Volkswagen Golf: Assistente de direção para estacionamento

Volkswagen Golf / Estacionar e manobrar / Assistente de direção para estacionamento

O assistente de direção para estacionamento dirige de modo ativo ao entrar e sair da vaga de estacionamento.

O assistente de direção para estacionamento é uma extensão do Park Pilot   e auxilia o condutor em:

  • Localizar vagas de estacionamento adequadas,
  • Entrar em vagas de estacionamento sentido longitudinal adequadas,
  • Entrar em vagas de estacionamento sentido transversal adequadas,
  • Sair da vaga de estacionamento sentido longitudinal.

Em veículos com indicação visual do Park Pilot, no display do sistema Infotainment instalado de fábrica é representada a área examinada à frente, atrás e, se for o caso, nas laterais do veículo.

Dentro dos limites do sistema, são exibidas as posições dos obstáculos em relação ao veículo.

O assistente de direção para estacionamento possui limites condicionados ao sistema e o uso do assistente de direção para estacionamento exige uma atenção especial do condutor

ATENÇÃO

A tecnologia dos assistentes de direção para estacionamento não pode ir além dos limites impostos pela física e funciona somente dentro dos limites do sistema. O maior conforto oferecido pelo assistente de direção para estacionamento não deve incentivar a colocar a segurança em risco. O sistema não pode substituir a atenção do condutor.

  • Movimentos sem supervisão do veículo podem causar ferimentos graves.
  • Adequar sempre a velocidade e a forma de condução às condições de visibilidade, do clima, da pista e do trânsito.
  • Certas superfícies de objetos e roupas não podem ser refletidos pelos sinais dos sensores de ultrassom. Esses objetos e as pessoas que estiverem usando roupas desse tipo não podem ser reconhecidos pelo sistema ou somente de modo deficiente.
  • Fontes de som externas podem influenciar os sinais dos sensores de ultrassom. Assim, sob determinadas circunstâncias, pessoas ou objetos podem não ser reconhecidos.
  • Os sensores de ultrassom possuem ângulos cegos nos quais pessoas e objetos não podem ser detectados
  • Observar sempre a área ao redor do veículo, já que crianças pequenas, animais e objetos não são reconhecidos pelos sensores de ultrassom em todos os casos.

Rápidos movimentos de giro do volante na entrada ou saída da vaga de estacionamento com o assistente de direção para estacionamento podem causar graves ferimentos.

  • Durante o procedimento de entrada ou de saída do estacionamentos não tocar no volante até que isso seja solicitado pelo sistema.

NOTA

  • O assistente de direção para estacionamento se orienta apenas pelos veículos estacionados, pelas guias da calçada ou por outros elementos. Atentar para que os pneus e os aros não sejam danificados ao estacionar. Se for o caso, interromper o processo de estacionamento em tempo hábil para evitar danos ao veículo.
  • Objetos como, por exemplo, barras de reboque, hastes finas, cercas, postes, árvores e tampas do compartimento de bagagem abertas ou se abrindo eventualmente não são reconhecidos pelos sensores de ultrassom e podem ocasionar danos ao veículo.
  • Os sensores de ultrassom do para-choque podem ser desregulados ou danificados por choques, por exemplo, ao entrar ou sair da vaga de estacionamento.
  • Na limpeza dos sensores de ultrassom com um lavador de alta pressão ou com um jato de vapor, jatear os sensores diretamente apenas por um curto período e manter sempre uma distância maior que 10 cm.
  • As peças montadas posteriormente no veículo, como, por exemplo, suporte de bicicletas, podem influenciar o funcionamento do assistente de direção para estacionamento e levar à danos.

No caso de falha de um sensor de ultrassom a respectiva área do grupo de sensores de ultrassom é desligada e não pode mais ser ativada até que o defeito tenha sido corrigido.

Dirigir-se a uma empresa especializada no caso de falha do sistema. Para isso, a Volkswagen recomenda procurar uma Concessionária Volkswagen.

Para o correto funcionamento do sistema, manter os sensores de ultrassom dos para-choques limpos, sem neve e sem gelo e não cobri-los com etiquetas adesivas ou outros objetos.

Fontes de ruído podem ocasionar mensagens de erro do assistente de direção para estacionamento ou do Park Pilot, por exemplo, asfalto áspero, paralelepípedo e ruído de outros veículos.

A Volkswagen recomenda praticar o manuseio do assistente de direção para estacionamento em um local ou em estacionamento sem trânsito para familiarizar-se com o sistema e com as funções.

Ao entrar ou sair da vaga de estacionamento, é emitido um sinal sonoro para indicar ao condutor a troca entre marcha à frente e marcha a ré, uma vez que a troca de sentido da direção não deve ocorrer enquanto o alerta contínuo do Park Pilot estiver sendo emitido.

Se o assistente de direção para estacionamento girar a direção com o veículo parado, o símbolo também é exibido no display do instrumento combinado. Pisar no pedal do freio para que a movimentação do volante ocorra com o veículo parado e o número de manobras dentro da vaga seja o menor possível.

Veja também:

Toyota Corolla. Indicações no mostrador de informações múltiplas
Depois do sensor da câmara reconhecer um sinal, este é exibido no mostrador de informações múltiplas, quando o veículo passa o sinal. Quando a informa&cce ...

Lexus CT200h. Sistema de aviso de pressão dos pneus (se equipado)
O seu veículo está equipado com um sistema de aviso de pressão dos pneus, que utiliza válvulas e transmissores de aviso da pressão do pneu, para detetar a press&at ...

Modelos

© 2017 Todos os direitos reservados 0.009