Nissan Versa: Sistema de partida a frio

Nissan Versa / Funcionamento e operação / Sistema de partida a frio

ATENÇÃO

Este veículo está equipado com sistema de aquecimento de combustível para partida a frio. Em temperaturas baixas o sistema funciona automaticamente, aquecendo o combustível antes da partida quando o veículo for abastecido com etanol. Desta forma, o veículo não possui tanquinho de gasolina do sistema de partida a frio.

A luz indicadora 1 do sistema de aquecimento de combustível está localizada no painel de instrumentos (medidores e indicadores).

Para mais informações, consulte "Luzes de advertência/indicadoras e avisos sonoros" na seção "Instrumentos e controles".

Se a luz se acender, o motorista deve esperar até que o processo de aquecimento do combustível esteja completo antes de dar a partida ao motor. O aquecimento do combustível é necessário, pois garante a partida do motor quando este for abastecido com etanol em condições de clima frio, principalmente no inverno.

CUIDADO

Se você tentar dar partida ao motor antes do aquecimento do combustível, a luz indicadora irá piscar e o motor não dará a partida.

1. Mova a alavanca seletora para a posição N (Neutro) 2. Coloque o interruptor na posição ON.

Tipo A
Tipo A

3. A luz indicadora 1  do sistema de aquecimento de combustível se acende indicando que o combustível está em fase de aquecimento.

Em condições de baixa temperatura e abastecimento com etanol, a luz indicadora 1 do sistema de aquecimento de combustível se acenderá para indicar ao motorista que o combustível está em processo de aquecimento.

4. Aguarde a fase de aquecimento de combustível.

CUIDADO

O tempo de aquecimento do combustível poderá variar de 1 a 10 segundos, dependendo da temperatura do motor e da concentração de etanol no combustível.

Tipo B
Tipo B

5. Após finalizado o aquecimento do combustível, a luz indicadora 1  se apagará.

6. O motor está pronto para dar a partida.

Libere o pedal do acelerador, coloque o interruptor de ignição na posição START e dê partida ao motor.

7. Caso o motor não dê a partida, aguarde 10 segundos e repita os passos de 1 a 5.

Dando partida ao motor

  • Caso seja difícil dar a partida ao motor em temperaturas extremamente baixas, pressione um pouco o pedal do acelerador (aproximadamente 1/3 do percurso até o assoalho), segure-o e dê partida ao motor.

    Solte o pedal do acelerador quando o motor ligar.

  • Caso seja difícil ligar o motor porque está afogado, pressione totalmente o pedal do acelerador até o assoalho e segure-o.

    Coloque o interruptor de ignição na posição ON para dar a partida ao motor. Dê partida ao motor por 5 ou 6 segundos. Após acionar o motor de partida, solte o pedal do acelerador. Dê a partida ao motor sem acionar o acelerador, com o interruptor de ignição na posição START. Tire a mão da chave quando o motor funcionar. Se o motor ligar, mas falha ao funcionar, repita o procedimento acima.

CUIDADO

Não acione o motor de partida por um período superior a 15 segundos, a cada tentativa. Caso o motor não dê partida, coloque o interruptor de ignição na posição OFF e aguarde 10 segundos antes de tentar novamente, caso contrário o motor de partida poderá ser danificado.

8. Deixe o motor em marcha lenta por 30 segundos após a partida. Não acelere o motor enquanto estiver aquecendo. Primeiramente, dirija uma curta distância em velocidade moderada, especialmente em clima frio.

    Veja também:

    Nissan Versa. Segurança das crianças
    As crianças precisam do auxílio dos adultos para se protegerem. Elas precisam estar sentadas corretamente e com o cinto de segurança afivelado. Em adição a informação geral deste manual, as informações de segurança de crianças estão disponíveis em outras fontes, incluindo médicos, profess ...

    Nissan Versa. Painel de instrumentos
    1. Interruptor do farol, farol de neblina (se equipado) e luzes indicadoras de direção 2. Air bag do motorista / buzina 3. Medidores e indicadores 4. Interruptor do limpador/lavador de parabrisa 5. Difusores centrais 6. Controles de climatização 7. Interruptor das luzes sinalizadoras de emergência 8. Interruptor do desembaçador do vidro trase ...

    Renault Fluence. Contribui com a economia de combustível
    De acordo com o veículo, para otimizar o consumo, uma luz indicadora no painel de instrumentos informa o melhor momento para engrenar a marcha superior ou inferior: mude para a marcha superior; mude para a marcha inferior. Conservação É importante saber que o desrespeito aos regulamentos de controle de poluição pode sujeitar o proprietário ...

    Manual do Veículo

    © 2017 All rights reserved : 0.0097