Lexus CT200h: Modo de condução EV

No modo de condução EV é utilizado o motor elétrico (motor de tração), alimentado pela bateria do sistema híbrido (bateria de tração), para conduzir o veículo.

Este modo permite-lhe conduzir em zonas residenciais de manhã cedo e à noite, ou em parques cobertos, etc. sem preocupações com o ruído ou com a emissão de gases.

Liga/desliga o modo de condução EV

Liga/desliga o modo de condução EV

Quando liga o modo de condução EV o indicador do modo de condução EV acende. Se durante o modo de condução EV pressionar o interruptor, voltará ao modo de condução normal (utilização do motor a gasolina e motor elétrico [motor de tração]).

Situações em que o modo de condução EV não pode ser ligado

Pode não ser possível ligar o modo de condução EV nas seguintes situações. Neste caso, ouve-se um sinal sonoro e aparece uma mensagem no mostrador de informações múltiplas.

  • A temperatura do sistema híbrido é alta.

    Depois do veículo ter sido deixado ao sol, depois de ter conduzido em subidas íngremes ou a alta velocidade, etc.

  • A temperatura do sistema híbrido é baixa.

    Depois do veículo ter ficado parado durante algum tempo com temperaturas abaixo de 0C, etc.

  • O motor a gasolina está a aquecer.
  • A bateria do sistema híbrido (bateria de tração) está baixa.

    Quando o nível da bateria do sistema híbrido indicado no mostrador "Monitor de energia" é baixo.

  • A velocidade do veículo é elevada.
  • O pedal do acelerador é pressionado com muita força ou o veículo encontra-se numa subida íngreme, etc.
  • O desembaciador do para-brisas está a ser utilizado.

Mudar para o modo de condução EV quando o motor a gasolina está frio

Se o sistema híbrido for posto em funcionamento com o motor a gasolina frio, o motor a gasolina arranca automaticamente, após um curto espaço de tempo, a fim de aquecer.

Neste caso não poderá mudar para o modo de condução EV.

Depois do sistema híbrido entrar em funcionamento e o indicador "READY" se iluminar, prima o interruptor do modo de condução EV antes do motor a gasolina arrancar, para alterar para o modo de condução EV.

Cancelamento automático do modo de condução EV

Durante a condução no modo EV, o motor a gasolina pode entrar em funcionamento automaticamente nas seguintes condições. Quando o modo de condução EV é cancelado ouve-se um sinal sonoro e o indicador do modo de condução EV pisca e apaga.

  • A bateria do sistema híbrido (bateria de tração) está baixa.

    Quando o nível de carga restante da bateria do sistema híbrido indicado no mostrador "Monitor de energia" é baixo.

  • A velocidade do veículo torna-se elevada.
  • O pedal do acelerador é pressionado com muita força ou o veículo encontra-se numa subida íngreme, etc.

Quando for possível informar antecipadamente o condutor sobre o cancelamento automático, no mostrador de informações múltiplas será exibido um ecrã de aviso prévio.

Distância possível de condução quando conduzir no modo EV

No modo de condução EV é possível conduzir distâncias que vão de algumas centenas de metros até cerca de 1 km. No entanto, dependendo das condições do veículo, há situações em que o modo de condução EV não pode ser usado. (A distância que é possível conduzir depende do nível da bateria do sistema híbrido [bateria de tração] e das condições de condução.)

Economia de combustível

O seu Lexus foi concebido para ter a melhor economia de combustível possível durante a condução normal (utilizando o motor a gasolina e o motor elétrico [motor de tração]).

Conduzir no modo de condução EV mais do que o necessário pode prejudicar a economia de combustível.

AVISO

Precauções durante a condução

Quando conduzir no modo EV preste especial atenção à área em redor do veículo.

Uma vez que não existe ruído de motor, os pedestres, ciclistas ou outras pessoas e veículos que se encontrem perto podem não se aperceber que o veículo híbrido está a arrancar ou a aproximar-se. Tome pois cuidado extra enquanto conduz.

    Veja também:

    Nissan Versa. Verificação do nível de óleo do motor
    1. Estacione o veículo em um local plano e acione o freio de estacionamento. 2. Dê partida ao motor e aqueça-o até a temperatura normal de trabalho do motor (aproximadamente 5 minutos). 3. Desligue o motor. 4. Aguarde pelo menos 10 minutos para que o óleo retorne para o cárter. 5. Retire a vareta de óleo e limpe-a. 6. Recol ...

    Citroën C4. Indicador de alteração de velocidade
    Sistema que permite reduzir o consumo de combustível ao preconizar a velocidade mais adaptada. Funcionamento Consoante a situação de condução e o equipamento do veículo, o sistema pode preconizar que salte uma (ou várias) velocidade(s). Pode seguir esta indicação sem passar pelas velocidades intermédias. As indicações de engrenamento de uma velocidade não devem ser co ...

    Lexus CT200h. Reprodução de CDs áudio e de discos MP3/WMA/AAC (Sistema do Mostrador Áudio Lexus)
    Funcionamento do leitor de CDs Insira um disco, pressione a tecla "MEDIA" ou selecione "DISC" no ecrã "Source" com um disco inserido para começar a reprodução. Ecrã superior do disco áudio Ao pressionar a tecla "MEDIA", apresenta o ecrã superior do disco áudio a partir de qualquer ecrã da ...

    Manual do Veículo

    © 2017 All rights reserved : 0.0087