Renault Fluence: Dispositivos de correção de condução

Renault Fluence / A condução / Dispositivos de correção de condução

De acordo com o veículo, podem ser compostos por:

  • o ABS (sistema de antibloqueio de rodas);
  • o controle dinâmico de condução ESP com controle de subesterçar e sistema antipatinação ASR ;
  • o auxílio à frenagem de urgência, com antecipação da frenagem, de acordo com a versão do veículo.

Estas funções constituem um auxílio suplementar em situações de condução crítica, para adaptar o comportamento do veículo ao tipo de condução.

Entretanto, as funções não intervêm no lugar do motorista. Não removem as limitações do veículo e nem devem servir de estímulo à condução em alta velocidade.

Por isso, o sistema nunca poderá substituir a vigilância e a responsabilidade do motorista durante as manobras (o motorista deve estar sempre atento a situações imprevistas que possam ocorrer durante a condução).

ABS (antibloqueio de rodas)

No caso de uma frenagem intensa, a ação do ABS evita o bloqueio das rodas, permitindo controlar a distância de parada e manter o controle do veículo.

Nestas condições, é possível manobrar para evitar um obstáculo, contornando e freando ao mesmo tempo. Além disso, este sistema permite otimizar as distâncias de parada, especialmente em pisos com pouca aderência (piso molhado, etc.).

A ativação do dispositivo manifesta-se por uma vibração do pedal do freio. O ABS não permite, de modo algum, aumentar o desempenho físico ligado às condições de aderência dos pneus ao solo. Portanto, as regras de prudência devem ser imperativamente respeitadas (distância entre veículos, etc.).

Em caso de emergência, recomenda-se acionar o pedal do freio com uma pressão forte e contínua.

Não é necessário fazê-lo por pressões sucessivas (bombeamento).

O ABS modulará a força aplicada no sistema de freios.

Anomalias de funcionamento:

  • e   acesos no painel de instrumentos acompanhados, de acordo com o veículo, das mensagens "Mandar verificar o ABS", "Mandar verificar os travões" e "Mandar verificar ESP" : o ABS, o ESP e o auxilio à frenagem de emergência estão desativados. A frenagem estará sempre assegurada;
  • , ,   e acesos no painel de instrumentos acompanhados da mensagem "Avaria sistema de freio": indica uma falha dos dispositivos de frenagem.

Em ambos os casos consulte uma Oficina Autorizada.

A frenagem estará parcialmente assegurada. No entanto, é perigoso frear bruscamente, o que impõe uma parada imperativa e imediata, compatível com as condições de circulação. Entre em contato com uma Oficina Autorizada.

Controle dinâmico de condução ESP com controle de subesterçar e sistema antipatinação ASR (De acordo com o veículo)

Controle dinâmico de condução ESP

Este sistema ajuda a manter a estabilidade do veículo em situações "críticas " de condução (contorno de um obstáculo, perda de aderência em curva, etc.).

Princípio de funcionamento

O volante possui um sensor que permite ao sistema reconhecer a trajetória de condução escolhida pelo motorista.

Há outros sensores, distribuídos pelo veículo, que permitem avaliar a sua trajetória real.

O sistema compara as manobras do condutor com a trajetória real do veículo e corrige esta última, se necessário, provocando a travagem de alguma(s) roda(s) e/ou recorrendo à potência do motor.

Controle de subesterçar

Este sistema otimiza a ação do ESP em caso de um subesterçar acentuado (perda de aderência do trem dianteiro).

Sistema antipatinação ASR

Este sistema destina-se a limitar a patinagem das rodas de tração e a conservar a trajetória do veículo em situações de partida, de aceleração ou de desaceleração.

Princípio de funcionamento

Através dos sensores de rodas, o sistema mede e compara, constantemente, a velocidade das rodas de tração e detecta uma eventual falta de aderência. Quando uma roda tem tendência para patinar, o sistema freia essa roda até que sua motricidade se torne compatível com o nível de aderência ao piso.

