Hyundai i30: Trocar pneus

AVISO

Um veículo pode deslizar ou rodar para fora do macaco causando ferimentos graves ou a morte ao condutor e aos que se encontrem na sua proximidade. Tenha as seguintes precauções de segurança:

  • Não se posicione por baixo de um veículo que esteja a ser suportado por um macaco.
  • NUNCA tente mudar um pneu na faixa de rodagem. Conduza SEMPRE o veículo completamente para fora da estrada, estacionando numa zona plana e firme afastada do trânsito, antes de mudar um pneu. Se não conseguir encontrar uma zona plana e firme fora da estrada, chame um serviço de reboque.
  • Certifique-se de que usa o macaco fornecido com o veículo.
  • Coloque SEMPRE o macaco nas posições indicadas para o efeito e NUNCA use os parachoques ou qualquer outra parte do veículo para servir de apoio ao macaco.
  • Não ligue ou arranque com o motor com o veículo apoiado no macaco.
  • Não permita a permanência de ninguém dentro do veículo com ele apoiado no macaco.
  • Mantenha as crianças afastadas da estrada e do veículo.

Para mudar um pneu do seu veículo, proceda da seguinte forma: 1. Estacione numa superfície plana e lisa.

2. Coloque o seletor das mudanças na posição P (Parqueamento, nos veículos com caixa de velocidades automática/transmissão de dupla embraiagem), ou a alavanca das mudanças em ponto morto (veículos com caixa de velocidades manual), acione o travão de estacionamento e coloque o interruptor da ignição na posição LOCK/OFF.

3. Pressione o botão das luzes de emergência.

4. Retire a chave de rodas, o macaco, o rabo do macaco e o pneu sobresselente do veículo.

Trocar pneus

5. Bloqueie a parte da frente e detrás do pneu diagonalmente oposto ao pneu que vai ser mudado.

Trocar pneus

6. Desaperte as porcas de rodas, no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio, uma volta cada, pela ordem acima indicada, mas sem as retirar, até o pneu ficar suspenso do chão.

Trocar pneus

7. Posicione o macaco no ponto de apoio indicado para o efeito mais próximo do pneu que vai substituir. Os pontos de apoio do macaco são formados por placas soldadas ao quadro com duas ranhuras. Nunca use o macaco noutra posição ou parte do veículo. Poderia danificar a moldura de vedação lateral.

Trocar pneus

8. Introduza o manípulo no macaco e rode-o no sentido dos ponteiros do relógio, elevando o veículo até o pneu deixar de tocar no chão.

Certifique-se da estabilidade do veículo sobre o macaco.

9. Desaperte as porcas de rodas com a chave e retire-as com os dedos. Retire a roda dos pernos e deite-a de lado no chão, num local onde não atrapalhe. Retire a sujidade e os resíduos dos pernos, superfícies de montagem e da roda.

10. Instale o pneu sobresselente nos pernos do cubo da roda.

11. Aperte as porcas sobre os pernos com os dedos, colocando a extremidade mais pequena das porcas mais perto da roda.

12. Baixe o veículo até ao chão rodando o manípulo do macaco no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio.

Trocar pneus

13. Use a chave de porcas para apertar as porcas pela ordem indicada. Verifique duas vezes cada porca até ficarem todas bem apertadas. Depois de substituir um pneu, recomendamos que se dirija a um concessionário HYUNDAI assim que possível para que as porcas sejam apertadas com o binário adequado. As porcas de rodas devem ser apertadas com um binário de 11~13 Kgf*m (79~94 lbf*ft).

Se tiver um manómetro, verifique a pressão dos pneus (consulte "Pneus e jantes" no capítulo 8 para mais instruções sobre a pressão dos pneus). Se a pressão for inferior ou superior ao valor recomendado, conduza devagar até à estação de serviço mais próxima e encha o pneu até obter a pressão recomendada. Depois de verificar ou regular a pressão, coloque sempre a tampa da válvula. Se não colocar a tampa da válvula, o pneu liberta o ar no seu interior. Se perder uma tampa de válvula, compre outra e instale-a o mais depressa possível. Depois de mudar o pneu, arrume devidamente o pneu furado, o macaco e restantes ferramentas nos locais próprios para o efeito.

