Nissan Versa: Luzes de advertência

Luz de advertência do sistema de freio antitravamento (ABS)

Quando o interruptor de ignição for girado para a posição ON, a luz de advertência do Sistema de Freio Antitravamento (ABS) se acende e depois se apaga. Isto indica que o ABS está operando.

Se a luz de advertência do ABS se acender com o motor funcionando, ou ao dirigir, indica que o ABS não está funcionando adequadamente.

Verifique o sistema em uma concessionária Nissan.

Se ocorrer uma falha no ABS, a função antitravamento será desligada. O sistema do freio irá funcionar normalmente, mas sem a assistência antitravamento. Consulte "Sistema do freio" na seção "Funcionamento e operação".

Luz de advertência do freio

Esta luz funciona tanto para o sistema de freio de estacionamento quanto para o sistema de freio de serviço.

Indicador do freio de estacionamento

Quando girar o interruptor de ignição para a posição ON, a luz indicadora do freio de estacionamento se acenderá se o freio de estacionamento estiver acionado.

Luz de advertência de nível baixo do fluido de freio

Ao girar o interruptor de ignição para a posição ON, a luz indicadora do nível baixo de fluido de freio se acende. Caso a luz se acenda com o motor em funcionamento, e com o freio de estacionamento não acionado, pare o veículo e proceda da seguinte maneira: 1. Verifique o nível do fluido de freio. Adicione fluido de freio, se necessário. Consulte "Fluido de freio" na seção "Manutenção e faça você mesmo" deste manual.

2. Se o nível do fluido de freio estiver correto, o sistema de advertência deverá ser inspecionado por uma concessionária Nissan.

Indicador de advertência do sistema de freio antitravamento (ABS)

Quando o freio de estacionamento for liberado e o nível de fluido de freio for sufi ciente, com a luz de advertência do freio e a luz de advertência do Sistema de Freio Antitravamento (ABS) acesas, pode indicar que o sistema ABS não esteja funcionando adequadamente. O sistema de freio deve ser verificado, e se necessário, reparado por uma concessionária Nissan imediatamente.

Evite dirigir em alta velocidade e frenagens bruscas.

(Consulte "Luz de advertência do Sistema de Freio Antitravamento" nesta seção.)

ATENÇÃO

  • O sistema poderá não funcionar adequadamente se a luz de advertência estiver ligada. Poderá ser perigoso dirigir. Se você julgar que está seguro, dirija cuidadosamente até o posto de serviço mais próximo para reparos.

    Do contrário, reboque o seu veículo, pois poderá ser perigoso continuar a condução.

  • Pressionar o pedal de freio com o motor desligado e/ou o nível de fluido de freio baixo poderá aumentar a distância de frenagem e ao frear requisitará um grande esforço ao pressionar o pedal.
  • Se o nível de fluido de freio estiver abaixo da marca MÍNIMO ou MÍN no reservatório do fluido de freio, não dirija até que o sistema de freio tenha sido verificado em uma concessionária Nissan.

Luz de advertência de carga da bateria

Caso a luz se acenda com o motor em funcionamento, isto pode indicar que o sistema de carga não está funcionando adequadamente. Desligue o motor e inspecione a correia do alternador.

Caso a correia esteja solta, partida, ausente ou caso a luz permaneça acesa, consulte uma concessionária Nissan imediatamente.

CUIDADO

Não continue dirigindo caso a correia do alternador esteja frouxa, partida ou danificada.

Luz de advertência de porta aberta (se equipado)

Esta luz se acende quando uma das portas não estiver corretamente fechada, quando o interruptor de ignição estiver na posição ON.

Luz de advertência da seleção da posição P (modelos CVT) (se equipado)

A luz pisca na cor vermelha e o aviso sonoro soa, caso a alavanca seletora de marchas não esteja na posição P (Park) e o interruptor de ignição esteja na posição OFF.

Mova a alavanca seletora de marchas para a posição P (Park) com o interruptor de ignição na posição OFF. A luz indicadora se apagará.

Coloque o interruptor de ignição na posição LOCK para desativar o aviso sonoro.

Luz de advertência da direção elétrica

ATENÇÃO

  • Se o motor não estiver funcionando ou desligar enquanto você estiver dirigindo o veículo, a direção elétrica não funcionará. O volante da direção ficará mais difícil de operar.
  • Quando a luz de advertência da direção elétrica se acender com o motor funcionando, não haverá a assistência para a direção. Você ainda terá o controle do veículo, porém a direção ficará mais difícil de operar. Verifique o sistema de assistência da direção em uma concessionária Nissan.

Quando o interruptor de ignição estiver na posição ON, a luz de advertência da direção elétrica se acende. Após ligar o motor, a luz de advertência da direção elétrica se apaga. Isso indica que o sistema de assistência da direção está funcionando corretamente.

Se a luz de advertência da direção elétrica se acender quando o motor estiver em funcionamento, pode indicar falha no sistema de assistência da direção, sendo necessário o reparo.

Verifique o sistema da direção elétrica em uma concessionária Nissan.

Quando a luz de advertência da direção elétrica se acender com o motor em funcionamento, a assistência para a direção não estará atuando, mas você terá o controle do veículo. Neste caso, um grande esforço será exigido para girar o volante de direção, especialmente em curvas fechadas e velocidades baixas.

Consulte "Direção elétrica" na seção "Partida e condução".

