Hyundai i30: Direcção assistida electrónica (EPS)

Hyundai i30 / Sistemas e equipamentos do veículo / Volante / Direcção assistida electrónica (EPS)

O sistema auxilia o condutor a manobrar o veículo. Se o motor estiver desligado ou o sistema da direcção assistida ficar sem funcionar, o veículo continuará a ter direcção, mas esta exigirá um maior esforço de comando por parte do condutor.

Além disso, o esforço da direção torna-se maior à medida que aumenta a velocidade do veículo e menor à medida que a velocidade diminui para otimizar o controlo do volante.

Se verificar qualquer alteração no esforço necessário para controlar o veículo em situação de condução normal, recomendamos mandar verificar o sistema num concessionário autorizado HYUNDAI.

NOTA

  • Se o sistema de direção assistida elétrica não funcionar normalmente, a luz avisadora ( ) ilumina-se ou começa a piscar no painel de instrumentos. O controlo ou a utilização do volante pode tornar-se difícil. Dirija-se a um concessionário HYUNDAI e mande verificar o sistema o mais depressa possível.
  • Quando é detetada uma anomalia no sistema da direção assistida elétrica, a função de auxílio à direção deixa de funcionar para evitar um acidente mortal. Nesta altura, a luz avisadora ilumina-se ou começa a piscar no painel de instrumentos. O controlo ou o manuseamento do volante pode tornar-se difícil. Conduza o veículo até uma zona segura e solicite imediatamente o serviço de assistência.

Informações

Em condições de condução normal, podem ocorrer as seguintes situações:

  • O esforço da direção pode ser elevado imediatamente a seguir a ter-se colocado o interruptor da ignição na posição ON.

    Isto acontece se o sistema executar o diagnóstico do sistema EPS. Findo o diagnóstico, o volante volta ao estado normal.

  • Depois de o interruptor da ignição rodar para a posição 'ON' ou 'LOCK/OFF', poderá ouvir um clique vindo do relé do sistema EPS.
  • Poderá ouvir ruído vindo do motor eléctrico com o veículo parado ou a rolar a baixa velocidade.
  • Se rodar o volante a baixa temperatura, pode ouvir um ruído anormal. Se a temperatura subir, o ruído desaparece. Esta situação é normal.
  • Quando o veículo está parado, se virar o volante completamente para a esquerda ou para a direita num movimento contínuo, o esforço para virar o volante aumenta. Não se trata de uma falha de funcionamento do sistema. Depois o esforço necessário para virar o volante volta a normalizar.
    Veja também:

    Toyota Corolla. Luzes de aviso e indicadores
    As luzes de aviso e os indicadores no agrupamento de instrumentos e painel central informam o condutor sobre o estado dos vários sistemas do veículo. Para efeitos de explicaç ...

    Volkswagen Golf. Destravar ou travar o veículo por dentro
    Fig. 62 Na porta do condutor: botão do travamento central. Com os botões do destravamento central Pressionar o botão → Fig. 62: Destravar o veículo. Travar o ...

    Modelos

    © 2017 Todos os direitos reservados 0.012