Hyundai i30: Manutenção do acabamento

Lavagem

Para ajudar a proteger o acabamento do veículo da ferrugem e da deterioração, lave-o bem e com frequência (pelo menos uma vez por mês) com água morna ou fria.

Se utilizar o veículo num percurso todoo- terreno, lave-o após cada viagem. Preste especial atenção à remoção de sal, sujidade, lama ou outras matérias estranhas acumuladas. Mantenha sempre os orifícios de escoamento da parte inferior das portas limpos e desentupidos.

Se não forem removidos imediatamente, os insectos, o alcatrão, a seiva das árvores, os dejectos das aves, a poluição industrial e outros depósitos semelhantes podem danificar o acabamento do veículo.

A lavagem imediata com água poderá não ser suficiente para remover completamente esses depósitos.

Utilize um sabão não-agressivo indicado para superfícies pintadas.

Após a lavagem, passe o veículo por água abundante morna ou fria. Não deixe o sabão secar no acabamento

NOTA

  • Não utilize um sabão forte, detergentes químicos ou água quente, nem lave o veículo directamente exposto à luz solar ou com a carroçaria quente.
  • Quando lavar os vidros laterais do seu automóvel tenha cuidado, sobretudo se utilizar água alta pressão, para evitar que a água entre no veículo molhando o interior.
  • De modo a evitar danos nas partes em plástico e nas lâmpadas, não as limpe com diluentes químicos ou detergentes fortes.

AVISO

Travões/embraiagem molhados

Depois de lavar o veículo, experimente os travões/ embraiagem a baixa velocidade para verificar se foram afectados pela água. Se a eficácia dos travões/ embraiagem for inferior à normal, seque os travões aplicando-os ligeiramente a baixa velocidade.

Lavagem a alta pressão

  • Se utilizar dispositivos de lavagem a alta pressão, mantenha uma distância suficiente relativamente ao veículo.

    Uma distância insuficiente ou uma pressão excessiva podem causar danos nos componentes ou infiltração de água no interior do veículo.

  • Não aplique os jatos de água do dispositivo de lavagem de alta pressão diretamente sobre a câmara, os sensores ou a zona circundante. O impacto causado pela água a alta pressão poderia afetar o normal funcionamento do sistema.
  • Não aplique o bico do dispositivo de lavagem junto dos foles (tampas de borracha ou de plástico) nem dos conectores, pois o contacto com a água a alta pressão pode danificar estes elementos.

Lavagem a alta pressão

NOTA

  • As lavagens com água no interior do compartimento do motor incluindo as lavagens com água a alta pressão podem provocar a avaria dos circuitos eléctricos situados no compartimento do motor
  • Nunca permita o contacto de água ou de outros líquidos com os componentes eléctricos/ electrónicos no interior do veículo. Pode danificá-los.

Aplicação de cera

Uma boa camada de cera constitui uma barreira de proteção da pintura.

Mantenha uma boa camada de cera para ajudar a proteger a pintura do seu veículo.

Aplique a cera só quando já não houver gotas de água sobre a pintura.

Antes de aplicar a cera, lave e seque o veículo. Use uma cera líquida ou pastosa de boa qualidade e siga as indicações do fabricante. Encere todos os frisos metálicos para os proteger e manter o brilho.

Se usar um produto removedor de nódoas para eliminar as marcas de óleo, alcatrão e outros materiais semelhantes, acabará também por remover a cera do acabamento.

Certifique-se de que volta a aplicar cera nestas zonas mesmo que o resto do veículo não necessite de uma aplicação de cera.

NOTA

  • A remoção de poeira ou sujidade da carroçaria com um pano seco risca o acabamento do veículo.
  • Não utilize palha-de-aço, produtos de limpeza abrasivos ou detergentes fortes com agentes altamente alcalinos ou cáusticos em peças de alumínio cromado ou anodizado. Pode danificar o revestimento protector e causar a descoloração ou deterioração da pintura.
    Veja também:

    Toyota Corolla. Quando uma mensagem é exibida no mostrador de informações múltiplas
    Mensagem Causa O que fazer "IPA slot not detected, speed too high." A velocidade do veículo excedeu os 30 km/h. Reduza a velocidade do veículo para 3 ...

    Toyota Corolla. Sistema do filtro de partículas diesel
    Quando o depósito recolhido pelo filtro atinge um determinado nível é automaticamente limpo. Limpeza do catalisador DPF A limpeza do catalisador DPF é realizada quando n ...

    Modelos

    © 2017 Todos os direitos reservados 0.0134