Renault Fluence: Segurança dos pneus-rodas

Renault Fluence / Conselhos práticos / Pneus / Segurança dos pneus-rodas

Os pneus são o único meio de ligação entre o veículo e a estrada, por isso devem ser mantidos em bom estado.

Deve-se respeitar, imperativamente, as normas previstas no código de trânsito.

Quando for substituir os pneus, recomenda-se que coloque sempre um jogo da mesma marca, do mesmo tipo, da mesma dimensão e da mesma estrutura.

Estes devem: ser idênticos aos originais ou corresponder aos recomendados por uma Oficina Autorizada.

Manutenção dos pneus

Manutenção dos pneus

Os pneus devem estar em bom estado e os sulcos devem apresentar-se com profundidade suficiente; os pneus homologados pelos nossos serviços técnicos incluem indicadores de desgaste 1 constituídos por ressaltos incorporados aos sulcos do pneu.

Quando as bandas de rodagem se desgastarem até o nível dos indicadores, eles se tornarão visíveis 2: nesse ponto, será necessário substituir os pneus, pois a profundidade dos sulcos é de, no máximo, 1,6 mm e isso acarretará em má aderência em piso molhado.

Um veículo sobrecarregado, longos percursos em rodovias, particularmente em dias de muito calor, e condução frequente em caminhos mal conservados, contribuem para a deterioração mais rápida dos pneus e comprometem a segurança.

Certos incidentes de condução, tais como choques contra a guia (meio-fio), podem causar danos nos pneus e nas rodas, além de desajustes na suspensão dianteira ou traseira. Nesse caso, procure uma Oficina Autorizada para verificar seu estado.

Pressões de enchimento

É importante que se respeite as pressões de enchimento dos pneus (incluindo a do estepe). Devem ser verificadas, no mínimo, uma vez por mês e antes de cada viagem mais longa (consulte a etiqueta colada no canto da porta do motorista).

Pressões insuficientes provocam o desgaste prematuro e o aquecimento anormal dos pneus, com todas as consequências de segurança que possam decorrer disso:

  • má aderência na estrada,
  • Risco de estouro ou descolagem da banda de rodagem.

A pressão dos pneus dependerá da carga e da velocidade de utilização do veículo. As pressões devem ser ajustadas em função das condições de utilização (consulte a etiqueta colada no canto da porta do motorista).

As pressões devem ser verificadas a frio: não leve em consideração pressões altas que possam ser atingidas com temperatura elevada ou após percurso efetuado em alta velocidade.

Caso a verificação da pressão não possa ser efetuada com os pneus frios, é necessário acrescentar às pressões indicadas entre 0,2 e 0,3 bars (ou 3 PSI).

Nunca diminua a pressão de um pneu quente.

Particularidade

Algumas versões do veículo dispõem de um adaptador para ser aplicado na válvula, antes de se fazer o enchimento dos pneus.

Atenção, um bico de válvula ausente ou mal rosqueado pode afetar a estanqueidade dos pneus e provocar perdas de pressão.

Verifique sempre que os bicos das válvulas sejam idênticos aos originais e que estão bem apertados.

Substituição dos pneus

Estepe

Por segurança, essa operação deve ser executada somente por uma pessoa treinada.

A substituição dos pneus originais por outros de dimensões ou marca diferentes poderá modificar:

  • a conformidade do veículo perante a legislação em vigor;
  • o seu comportamento em curva;
  • a dureza da direção;
  • a montagem de correntes.

Consulte os parágrafos "Estepe" e "Troca de pneu", no capítulo 5.

    Veja também:

    Citroën C4. Primeiros passos
    Ligar / Desligar. Regulação do volume. Regulação das opções de áudio: ambiente sonoro, agudos, graves, loudness, repartição, balance esquerda/direita, frente/trás, volume automático. Selecção da estação de rádio memorizada. Pressão contínua: memorização de uma estação. Apresentação da lista de estações captadas, das faixas ou das listas CD/MP3. Pressà ...

    Citroën C4. Streaming - Leitura de ficheiros de áudio através de Bluetooth
    Consoante a compatibilidade do telefone O streaming permite ouvir ficheiros musicais do telefone através dos altifalantes do veículo. O telefone deverá saber gerir os perfis Bluetooth adequados (Perfis A2DP / AVRCP). Emparelhe/ligue o telefone: ver capítulo TELEFONAR. Active a fonte streaming através de SOURCE ou SRC. A pilotagem da leitura é efectuada através dos comandos do ...

    Nissan Versa. Velocímetro e hodômetro
    Velocímetro O velocímetro indica a velocidade do veículo. Tipo A Tipo B Hodômetro / Hodômetro parcial duplo Tipo A O hodômetro e o hodômetro parcial duplo são visualizados quando o interruptor de ignição estiver na posição ON. O hodômetro 1 grava a distância total que foi percorrida ...

    Manual do Veículo

    © 2017 All rights reserved : 0.0123