O sistema também atua para ajustar o regime do motor à aderência possível ao piso, independentemente da pressão exercida no pedal do acelerador.

Anomalia de funcionamento

Quando o sistema detecta uma anomalia de funcionamento, a mensagem "Mandar verificar ESP" e a luz indicadora   aparecem no painel de instrumentos. Neste caso, os sistemas ESP e ASR estão desativados.

Consulte uma Oficina Autorizada.

Neutralização da função ASR

Neutralização da função ASR

Em certas situações (circulação sobre solos muito moles: neve, lama... ou condução com pneus com correntes), o dispositivo pode reduzir a potência do motor para limitar a patinagem.

Quando este não for o efeito pretendido, a função pode ser desativada; para isso, pressione o interruptor 1.

A mensagem "Antipatinagem desactivada " aparece no painel de instrumentos para avisá-lo.

O sistema antipatinação ASR é um dispositivo de segurança suplementar; por isso, recomendamos que o utilize em todos os deslocamentos. Ative-o novamente logo que possível; para isso, pressione novamente o interruptor 1.

Nota: a função é automaticamente reativada ao ligar a ignição ou logo que o veículo ultrapasse a velocidade de, aproximadamente, 40 km/h.

Auxílio à frenagem de emergência

Trata-se de um sistema complementar ao ABS que ajuda a reduzir as distâncias de parada do veículo.

Princípio de funcionamento

O sistema identifica uma situação de frenagem de urgência. Neste caso, o sistema de auxílio à frenagem desenvolve instantaneamente a sua máxima potência e pode ativar a regulagem do ABS A frenagem ABS mantém-se enquanto o pedal do freio estiver sendo pisado.

Acendimento das luzes de advertência

Estas luzes poderão acender em caso de forte desaceleração.

Anomalia de funcionamento

Quando o sistema detecta uma anomalia de funcionamento, a mensagem "Mandar verificar os travões" aparece no painel de instrumentos junto com a luz indicadora .

Consulte uma Oficina Autorizada.

Antecipação da frenagem

De acordo com o modelo do veículo, quando se solta rapidamente o pedal do acelerador, o sistema antecipa a frenagem para diminuir as distâncias de parada.

Casos particulares

Ao utilizar o regulador de velocidade:

  • se utilizar o pedal de acelerador, ao aliviar a pressão no pedal, o sistema pode ser ativado;
  • se não utilizar o pedal do acelerador, o sistema não será ativado
    Veja também:

    Mitsubishi Lancer. Couro
    1. Limpe levemente as partes afetadas, utilizando uma gaze ou pano macio levemente umedecido em água. 2. E m caso de sujeira profunda ou eliminação de manchas, utilize sabão neutro. Não esfregue com força excessiva ou deixe molhado. Para enxaguar, mergulhe o pano em água limpa, torça-o bem e remova todo o sabão. 3. Para secar ...

    Renault Fluence. Ar-condicionado manual
    Comandos 1. Regulagem da temperatura do ar 2. Regulagem da velocidade de ventilação 3. Ar-condicionado. 4. Distribuição do ar na cabine. 5. Descongelamento/desembaçamento do vidro traseiro e, em algumas versões, dos retrovisores. 6. Reciclagem de ar. Ativação ou desativação do ar-condicionado A tecla 3 permite ati ...

    Citroën C4. Funcionamento manual
    Se assim pretender, é possível fazer uma escolha diferente da que é proposta pelo sistema, modificando a regulação. Os avisadores da tecla "AUTO" apagam-se; as outras funções continuarão a ser geridas automaticamente.  Um impulso na tecla AUTO permite regressar ao funcionamento automático. Para arrefecer ou aquecer ao máximo o habitáculo, é possà ...

    Manual do Veículo

    © 2017 All rights reserved : 0.0077