Luz de advertência da pressão de óleo do motor

Esta luz alerta para a baixa pressão de óleo do motor. Se a luz piscar ou se acender durante a condução normal, pare o veículo em um local seguro, desligue o motor imediatamente e entre em contato com uma concessionária Nissan ou outra ofi cina de reparos autorizada.

A luz de advertência de pressão de óleo do motor não foi projetada para indicar o nível baixo de óleo do motor. Use a vareta de nível para verificar o nível de óleo. Consulte "Óleo do motor" na seção "Manutenção e faça você mesmo" deste manual.

CUIDADO

Manter o motor funcionando com a luz de advertência de pressão de óleo do motor acesa, pode causar graves danos ao motor.

Estes danos não serão cobertos pela garantia. Desligue o motor assim que for seguro e possível.

Luz de advertência e aviso sonoro do cinto de segurança (se equipado)

A luz e o aviso sonoro alertam sobre a colocação dos cintos de segurança. A luz se acende quando o interruptor de ignição for colocado na posição ON ou START e permanecerá acesa até que o cinto do motorista seja colocado. Ao mesmo tempo, o aviso sonoro soa por aproximadamente 6 segundos a menos que o cinto de segurança do motorista seja colocado.

A luz de advertência do cinto de segurança pode se acender também caso o cinto de segurança do passageiro dianteiro não esteja colocado quando o banco do passageiro dianteiro estiver ocupado. Por aproximadamente 7 segundos, após colocar o interruptor de ignição na posição ON, o sistema não ativará a luz de advertência para o passageiro dianteiro. Consulte "Cintos de Segurança" na seção "Segurança - Bancos, Cintos de Segurança e Sistema de Proteção Complementar" para precauções na utilização dos cintos de segurança.

Luz de advertência de alta temperatura

Quando girar o interruptor de ignição para a posição ON, a luz de advertência de alta temperatura se acende e em seguida se apaga. Isto indica que o sensor de alta temperatura no sistema de arrefecimento do motor está funcionando corretamente.

CUIDADO

Se a luz de advertência de alta temperatura se acender com o motor funcionando, indica que a temperatura do motor está extremamente alta. Pare o veículo em local seguro o quanto antes. Caso o motor esteja superaquecido e o veículo continue em funcionamento, o motor poderá ser seriamente danificado. Consulte "Se o veículo superaquecer" na seção "Em caso de emergência".

Luz de advertência de nível de combustível baixo

Esta luz se acende quando o nível de combustível no tanque de combustível estiver baixo. Reabasteça tão logo seja possível, preferencialmente antes do indicador de combustível atingir E (Vazio).

Haverá uma pequena quantidade de combustível no tanque quando o indicador de combustível marcar E (Vazio), sem mostrar as barras de combustível.

Luz de advertência do air bag

Quando o interruptor de ignição for colocado na posição ON ou START, a luz de advertência do air bag se acenderá durante cerca de 7 segundos e depois se apagará. Isso significa que o sistema está funcionando corretamente.

Se a condição a seguir ocorrer, os air bags frontais e/ou os sistemas dos pré-tensionadores necessitam de reparo e o seu veículo deve ser encaminhado para uma concessionária Nissan:

  • A luz de advertência do air bag permanece acesa após aproximadamente 7 segundos.
  • A luz de advertência do air bag pisca intermitentemente.
  • A luz do air bag não se acende de qualquer modo.

Caso não sejam inspecionados e reparados, o sistema de proteção complementar (sistema de air bag) e/ou os cintos de segurança com pré-tensionadores poderão não funcionar adequadamente. Para mais informações, consulte "Sistema de Proteção Complementar" na seção "Segurança - Bancos, Cintos de Segurança e Sistema de Proteção Complementar" deste manual.

ATENÇÃO

A luz de advertência do air bag acesa pode indicar que o sistema de air bag frontal e/ ou os sistemas dos pré-tensionadores não funcionarão em caso de acidente. Para evitar ferimentos a você mesmo e aos outros, leve seu veículo, assim que possível, a uma concessionária Nissan para verificação.

    Veja também:

    Nissan Versa. Rádio AM/FM com CD player (Tipo B) (se equipado)
    Tipo B 1.   Tecla para ejetar o CD 2. Tecla FM-AM 3. Tecla AUX 4. Abertura do CD 5. Tecla "VOLTAR" 6. Botão de rolagem, tecla ENTER/AUDIO 7. Tela de exibição 8. Botão VOL (volume) / Tecla power 9. Tecla de retrocesso de faixa/pasta Tecla de avanço de faixa/pasta 10. Tecla CD Para as informações sobre precauçõe ...

    Citroën C4. Anomalia de funcionamento
    Em caso de problema de funcionamento, o avisador do botão acende-se de forma intermitente durante alguns segundos e, em seguida, apaga-se. Consulte a rede CITROËN ou uma oficina qualificada. O sistema pode ser perturbado temporariamente aquando de determinadas condições climáticas (chuva, granizo...). Em particular, circular numa estrada molhada ou passar ...

    Citroën C4. Arranque do motor
    Travão de estacionamento engatado, caixa de velocidades em ponto morto ou na posição N ou P: pressionar a fundo o pedal de embraiagem (caixa de velocidades manual), ou pressionar a fundo o pedal de travão (caixa de velocidades automática), insira a chave no contactor; o sistema reconhece o código, destranque a coluna de direcção girando simultaneamente o volant ...

    Manual do Veículo

    © 2017 All rights reserved : 0.0104