Nissan Versa: Precauções quanto à operação do freio

Nissan Versa / Funcionamento e operação / Sistema de freio / Precauções quanto à operação do freio

Freios assistidos a vácuo

O servofreio ajuda a frear usando o vácuo do motor. Se o motor parar, você poderá parar o veículo pressionando o pedal de freio. Entretanto, será necessário exercer um esforço muito grande no pedal para parar o veículo e a distância de frenagem será maior.

Usando os freios

Evite manter o pé no pedal de freio enquanto dirige. Isto vai superaquecer os freios, aumentar o desgaste das lonas e pastilhas, e aumentar o consumo de combustível.

Para reduzir o desgaste dos freios e evitar o superaquecimento, diminua a velocidade e engate uma marcha mais baixa ao dirigir em declives ou longas descidas. O superaquecimento dos freios pode diminuir o desempenho de frenagem e causar a perda de controle do veículo.

ATENÇÃO

  • Ao dirigir em uma superfície escorregadia, seja cauteloso nas frenagens, acelerações ou reduções de marchas.

    A frenagem ou aceleração brusca poderá resultar em derrapagem das rodas e consequentemente um acidente.

  • Caso o motor não esteja funcionando ou desligar enquanto você estiver dirigindo, a assistência aos freios não funcionará. Os freios ficarão mais pesados.

Freios molhados

Quando o veículo for lavado ou conduzido em locais com água, os freios poderão ficar molhados.

Como resultado, a distância de frenagem aumentará e o veículo poderá puxar para algum dos lados ao frear.

Para secar os freios, dirija o veículo a uma velocidade segura e pise levemente no pedal do freio para aquecê-los. Faça isto até que os freios voltem a funcionar normalmente. Evite andar com o veículo em alta velocidade até que os freios estejam funcionando corretamente.

Ajuste do freio de estacionamento

Ajuste as sapatas do freio de estacionamento quando o efeito do freio de estacionamento estiver ineficiente ou sempre que as sapatas do freio de estacionamento e/ou tambores/ discos forem substituídos, para garantir melhor rendimento dos freios.

Este procedimento pode ser executado por uma concessionária Nissan.

    Veja também:

    Citroën C4. Acesso à roda sobresselente
    A roda sobresselente encontra-se instalada na mala sob a superfície inferior. Consoante a sua versão, a roda sobresselente é homogénea em chapa ou em alumínio; para determinados países de comercialização é de utilização temporária. Para aceder à roda sobresselente, consulte previamente o parágrafo "Acesso às ferramentas" dessa rubrica. Se o seu veículo estiver ...

    Lexus CT200h. Ventiladores da bateria do sistema híbrido (bateria de tração)
    Existe um ventilador de entrada de ar localizado no lado direito do encosto do banco traseiro, que se destina a arrefecer a bateria do sistema híbrido (bateria de tração). Se o ventilador ficar bloqueado, a bateria do sistema híbrido poderá sobreaquecer, levando a uma redução de potência da bateria do sistema híbrido. Siste ...

    Lexus CT200h. Utilização mais eficaz do sistema áudio
    Pode ajustar as configurações da qualidade de som (Agudos/Médios/ Graves), volume, balanço e DSP no ecrã "Sound settings". Como ajustar as configurações e qualidade do som Vá para "Sound settings": Tecla "MENU" → "Setup" → "Audio" → "Sound settings" Para mudar entre o ecrã das config ...

    Manual do Veículo

    © 2017 All rights reserved : 0.008