Lexus CT200h: Se a bateria de 12 Volts descarregar

Lexus CT200h / Quando surge uma avaria / No caso de uma emergência / Se a bateria de 12 Volts descarregar

Os procedimentos que se seguem podem ser usados para pôr o sistema híbrido em funcionamento caso a bateria de 12 Volts esteja descarregada.

Pode também contactar um concessionário Lexus autorizado, reparador Lexus autorizado ou outro profissional igualmente qualificado e equipado.

Se tiver um jogo de cabos da bateria (ou carregador auxiliar) e um segundo veículo com uma bateria de 12 Volts, pode colocar o seu veículo em funcionamento com a bateria auxiliar seguindo os passos abaixo indicados.

  1. Confirme que a chave eletrónica está na sua posse.

    Dependendo da situação, quando ligar o jogo de cabos da bateria auxiliar, o alarme pode ser ativado e as portas podem ser trancadas.

Se a bateria de 12 Volts descarregar

  1. Abra o capot   e a tampa da caixa de fusíveis.

Se a bateria de 12 Volts descarregar

  1. Abra a tampa dos terminais da bateria auxiliar.

Se a bateria de 12 Volts descarregar

  1. Ligue os cabos da bateria auxiliar de acordo com o procedimento seguinte:

Se a bateria de 12 Volts descarregar

  1. Ligue uma pinça do cabo positivo ao terminal positivo (+) da bateria no seu veículo.
  2. Ligue a pinça na outra extremidade do cabo positivo ao terminal positivo (+) da bateria no segundo veículo.
  3. Ligue uma pinça do cabo negativo ao terminal negativo (-) da bateria no segundo veículo.
  4. Ligue a pinça na outra extremidade do cabo negativo a um ponto metálico não pintado, maciço e fixo longe da bateria e de quaisquer peças móveis, como se mostra na figura.
  1. Ligue o motor do segundo veículo. Aumente ligeiramente a velocidade do motor e mantenha-a nesse nível durante aproximadamente 5 minutos para recarregar a bateria de 12 Volts do seu veículo.
  2. Abra e feche uma das portas do seu veículo com o interruptor Power desligado.
  3. Mantenha a velocidade do motor do segundo veículo e inicie o sistema híbrido do seu veículo, colocando o interruptor Power no modo ON.
  4. Certifique-se que o indicador "READY" acende. Se o indicador não acender, contacte um concessionário ou reparador Lexus autorizado ou qualquer outro profissional devidamente qualificado e equipado.
  5. Assim que o sistema híbrido tiver arrancado, remova os cabos de bateria exatamente na ordem inversa pela qual foram ligados.
  6. Feche a tampa dos terminais da bateria auxiliar e reinstale a tampa da caixa de fusíveis na sua posição original.

Assim que o sistema híbrido tiver arrancado, leve o seu veículo, o mais rapidamente possível, a um concessionário ou reparador Lexus autorizado ou a qualquer outro profissional devidamente qualificado e equipado para uma inspeção.

Iniciar o sistema híbrido quando a bateria de 12 Volts está descarregada

O sistema híbrido não pode ser colocado em funcionamento por empurrão.

Para evitar a descarga da bateria de 12 Volts

  • Desligue os faróis e o sistema áudio enquanto o sistema híbrido está desligado.
  • Desligue todos os componentes elétricos desnecessários quando o veículo circula a baixa velocidade por um longo período, tal como no trânsito congestionado.

Quando a bateria de 12 Volts é retirada ou está descarregada

  • O sistema híbrido não pode arrancar
  • Se a bateria de 12 Volts descarregar com a alavanca de velocidades na posição P, pode não ser possível engrenar a alavanca noutras posições. Neste caso, o veículo não pode ser rebocado sem ambas as rodas da frente levantadas, porque as rodas da frente ficam bloqueadas
  • Quando volta a conectar a bateria de 12 Volts, inicie o sistema híbrido e confirme que a alavanca de velocidades pode ser engrenada em qualquer posição, usando o indicador de posição engrenada.

