Volkswagen Golf: Tomadas

Acessório elétrico pode ser ligado nas tomadas do veículo.

Os equipamentos conectados devem estar em perfeitas condições.

ATENÇÃO

A utilização inadequada de tomadas e de acessório elétrico pode causar incêndios e ferimentos graves.

  • Nunca deixar crianças sem supervisão dentro do veículo, porque as tomadas e os aparelhos conectados nas tomadas podem ser utilizados com a ignição ligada.
  • Se o aparelho elétrico conectado esquentar demais, desligar o aparelho imediatamente e tirar o conector da tomada.

NOTA

  • Para evitar danos ao sistema elétrico, nunca conectar na tomada 12 V acessórios que forneçam corrente para carregar a bateria do veículo 12 V, como, por exemplo, painéis solares ou carregadores de bateria.
  • Utilizar somente acessório que tenha sido verificado conforme as diretrizes vigentes com relação à compatibilidade eletromagnética.
  • Antes de ligar e desligar a ignição, bem como antes de ligar o motor, os consumidores conectados às tomadas 12 V devem ser desligados para evitar danos por variações de corrente. Se o sistema Start-Stop desligar automaticamente o motor e o ligar novamente, os consumidores conectados não precisam ser desligados.
  • Nunca conectar consumidores elétricos a uma tomada 12 V que consumam mais do que a potência indicada. Ao exceder a potência máxima, o sistema elétrico do veículo pode ser danificado.

Não deixar o motor em funcionamento com o veículo parado.

Com o motor parado, a ignição ligada e acessório ligado, a bateria do veículo 12 V se descarrega.

Aparelhos não blindados podem causar avarias no rádio e nos componentes eletrônicos do veículo.

Podem ocorrer falhas de recepção da banda AM do rádio quando aparelhos elétricos forem operados nas proximidades da antena no vidro traseiro.

Tomadas 12 V no veículo

Fig. 173 Tomada 12 V dobrável 1 , tomada 12 V com cobertura removível 2 .
Fig. 173 Tomada 12 V dobrável 1 , tomada 12 V com cobertura removível 2 .

Potência máxima

A potência máxima de cada tomada 12 V não deve ser excedida. A potência dos aparelhos se encontra em suas plaquetas de identificação.

Quando dois ou mais equipamentos estiverem conectados ao mesmo tempo, a potência máxima de todos os equipamentos elétricos conectados nunca deve exceder 190 W

Tomada 12 V

A tomada 12 V funciona somente com a ignição ligada.

Com o motor desligado, a ignição ligada e um equipamento elétrico ligado, a bateria do veículo se descarrega. Por esse motivo, somente utilizar um consumidor elétrico na tomada 12 V com o motor em funcionamento.

Antes de ligar ou desligar a ignição, bem como antes de ligar o motor, desligar os aparelhos conectados para evitar danos por variações de tensão.

Tomadas 12 V podem ser encontradas nos seguintes locais do veículo:

  • Na parte inferior do console central:
  • No compartimento de bagagem.

NOTA

Observar os manuais de instruções dos aparelhos conectados!

Nunca exceder a potência máxima, já que desta forma todo o sistema elétrico do veículo poderá ser danificado.

Tomada 12 V:

  • Utilizar somente acessório que tenha sido verificado conforme as diretrizes vigentes com relação à compatibilidade eletromagnética.
  • Nunca aplicar corrente na tomada 12 V.
    Veja também:

    Chevrolet Cobalt. Difusores de ar ajustáveis
    Os difusores de ar não deverão ser totalmente fechados quando o sistema de resfriamento estiver ligado. Direcione o fluxo de ar inclinando as aletas e a roda do ajustador. Pa ...

    Renault Fluence. Sinais acústicos e luminosos
    Buzina Pressione nas laterais da almofada do volante A. Sinal de luz alta Para enviar um sinal de luz alta puxe a alavanca 1 em sua direção. Setas indicadoras de direç&ati ...

    Modelos

    © 2017 Todos os direitos reservados 0.0112