Renault Fluence: Iluminação e sinalização externas

Renault Fluence / Conheça o seu veículo / Iluminação e sinalização externas

Iluminação e sinalização externas

Lanternas

Gire o anel 2 até que o símbolo fique alinhado com a marca número 3.

Função ligar os faróis diurnos

De acordo com o veículo, as luzes de dia acendem-se sem acionar o arranque do motor. Para ativar ou desativar esta função, consulte o parágrafo "Menu de personalização do veículo" no capítulo 1.

Luzes baixas

Funcionamento manual

Gire o anel 2, até que o símbolo fique alinhado com a marca 3. Esta luz indicadora se ilumina no painel de instrumentos.

Funcionamento automático (de acordo com o veículo)

Gire o anel 2, até que o símbolo AUTO fique alinhado com a marca 3: com o motor funcionando, os faróis baixos acendem-se ou apagam-se automaticamente (em função da luminosidade exterior), sem necessidade de manobrar a haste 1.

Luzes altas

Com os faróis baixos acesos, puxe a haste 1 em sua direção. Esta luz indicadora se ilumina no painel de instrumentos.

Para selecionar novamente os faróis baixos volte a puxar a haste 1 na sua direção.

Antes de iniciar uma viagem noturna: verifique o estado do equipamento elétrico e regule os faróis (se não for circular nas condições de carga habituais).

De uma maneira geral, verifique se os faróis não estão embaçados por sujeira, lama, neve, ou por objetos transportados que possam cobrir os faróis.

Desligamento das luzes

Desligamento das luzes

Existem duas possibilidades:

  • Manualmente, gire o anel 2 para a posição 0;
  • as luzes se apagam automaticamente quando o motor for desligado e a porta do motorista for aberta, ou quando o veículo for travado. Nesse caso, na próxima vez em que o motor for ligado, as luzes se acenderão de acordo na posição do anel 2.

Observação: caso os faróis de neblina também estejam acesos, não haverá o desligamento automático da iluminação.

Função "iluminação exterior de acompanhamento"

De acordo com a versão do veículo, essa função permite acender temporariamente os faróis baixos (para iluminar um portão de garagem...).

Com o motor parado, com as luzes apagadas e com o anel 2 na posição 0, puxe a haste 1 em sua direção: os faróis baixos se acendem por aproximadamente trinta segundos.

Para prolongar esse tempo, puxe a haste por até quatro vezes, no máximo (tempo total limitado a dois minutos).

De acordo com a versão do veículo, a mensagem "Iluminação durante ___" seguida do tempo de iluminação é exibida no painel de instrumentos para confirmar essa ação.

Para desligar as luzes antes de terminada a temporização automática, gire o anel 2 para uma posição qualquer e, depois, coloque-o na posição 0.

Antes de iniciar uma viagem noturna: verifique o estado do equipamento elétrico e regule os faróis (se não for circular nas condições de carga habituais).

De uma maneira geral, verifique se os faróis não estão embaçados por sujeira, lama, neve, ou por objetos transportados que possam cobrir os faróis.

Alarme de aviso de esquecimento de luzes acesas

Alarme de aviso de esquecimento de luzes acesas

Ao abrir a porta do motorista com a iluminação ligada e o motor desligado, um alarme sonoro é ativado para avisar sobre o risco de descarga da bateria.

Faróis de neblina dianteiros

Gire o anel central 4 da haste 1, até que o símbolo fique alinhado com a marca 5, e depois solte-o.

Para que funcione, deverá estar selecionada a posição de iluminação externa e então se acende uma luz indicadora no painel de instrumentos.

Farol de neblina traseiro

Gire o anel central 4 da haste, até que o símbolo fique alinhado com a marca 5, e depois solte-o.

Para que funcione, deverá estar selecionada a posição de iluminação externa e então se acende uma luz indicadora no painel de instrumentos.

Não se esqueça de desligar essas luzes, logo que não necessite mais delas, para não incomodar outros motoristas.

Desligamento das luzes

Gire novamente o anel 4 até alinhar a marca 5 com o símbolo correspondente à luz de neblina que pretende apagar. A luz indicadora correspondente apagase no painel de instrumentos.

Ao desligar a iluminação externa, são desligadas também as luzes de nevoeiro dianteiras e traseiras.

Em caso de neblina ou neve, ou se estiver transportando um objeto que ultrapasse a dimensão do teto, o acendimento automático das luzes não é ativado.

O acendimento dos faróis de neblina é feito pelo motorista: as luzes indicadoras no quadro de instrumentos informam o seu estado (luz indicadora acesa, se estiverem ligados; luz indicadora apagada, se estiverem desligados).

    Veja também:

    Lexus CT200h. Indicadores
    Os indicadores informam o condutor sobre o estado de funcionamento dos vários sistemas do veículo. Indicador do sinal de mudança de direção Indicador do sinal de mudança de direção Indicador das luzes de máximos dos faróis Indicador da luz de nevoeiro da frente Indicador da luz de nevoeiro traseira Indicador "RE ...

    Mitsubishi Lancer. Capacidade do reservatório de combustível
    Capacidade: 59 litros Reabastecimento 1. Antes de abastecer de combustível, desligue o motor. 2. O gargalo de abastecimento de combustível está localizado na parte traseira esquerda do veículo. Abra a tampa de abastecimento de combustível usando a alavanca de liberação da tampa de abastecimento de combustível, localizada ao ...

    Citroën C4. Anomalia de funcionamento
    Em caso de problema de funcionamento do sistema, o avisador do comando "ECO OFF" funciona de forma intermitente e, em seguida, acende-se fixamente. Solicite a verificação junto da rede CITROËN ou de uma oficina qualificada. Em caso de anomalia no modo STOP, é possível que o veículo bloqueie. Todos os avisadores do quadro de bordo são iluminados. ...

    Manual do Veículo

    © 2017 All rights reserved : 0.05