NOTA

  • Verifique a pressão dos pneus o mais depressa possível depois de instalar um pneu sobresselente. Ajuste a pressão até obter o valor recomendado.
  • Verifique a pressão dos pneus o mais depressa possível depois de instalar um pneu sobresselente. Ajuste a pressão até obter o valor recomendado.

CUIDADO

O seu veículo está equipado com pernos e porcas de rosca métrica. Durante a substituição do pneu, certifique-se de que volta a instalar as mesmas porcas que foram removidas.

Se tiver que substituir as porcas das rodas, certifique-se de que são de rosca métrica para evitar danificar os pernos e garantir que a roda fica bem presa ao cubo da roda.

Recomendamos que solicite a assistência de um concessionário HYUNDAI.

Se algum elemento do equipamento, como o macaco, as porcas, os pernos ou outros, estiver danificado ou em mau estado, não tente mudar o pneu e chame a assistência.

Uso de pneus sobresselentes compactos (se equipado)

Os pneus sobresselentes compactos destinam-se apenas a uso de emergência. Se usar um pneu sobresselente compacto, conduza com cuidado e siga sempre as precauções de segurança.

AVISO

Para evitar uma falha do pneu sobresselente, que o faça perder o controlo do veículo e sofrer um eventual acidente:

  • Use o pneu sobresselente compacto apenas numa emergência.
  • NUNCA conduza o veículo a mais de 80 km/h (50 mph).
  • Não exceda o valor máximo de carga ou a capacidade de transporte de carga do veículo indicados na faixa lateral do pneu sobresselente compacto.
  • Não use o pneu sobresselente compacto de forma contínua.

    Repare ou substitua o pneu original assim que possível para evitar uma falha do pneu sobresselente compacto.

Quando conduzir com o pneu sobresselente compacto instalado no veículo:

  • Verifique a pressão do pneu depois de instalar o pneu sobresselente compacto. O pneu sobresselente compacto deve ter uma pressão de 420 kPa (60psi).
  • Não leve o veículo a uma estação de lavagem automática com o pneu sobresselente compacto colocado.
  • Não coloque o pneu sobresselente compacto em nenhum outro veículo. O pneu foi especificamente concebido para o seu veículo.
  • A duração do rasto do pneu sobresselente compacto é mais curta do que a de um pneu normal.

    Inspeccione regularmente o pneu sobresselente compacto e substitua um pneu sobresselente compacto gasto por outro com os mesmos tamanho e desenho, a colocar na mesma jante.

  • Não use mais do que um pneu sobresselente compacto ao mesmo tempo.
  • Não reboque um atrelado com o pneu sobresselente compacto instalado.

NOTA

Quando o pneu e jante originais estão reparados e novamente instalados no veículo, o binário das porcas deve ser ajustado corretamente. O binário correto de aperto das porcas de rodas é de 11-13 Kgf*m (79-94 lbf*ft).

CUIDADO

Para evitar danificar o pneu sobresselente compacto e o seu veículo:

  • Conduza devagar tendo em conta as condições de rodagem para evitar todos os riscos, como buracos ou detritos na estrada.
  • Evite conduzir por cima dos obstáculos. O diâmetro do pneu sobresselente compacto é menor do que o diâmetro de um pneu convencional e por isso reduz a distância ao solo em aproximadamente 25 mm (1 polegada).
  • Não coloque correntes no pneu sobresselente compacto. Devido ao seu menor tamanho, as correntes podem não se ajustar correctamente, o que pode danificar o veículo e resultar na perda das correntes.
  • Não use o pneu sobresselente compacto com quaisquer outras jantes, tal como os pneus convencionais, pneus de neve, tampões ou aros de rodas não devem ser usados com a jante do pneu sobresselente compacto.
    Veja também:

    Peugeot 308. Alerta de pressão baixa dos pneus
    Traduz-se pelo acendimento fixo deste avisador, acompanhado por um sinal sonoro e, consoante o equipamento, pela apresentação de uma mensagem. Reduza imediatamente a velocidade, evite as guina ...

    Toyota Corolla. Indicações no mostrador de informações múltiplas
    Depois do sensor da câmara reconhecer um sinal, este é exibido no mostrador de informações múltiplas, quando o veículo passa o sinal. Quando a informa&cce ...

    Modelos

    © 2017 Todos os direitos reservados 0.0117