Recarregar a bateria de 12 Volts

A eletricidade armazenada na bateria de 12 Volts descarregará gradualmente mesmo quando o veículo não estiver em uso, devido à descarga natural e aos efeitos de drenagem de certos aparelhos elétricos. Se o veículo ficar parado por um longo período de tempo, a bateria de 12 Volts pode descarregar e o sistema híbrido pode ser incapaz de arrancar. (A bateria de 12 Volts é recarregada automaticamente durante o funcionamento do sistema híbrido.)

AVISO

Evitar incêndios ou explosões na bateria de 12 Volts

Observe as seguintes precauções para evitar a emissão acidental de gases inflamáveis provenientes da bateria de 12 Volts:

  • Certifique-se que cada cabo da bateria de 12 Volts está conectado ao terminal correto e que não fica involuntariamente em contacto com outro terminal que não o pretendido.
  • Não permita que a outra extremidade do cabo da bateria auxiliar conectado ao terminal "+" entre em contacto com nenhuma peça ou superfície em metal na área, tais como suportes ou metal não pintado.
  • Não permita que os terminais + e - dos cabos da bateria auxiliar entrem em contacto uns com os outros.
  • Não fume, não utilize fósforos, isqueiros nem permita a presença de chamas junto à bateria de 12 Volts.

Precauções com a bateria de 12 Volts

A bateria de 12 Volts contém eletrólito que é venenoso e corrosivo e as peças relacionadas com a mesma contêm chumbo e compostos de chumbo. Observe as seguintes precauções quando manusear a bateria de 12 Volts:

  • Quando trabalhar com a bateria de 12 Volts, use sempre óculos de segurança e tenha cuidado para que nenhum dos fluidos (ácidos) da bateria de 12 Volts entre em contacto com a pele, roupa ou carroçaria do veículo.
  • Não se debruce sobre a bateria de 12 Volts.
  • No caso do fluido da bateria de 12 Volts entrar em contacto com a pele ou olhos, lave imediatamente a área afetada com água e procure cuidados médicos.
  • Coloque uma esponja ou pano molhado sobre a área afetada até receber cuidados médicos.
  • Lave sempre as mãos depois de manusear o suporte, terminais e outras peças relacionadas com a bateria de 12 Volts.
  • Não permita a presença de crianças junto à bateria de 12 Volts.

Depois de recarregar a bateria de 12 Volts

Leve o seu veículo a um concessionário ou reparador Lexus autorizado ou a qualquer outro profissional devidamente qualificado e equipado, o mais rapidamente possível para uma inspeção da bateria.

Se a bateria de 12 Volts se está a deteriorar, o uso continuado pode levar à emissão de um gás fétido, que pode ser prejudicial para a saúde dos passageiros.

Quando substituir a bateria de 12 volts

ATENÇÃO

Quando manusear os cabos da bateria auxiliar

Quando ligar os cabos da bateria auxiliar certifique-se que estes não ficam presos na ventoinha ou correia de refrigeração.

Para evitar danos no veículo

O terminal para arranque auxiliar é usado para carregar a bateria de 12 Volts a partir dum outro veículo, numa emergência. Não pode ser usado para auxiliar o arranque a outro veículo.

    Veja também:

    Nissan Versa. Interruptor do volante de direção para controle de áudio (se equipado)
    O sistema de áudio pode ser operado usando os controles no volante de direção. 1. Interruptor de sintonia 2. Interruptor de seleção SOURCE e POWER 3. Interruptores de controle de volume Interruptor de seleção SOURCE Pressione o interruptor de seleção SOURCE para mudar o modo na seguinte sequência: AM FM1 FM2 CD* ...

    Citroën C4. Funcionamento
    Ao ligar a ignição ou com o motor em funcionamento, prima este botão para activar a função; o avisador acende-se. Sensores, colocados no pára-choques dianteiro e traseiro, controlam as zonas de ângulo morto. O alerta é apresentado por um avisador que se acende no retrovisor do lado em questão assim que um veículo - automóvel, camião, bicicleta - for detectado ...

    Mitsubishi Lancer. Personalizando o interruptor do arcondicionado (Alterando os ajustes das funções)
    As funções podem ser alteradas, conforme indicado a seguir. Controle de ar-condicionado automático ativado: Se o botão de seleção de modo ou botão de seleção de velocidade do ventilador for girado para a posição "AUTO" ou o botão de controle da temperatura for colocado na posição mí ...

    Manual do Veículo

    © 2017 All rights reserved : 0.0073