Hyundai i30: Sistema de auxílio à permanência na faixa (LKAS)

Hyundai i30 / Conduzir o veículo / Sistema de auxílio à permanência na faixa (LKAS)

Sistema de auxílio à permanência na faixa (LKAS)

O sistema de auxílio à permanência na faixa deteta as linhas das faixas na estrada e ajuda o condutor a dirigir o veículo mantendo-o dentro da faixa.

Quando o sistema deteta que o veículo está a sair da faixa, alerta o condutor através de um aviso visual e sonoro, ao mesmo tempo que aplica um binário ligeiramente oposto à direção para tentar impedir que o veículo saia da faixa.

AVISO

O sistema de auxílio à permanência na faixa não substitui as boas práticas de condução segura, tendo apenas uma função de conveniência.

Compete ao condutor a responsabilidade de prestar sempre atenção ao meio envolvente e manter o controlo sobre a direção do veículo.

Quando usar o sistema de auxílio à permanência na faixa (LKAS) tome as seguintes precauções:

  • O volante não é controlado de forma contínua, por isso se a velocidade do veículo for superior a um certo nível quando se dá a saída da faixa, o sistema pode não conseguir controlar o veículo.
  • Não mova repentinamente o volante quando este se encontra sob controlo do sistema.
  • O sistema LKAS impede que o condutor saia da faixa por lapso, ao auxiliar o condutor a manter o controlo da direção.

    No entanto, o condutor não deve confiar apenas no sistema mas prestar sempre atenção ao volante de forma a não sair da faixa.

  • Verifique sempre as condições da estrada e o meio envolvente e tenha cuidado se o sistema se cancelar, não funcionar ou apresentar falhas de funcionamento.
  • Não instale acessórios nem autocolantes. Não aplique um efeito de vidro fumado no para-brisas, especialmente junto do espelho retrovisor.
  • O sistema deteta os sinais de trânsito e controla o volante através de uma câmara, por conseguinte, se as linhas das faixas forem difíceis de detetar, o sistema não consegue funcionar corretamente.

    Para mais pormenores, consulte a secção "Limitações do sistema".

  • Não tente reparar a câmara LKAS nem retire quaisquer peças.
  • Não coloque objetos no tabliê que possam refletir a luz quando vai a conduzir.
  • Mantenha sempre as mãos no volante enquanto o sistema LKAS estiver ativado. Se continuar a conduzir com as mãos fora do volante depois de ter surgido a mensagem de aviso "Mantenha as mãos no volante", o sistema desliga-se automaticamente.
  • Tenha sempre cuidado quando usar este sistema.

Informações

Recomendamos que mande verificar o sistema num concessionário HYUNDAI quando:

  • O vidro do para brisas tem que ser substituído.
  • A câmara LKAS ou as peças relacionadas com este sistema têm que ser reparadas ou removidas.
Veja também:

Volkswagen Golf. Airbags para cabeça
Fig. 19 No lado esquerdo do veículo: Local de instalação e área de expansão do airbag para cabeça (Golf). Fig. 20 No lado esquerdo do veícul ...

Lexus CT200h. Fechar o tampão do depósito de combustível
Depois de reabastecer, rode o tampão do depósito de combustível até ouvir um estalido. Logo que libertar o tampão, este roda ligeiramente na direção ...

Modelos

© 2017 Todos os direitos reservados 0.0155