alavanca na sua direção para cancelar o limitador de velocidade. Retomar Para retomar o uso do limitador de velocidade empurre a alavanca para cima. ...

    Chevrolet Cobalt. Segurança
    O OnStar fornece os seguintes serviços de segurança: Com o Assistente de roubo do veículo, os Assessores do pacote de serviços do OnStar podem usar o Sistema de ...

    Modelos

    © 2017 Todos os direitos reservados 0.0158