Lexus CT200h: Características do sistema híbrido

Lexus CT200h / Questões de segurança / Sistema híbrido / Características do sistema híbrido

O seu veículo é um veículo híbrido. Possui características diferentes dos veículos convencionais. Certifique-se que se familiariza com as características do veículo e utilize-o com cuidado.

O sistema híbrido combina o uso dum motor a gasolina com um motor elétrico (motor de tração) de acordo com as condições de condução, melhorando a eficiência do combustível e reduzindo as emissões do escape.

Características do sistema híbrido

A ilustração é um exemplo para explicação e pode diferir do veículo real.

  1. Motor a gasolina
  2. Motor elétrico (motor de tração)

Quando parado/durante o arranque

Quando para o veículo o motor a gasolina deixa de funcionar*. Durante o arranque o motor elétrico (motor de tração) conduz o veículo. A baixas velocidades ou numa descida com pouca inclinação, o motor a gasolina deixa de funcionar* e é utilizado o motor elétrico (motor de tração).

Quando a alavanca de velocidades está em N, a bateria do sistema híbrido (bateria de tração) não carrega. Quando o veículo estiver parado, coloque sempre a alavanca de velocidades na posição P.

Da mesma forma, mesmo em condições de tráfego intenso, conduza o veículo em D ou B.

*: Quando a bateria do sistema híbrido (bateria de tração) requer carga ou quando o motor está a aquecer, etc., o motor a gasolina não para automaticamente.

Durante a condução normal

O motor a gasolina é utilizado predominantemente. O motor elétrico (motor de tração) carrega a bateria do sistema híbrido (bateria de tração), se necessário.

Em acelerações fortes

Quando o pedal do acelerador é fortemente pressionado, a bateria do sistema híbrido (bateria de tração) adiciona força ao motor a gasolina, através do motor elétrico (motor de tração).

Quando trava (travagem regenerativa)

As rodas acionam o motor elétrico como um gerador de energia e a bateria do sistema híbrido (bateria de tração) é carregada.

Travagem regenerativa

Nas seguintes situações, a energia cinética é convertida em energia elétrica e a força de desaceleração pode ser obtida em conjunto com a recarga da bateria do sistema híbrido (bateria de tração).

  • O pedal do acelerador é libertado enquanto conduz com a alavanca de velocidades em D ou B.
  • O pedal do travão é pressionado enquanto conduz com a alavanca de velocidades em D ou B.

Indicador EV

O indicador EV acende quando o veículo está a ser conduzido usando apenas o motor elétrico (motor de tração) ou o motor a gasolina está parado.

Condições em que o motor a gasolina pode não deixar de funcionar

O motor a gasolina começa e deixa de funcionar automaticamente. Contudo, pode não deixar de funcionar automaticamente, nas seguintes condições:

  • Durante o aquecimento do motor a gasolina
  • Durante a carga da bateria do sistema híbrido (bateria de tração)
  • Quando a temperatura da bateria do sistema híbrido (bateria de tração) é elevada ou baixa
  • Quando o aquecimento está ligado

Carregar a bateria do sistema híbrido (bateria de tração)

Como o motor a gasolina carrega a bateria do sistema híbrido (bateria de tração), a bateria não necessita de ser carregada por uma fonte externa. Contudo, se o veículo ficar estacionado por um longo período de tempo a bateria do sistema híbrido descarregar-se-á lentamente. Assim, certifique-se que conduz o veículo pelo menos mensalmente durante cerca de 30 minutos ou 16 km. Se a bateria do sistema híbrido ficar totalmente sem carga e não conseguir colocar o sistema híbrido em funcionamento, contacte um concessionário Lexus autorizado, reparador Lexus autorizado ou outro profissional igualmente qualificado e equipado.

Carregar a bateria de 12 volts

Após a bateria de 12 Volts ter descarregado ou ter sido substituída ou removida

O motor a gasolina poderá não deixar de funcionar mesmo que o veículo esteja a ser conduzido pela bateria do sistema híbrido (bateria de tração). Se isto continuar a acontecer durante alguns dias, contacte um concessionário Lexus autorizado, reparador Lexus autorizado ou outro profissional igualmente qualificado e equipado.

Ruídos e vibrações específicos de um veículo híbrido

Poderá não haver ruídos de motor ou vibrações mesmo quando o veículo está pronto a circular com o indicador "READY" aceso. Por razões de segurança, quando estacionar, aplique o travão de estacionamento e certifique-se que coloca a alavanca de velocidades na posição P.

Os seguintes ruídos ou vibrações poderão ocorrer quando o sistema híbrido está em funcionamento, o que não significa uma avaria:

  • Pode ser audível um ruído de motor proveniente do compartimento do motor.
  • Podem ser audíveis ruídos provenientes da bateria do sistema híbrido (bateria de tração) atrás dos bancos traseiros quando o sistema híbrido arranca ou para.
  • A bateria do sistema híbrido (bateria de tração) emitirá um som de funcionamento dos relés, atrás dos bancos traseiros, quando o sistema híbrido arranca ou para.
  • Podem ser audíveis sons da caixa de velocidades quando o motor a gasolina arranca ou para , quando conduz a baixas velocidades, ou quando ao ralenti.
  • Podem ser audíveis ruídos de motor quando acelerar fortemente.
  • Podem ser audíveis ruídos devido à travagem regenerativa quando pressiona o pedal do travão e liberta o pedal do acelerador.
  • Podem ser audíveis sons de funcionamento ou sons de motor que ocorrem quando opera o pedal do travão.
  • Pode sentir vibrações quando o motor a gasolina arranca ou para.
  • Podem ser audíveis ruídos da ventoinha de arrefecimento provenientes dos ventiladores de entrada de ar, no lado direito do encosto do banco traseiro.

Manutenção, reparação, reciclagem e alienação do seu veículo

Para manutenção, reparação, reciclagem ou alienação do seu veículo, contacte um concessionário Lexus autorizado, reparador Lexus autorizado ou outro profissional igualmente qualificado e equipado. Não se desfaça do seu veículo sozinho.

Características de configuração

As definições (p. ex. ligar/desligar o indicador EV) podem ser alteradas.

    Veja também:

    Renault Fluence. Fluído de freios
    A verificação do nível deve ser feita com o motor parado e em piso horizontal. O nível deve ser verificado com frequência e sempre que perceber uma diferença, ainda que pequena, na eficácia do sistema de freios. Nível 2 Normalmente, o nível baixa na medida em que as pastilhas de freios vão se desgastando, mas nunca ...

    Mitsubishi Lancer. Reboque de emergência
    Se o serviço de guincho não estiver disponível em uma emergência, seu veículo pode ser rebocado temporariamente por um cabo ou corrente preso ao gancho de reboque. No caso do seu veículo ser rebocado por outro veículo ou rebocar outro veículo, preste especial atenção aos pontos seguintes. Se o seu veículo for rebo ...

    Mitsubishi Lancer. Luzes do freio, lanternas e indicadoras de direção
    1. Remova os parafusos (A) da unidade da lâmpada. 2. Remova a unidade da lâmpada na direção traseira. 3. Remova o soquete e os conjuntos das lâmpadas girando no sentido anti-horário. B - Luz de freio e lanterna C - Luz indicadora de direção traseira 4. Remova a lâmpada puxando-a para fora. 5. Para instalar a l& ...

    Manual do Veículo

    © 2017 All rights reserved : 0.0066