Hyundai i30: Travão de estacionamento (tipo manual)

Hyundai i30 / Conduzir o veículo / Sistema de travagem / Travão de estacionamento (tipo manual)

Travão de estacionamento (tipo manual)

Antes de deixar o veículo, acione sempre o travão de estacionamento, da seguinte forma.

Carregue com firmeza no pedal do travão.

Puxe completamente para cima a alavanca do travão de mão.

AVISO

Para reduzir o risco de FERIMENTOS GRAVES ou MORTE, não acione o travão de estacionamento com o veículo em movimento, exceto numa situação de emergência. Se o fizer poderá danificar o sistema de travagem e provocar um acidente.

Travão de estacionamento (tipo manual)

Para soltar: Carregue com firmeza no pedal do travão.

Puxe ligeiramente para cima a alavanca do travão de mão.

Enquanto prime o botão de desbloqueio (1), baixe a alavanca do travão de mão (2).

Se o travão de estacionamento não se libertar ou se não se soltar durante todo o percurso, recomendamos mandar verificar o sistema num concessionário autorizado HYUNDAI.

AVISO

  • Sempre que pretender sair do veículo ou estacionar, imobilize o carro completamente e continue a carregar no pedal do travão. Desloque o seletor das mudanças para a 1ª velocidade (nos veículos com caixa de velocidades manual) ou P (Parqueamento, nos veículos com caixa de velocidades automática/ transmissão de dupla embraiagem), depois acione o travão de estacionamento e coloque o interruptor da ignição na posição LOCK/ OFF.

    Se o travão de estacionamento não for devidamente acionado, o veículo pode mover-se inadvertidamente e causar danos pessoais ao condutor e a terceiros.

  • Nunca deixe uma pessoa que não conhece o veículo ou uma criança manusear o travão de estacionamento.

    Se o travão de estacionamento se desengatar acidentalmente, podem ocorrer graves lesões.

  • Só deverá soltar o travão de estacionamento quando estiver sentado no interior do veículo com o pé firmemente pousado sobre o pedal do travão.

NOTA

  • Não carregue no pedal do acelerador sem soltar antes o travão de estacionamento. Se carregar no pedal do acelerador sem antes soltar o travão de estacionamento, ouve-se um sinal sonoro. O travão de estacionamento poderá ficar danificado.
  • Se conduzir com o travão de estacionamento acionado, poderá causar o sobreaquecimento do sistema de travagem e desgaste prematuro ou danos das peças quebráveis. Antes de iniciar a condução, verifique se soltou o travão de estacionamento e se a respetiva luz avisadora está apagada.

Verifique a luz avisadora do travão de estacionamento colocando o interruptor da ignição na posição ON (não ligue o motor).

Se o travão de estacionamento estiver engatado, esta luz acende-se com o interruptor da ignição na posição START ou ON.

Antes de iniciar a condução, certifique-se de que soltou o travão de estacionamento e de que a respetiva luz avisadora se apagou.

Se a luz avisadora do travão de estacionamento continuar acesa depois de se ter soltado o travão de estacionamento e do veículo se encontrar em movimento, é possível que haja uma falha no sistema do travão. É necessário verificar imediatamente o que se passa.

Se for possível, pare logo o veículo.

Se tal não for possível, tenha o máximo cuidado ao conduzir o veículo e prossiga apenas até conseguir chegar a um local seguro.

    Veja também:

    Hyundai i30. Condições de enchimento dos airbags
    Airbags frontais Os airbags dianteiros foram projetados para insuflar numa colisão frontal, em função da gravidade, velocidade e ângulos de impacto. Airbags de ...

    Mitsubishi Lancer. Lembrete de revisão
    Quando estiver na época de uma revisão será mostrada uma advertência no display por alguns segundos, após ligar a ignição. Consulte "Lembrete de revi ...

    Modelos

    © 2017 Todos os direitos reservados 0.0166