Lexus CT200h: Interruptor da posição P

Quando mudar a posição de engrenamento para P

Pare completamente o veículo, aplique o travão de estacionamento e, em seguida, prima o interruptor da posição P.

Quando a posição de engrenamento muda para P o indicador do interruptor acende.

Verifique se o indicador da posição P está iluminado no indicador da posição de engrenamento.

Quando mudar a posição de engrenamento para P

Mudar a posição de engrenamento da posição P para outras posições

  • Enquanto pressiona firmemente o pedal do travão, opere a alavanca de velocidades. Se operar a alavanca de velocidades sem pressionar o pedal do travão, ouve-se um sinal sonoro e a operação não é permitida.
  • Quando seleciona a posição de engrenamento, certifique-se que a posição de engrenamento foi alterada para a posição pretendida verificando o indicador da posição de engrenamento, disponível no agrupamento de instrumentos.
  • A posição de engrenamento não pode ser mudada diretamente de P para B.

Para as posições de engrenamento

Quando o interrutor Power está desligado, a posição de engrenamento não pode ser alterada.

Quando o interrutor Power está no modo ON (o sistema híbrido não está em funcionamento), a posição de engrenamento apenas pode ser alterada para N. A posição de engrenamento será alterada para N mesmo que a alavanca de velocidades seja engrenada para D ou R e mantida nessa posição.

Quando o indicador "READY" está ligado, a posição de engrenamento não pode ser alterada de P para D, N ou R.

Quando o indicador "READY" está a piscar, a posição de engrenamento pode ser alterada de P para outra posição, mesmo que a alavanca de velocidades seja operada.

Aguarde até que o indicador "READY" deixe de piscar e fique fixo e, de seguida, opere novamente a alavanca de velocidades.

A posição de engrenamento apenas pode ser mudada para B diretamente a partir de D.

Adicionalmente, se for feita uma tentativa para alterar a posição de engrenamento movendo a alavanca de velocidades ou pressionando o interruptor da posição P em alguma das seguintes situações, soa um sinal sonoro e a operação de engrenamento é desativada ou a posição de engrenamento é automaticamente alterada para N. Quando isto acontece, selecione uma posição de engrenamento adequada.

Situações em que a operação de engrenamento é desativada:

  • Quando é feita uma tentativa para alterar a posição de engrenamento de P para outra posição movendo a alavanca de velocidades sem pressionar o pedal do travão.
  • Quando é feita uma tentativa para alterar a posição de engrenamento de P ou N para B movendo a alavanca de velocidades.

Situações em que a posição de engrenamento é automaticamente alterada para N:

  • Quando o interrutor da posição P é premido enquanto o veículo está em movimento.*1
  • Quando é feita uma tentativa para selecionar a posição R movendo a alavanca de velocidades quando o veículo está a mover-se para a frente.*2
  • Quando é feita uma tentativa para selecionar a posição D movendo a alavanca de velocidades quando o veículo está a fazer marcha-atrás.*3
  • Quando é feita uma tentativa para alterar a posição de engrenamento de R para B movendo a alavanca de velocidades.

*1: A posição de engrenamento pode ser alterada para P quando conduz a velocidades extremamente baixas.

*2: A posição de engrenamento pode ser alterada para R quando conduz a velocidades baixas.

*3: A posição de engrenamento pode ser alterada para D quando conduz a velocidades baixas.

Sinal sonoro de aviso de marcha-atrás

Quando engrena em R, soa um sinal sonoro para informar o condutor que a alavanca de velocidades está em R.

Sobre a travagem com o motor

Quando seleciona a posição B de engrenamento, libertando o pedal do acelerador, aplica travagem com o motor.

  • Quando o veículo é conduzido a altas velocidades, comparado com os veículos comuns movidos a gasolina, a desaceleração de travagem com o motor é menos sentida do que a de outros veículos.
  • O veículo pode ser acelerado mesmo quando seleciona a posição B de engrenamento.

Se o veículo for conduzido continuamente na posição B, a eficiência de combustível torna-se baixa. Selecione, normalmente, a posição D.

Quando conduz com o controlo da velocidade de cruzeiro, ou com o controlo dinâmico da velocidade de cruzeiro com radar ativado

Mesmo que altere o modo de condução para o modo "sport" com o objetivo de permitir a travagem com o motor, a travagem com o motor não é ativada porque o controlo da velocidade de cruzeiro, ou o controlo dinâmico da velocidade de cruzeiro com radar não foi cancelado.

