Volkswagen Golf: Forma de condução econômica

Volkswagen Golf / Conduzir / Orientações para condução / Forma de condução econômica

Fig. 118 Consumo de combustível em l/100 km em 2 temperaturas ambiente diferentes.
Fig. 118 Consumo de combustível em l/100 km em 2 temperaturas ambiente diferentes.

Com a forma correta de condução, reduz-se o consumo de combustível, os danos ambientais e o desgaste do motor, freios e pneus. Abaixo estão algumas dicas para ajudar a aliviar o meio ambiente e seu bolso.

Conduzir preventivamente

O consumo de combustível eleva-se com uma forma de condução irregular. Se o tráfego for observado com atenção, é possível evitar aceleração e frenagem frequentes. Manter uma distância suficiente do veículo adiante ajuda a conduzir de forma preventiva.

Sistema regulador de velocidade  .

Permitir que o veículo rode com a marcha engatada para poder utilizar o efeito de frenagem do motor, por exemplo, ao aproximar-se de um semáforo.

Ligar com economia de energia

Aumentar a marcha antecipadamente com uma rotação de motor de 2000 rpm economiza energia. Não estender as marchas e evitar altas velocidades.

Transmissão manual: imediatamente após a partida, trocar da 1ª para a 2ª marcha. Alternar rapidamente em marchas mais elevadas.

Transmissão automática: Acelerar lentamente e evitar "kick-down".

Recomendação de marcha

Perfil de condução Eco

Evitar aceleração máxima

Nunca explorar completamente a velocidade máxima do veículo. Em caso de velocidades excessivamente altas, resistência do ar aumenta, e com isso, a força necessária para mover o veículo, por exemplo, a 130 km/h em condução na estrada.

Reduzir a marcha lenta

Partir imediatamente e com velocidade baixa. Em caso de um tempo de parada mais longo, por exemplo, em congestionamento ou passagem de nível, desligar o motor em vez de passar para a marcha lenta.

Em veículos com sistema Start-Stop ativado, o motor desliga-se automaticamente em fases de parada do veículo

Abastecer de forma comedida

Um tanque cheio até a borda aumenta o peso do veículo. Um tanque cheio pela metade ou três-quartos é suficiente, especialmente para percursos no tráfego urbano.

Evitar trajetos curtos

Um motor frio tem um consumo muito elevado.

A temperatura de funcionamento ideal é alcançado depois de alguns quilômetros. Em caso de temperatura ambiente muito baixa, por exemplo, no inverno, o consumo é acima da média → Fig. 118. Planejar economicamente os trajetos e combinar trechos curtos.

Realizar regularmente trabalhos de manutenção

A manutenção regular, por exemplo, do controle do motor ou do filtro de ar é uma premissa pra a condução econômica e aumenta o tempo de vida do veículo.

Observar a pressão dos pneus

Uma pressão muito baixa dos pneus não só promove o desgaste, mas também aumenta a resistência à rodagem do pneu e, portanto, o consumo. Utilizar pneu com resistência à rodagem otimizada Adequar a pressão dos pneus à carga. Observar as indicações na etiqueta com as pressões dos pneus

Indicador de controle dos pneus ou sistema de controle dos pneus

Utilizar óleo de motor de funcionamento suave

Óleos de motor totalmente sintéticos e de baixa viscosidade diminuem a resistência de fricção no motor e se espalham melhor e mais rapidamente, especialmente na partida a frio do motor.

Remover lastro desnecessário

Se, antes da condução, o compartimento de bagagem for arrumado, por exemplo, retirando caixas vazias ou cadeiras de criança desnecessárias, o consumo pode ser reduzido.

Para manter a resistência ao ar do veículo o mais baixo possível, remover anexos e acoplamentos, como suporte de bicicletas ou bagageiro do teto, após a utilização.

Economizar eletricidade

O alternador, que é impulsionado pelo motor, gera eletricidade para os consumidores de conforto, como ar-condicionado, aquecedor de vidro ou ventilação. Economizar eletricidade é fácil, por exemplo:

  • Em caso de altas temperaturas exteriores, ventilar o veículo antes de entrar e conduzir um trecho curto com os vidros abertos.

    Somente então ligar o ar-condicionado.

  • Desligar consumidores de conforto quando sua finalidade tiver sido cumprida.

ATENÇÃO

Adequar a velocidade e a distância de segurança em relação a veículos à frente sempre às condições de visibilidade, do clima, da pista e do trânsito.

Informar-se sobre mais maneiras de como proteger o meio ambiente. Think Blue. é a marca mundial Volkswagen para sustentabilidade e compatibilidade ambiental.

Sua Concessionária Volkswagen oferece mais informações sobre a manutenção correta e peças de reposição que são particularmente eficientes energeticamente, por exemplo, novos pneus.

Em veículos equipados com um gerenciamento dos cilindros ativo (ACT), os cilindros do motor podem ser desativados automaticamente em situações de condução com pouca demanda de potência . Durante o status desligado não é injetado combustível no respectivo cilindro, e com isso o consumo de combustível é reduzido no geral.

    Veja também:

    Volkswagen Golf. Adaptar o perfil de condução individualmente
    Os sistemas que podem ser adaptados individualmente dependem da versão do veículo. Ligar a ignição. Se for o caso, ligar o sistema Infotainment. Pressionar o bot&a ...

    Hyundai i30. Luz de habitáculo
    Com o interruptor das luzes interiores na posição DOOR e todas as portas (incluindo a da mala) fechadas e trancadas, a luz de habitáculo acende-se durante 30 segundos se ocor ...

    Modelos

    © 2017 Todos os direitos reservados 0.0098