Volkswagen Golf: Controle automático de distância (ACC)

Volkswagen Golf / Sistema de assistência ao condutor / Controle automático de distância (ACC)

O controle automático de distância (ACC) é uma combinação do sistema regulador de velocidade e do sistema de controle de distância

Com a ajuda do ACC (Adaptive Cruise Control), é possível manter uma velocidade absoluta constante entre 30 km/h (20 mph) e 160 km/h (100 mph). Além disso, o ACC mantém uma distância temporal regulada pelo condutor do veículo à frente.

Veículos com transmissão automática podem ser freados por meio do ACC atrás de um veículo parado até a parada.

Solicitação de intervenção do condutor

Durante a condução, são estabelecidos limites condicionados ao sistema para o ACC. Ou seja, o condutor possivelmente deve regular ele mesmo a velocidade e a distância em relação a outros veículos.

A solicitação de intervenção do condutor é exibida no display do instrumento combinado por meio de uma solicitação de frenagem e um alerta sonoro

ATENÇÃO

A tecnologia inteligente do ACC não pode ir além dos limites impostos pela física e trabalha somente dentro dos limites do sistema. O maior conforto oferecido pelo ACC não deve incentivar a colocar a segurança em risco. Uma utilização desatenta ou sem supervisão do ACC pode causar acidentes e ferimentos graves. O sistema não pode substituir a atenção do condutor.

  • Adequar a velocidade e a distância de segurança em relação a veículos à frente sempre às condições de visibilidade, do clima, da pista e do trânsito.
  • Não utilizar o ACC em tráfego intenso, em distância muito pequenas, em trechos íngremes, cheios de curvas e escorregadios como, por exemplo, neve, gelo ou cascalho, e também não em ruas alagadas.
  • Nunca utilizar o ACC na terra ou em ruas não pavimentadas. O ACC é projetado somente para utilização em ruas pavimentadas.
  • O ACC não reage a objetos imóveis, por exemplo, o fim do congestionamento, veículo quebrado ou veículos parados em frente a um semáforo
  • O ACC não reagem a pessoas, animais, veículos que cruzam ou veículos que vêm na mesma direção e na mesma faixa de rodagem.
  • Se a redução da velocidade por meio do ACC não for suficiente, frear imediatamente o veículo com o freio.
  • Se após a solicitação de intervenção do condutor o veículo continuar rodando involuntariamente, frear o veículo com o freio.
  • Se, no display do instrumento combinado, aparecer uma solicitação de intervenção do condutor, regular a distância por conta própria.
  • O condutor deve estar sempre preparado para assumir as tarefas de condução (acelerar ou frear).

NOTA

Se houver dúvidas de que o sensor do radar foi avariado, desligar o ACC. Desse modo, podem ser evitados danos consequentes. Ajustar novamente o sensor do radar.

  • Reparos no sensor do radar exigem conhecimentos técnicos específicos e ferramentas especiais. Para isso, a Volkswagen recomenda procurar uma Concessionária Volkswagen.

Se o ACC não funcionar como descrito neste capítulo, não utilizar o ACC e procurar uma empresa especializada. Para isso, a Volkswagen recomenda procurar uma Concessionária Volkswagen.

A velocidade máxima com o ACC ativo é limitada a 160 km/h (100 mph).

Com o ACC ativado possivelmente podem ocorrer durante o processo de frenagem ruídos incomuns causados pelo sistema de freio.

Veja também:

Toyota Corolla. Pressão de enchimento dos pneus
Certifique-se que mantém a correta pressão dos pneus. Deve verificar a pressão dos pneus, pelo menos, uma vez por mês. Contudo, a Toyota recomenda que a pressão d ...

Mitsubishi Lancer. Botões do piloto automático
A - Botão "ON OFF" Liga e desliga a função piloto automático. B - Botão "COAST SET" Reduz a velocidade ajustada e ajusta a velocidade da conduçã ...

Modelos

© 2017 Todos os direitos reservados 0.0104