Função de seleção automática da posição P

Quando a posição de engrenamento está numa posição diferente de P, pressionar o interruptor Power com o veículo completamente parado faz com que a posição de engrenamento mude automaticamente para P e depois o interruptor Power desliga-se.

Se a posição de engrenamento não puder ser mudada de P

Existe a possibilidade da bateria de 12 Volts estar descarregada. Nesta situação verifique a bateria de 12 Volts.

Após recarregar/voltar a conectar a bateria de 12 Volts

Configuração

As configurações (por ex. sinal sonoro de aviso de marcha-atrás) podem ser alteradas.

AVISO

Quando conduz em superfícies de estrada escorregadias

Não acelere nem engrene velocidades de forma súbita.

Mudanças súbitas na travagem com o motor podem fazer com que o veículo derrape, resultando num acidente.

Para a alavanca de velocidades

Não remova o punho da alavanca de velocidades nem utilize nada para além do punho genuíno Lexus da alavanca de velocidades. Para além disso, não pendure nada na alavanca de velocidades.

Se o fizer pode impedir a alavanca de velocidades de voltar à posição, provocando acidentes inesperados quando o veículo está em movimento.

Interrutor da posição P

Não prima o interrutor da posição P enquanto o veículo está em movimento.

Se o interrutor da posição P for premido quando conduz a velocidades muito baixas (por exemplo, imediatamente antes de parar o veículo), o veículo pode parar subitamente quando a posição de engrenamento é alterada para P, o que pode levar a um acidente.

ATENÇÃO

Carga da bateria do sistema híbrido (bateria de tração)

Se a posição de engrenamento N for selecionada, a bateria do sistema híbrido (bateria de tração) não é carregada. Para ajudar a evitar que a bateria descarregue, evite deixar a posição N selecionada por um longo período de tempo.

Situações em que é possível ocorrer uma avaria no sistema de controlo do engrenamento das velocidades

Se alguma das seguintes situações ocorrer, é possível que haja uma avaria no sistema de controlo de engrenamento das velocidades.

Pare imediatamente o veículo num local seguro em piso plano, aplique o travão de estacionamento e, de seguida, contacte um concessionário Lexus autorizado, reparador Lexus autorizado ou outro profissional devidamente qualificado e equipado.

  • Quando a mensagem de aviso indicando o sistema de controlo de engrenamento das velocidades aparecer no mostrador de informações múltiplas.
  • Quando o indicador da posição de engrenamento permanece desligado.

Notas relativas ao funcionamento da alavanca de velocidades e interruptor da posição P

Evite operar repetidamente a alavanca de velocidades e o interrutor da posição P em rápida sucessão.

A função de proteção do sistema pode ativar e temporariamente não ser possível engrenar outra posição de engrenamento que não P. Se tal acontecer, por favor, aguarde um momento antes de tentar mudar novamente a posição de engrenamento.

    Veja também:

    Lexus CT200h. Sensor de intrusão e sensor de inclinação (se equipado)
    O sensor de intrusão deteta intrusos ou movimento dentro do veículo. O sensor de inclinação deteta alterações na inclinação do veículo, tal como quando o veículo é rebocado. Este sistema foi concebido para dissuadir e evitar o furto do veículo, mas não garante absoluta segurança contra ...

    Lexus CT200h. Repetição da reprodução
    Modo Ação Fonte áudio alvo Repetição de ficheiro/faixa/música Todos os suportes Repetição da pasta Disco MP3/WMA/AAC, USB Repetição do álbum USB, Bluetooth Reprodução aleatória/mistura Modo Ação Fonte &aacut ...

    Nissan Versa. Troca de óleo do motor
    1. Estacione o veículo em um local plano e acione o freio de estacionamento. 2. Dê partida ao motor e deixe-o em marcha lenta até alcançar a temperatura normal de trabalho, em seguida desligue-o. HR10DE 3. Remova a tampa de abastecimento de óleo B girando-a no sentido anti-horário. 4. Coloque um recipiente grande sob o bujão de d ...

    Manual do Veículo

    © 2017 All rights reserved : 0.0085