Nissan Versa: Precauções quanto à operação do freio

Nissan Versa / Funcionamento e operação / Sistema de freio / Precauções quanto à operação do freio

Freios assistidos a vácuo

O servofreio ajuda a frear usando o vácuo do motor. Se o motor parar, você poderá parar o veículo pressionando o pedal de freio. Entretanto, será necessário exercer um esforço muito grande no pedal para parar o veículo e a distância de frenagem será maior.

Usando os freios

Evite manter o pé no pedal de freio enquanto dirige. Isto vai superaquecer os freios, aumentar o desgaste das lonas e pastilhas, e aumentar o consumo de combustível.

Para reduzir o desgaste dos freios e evitar o superaquecimento, diminua a velocidade e engate uma marcha mais baixa ao dirigir em declives ou longas descidas. O superaquecimento dos freios pode diminuir o desempenho de frenagem e causar a perda de controle do veículo.

ATENÇÃO

  • Ao dirigir em uma superfície escorregadia, seja cauteloso nas frenagens, acelerações ou reduções de marchas.

    A frenagem ou aceleração brusca poderá resultar em derrapagem das rodas e consequentemente um acidente.

  • Caso o motor não esteja funcionando ou desligar enquanto você estiver dirigindo, a assistência aos freios não funcionará. Os freios ficarão mais pesados.

Freios molhados

Quando o veículo for lavado ou conduzido em locais com água, os freios poderão ficar molhados.

Como resultado, a distância de frenagem aumentará e o veículo poderá puxar para algum dos lados ao frear.

Para secar os freios, dirija o veículo a uma velocidade segura e pise levemente no pedal do freio para aquecê-los. Faça isto até que os freios voltem a funcionar normalmente. Evite andar com o veículo em alta velocidade até que os freios estejam funcionando corretamente.

Ajuste do freio de estacionamento

Ajuste as sapatas do freio de estacionamento quando o efeito do freio de estacionamento estiver ineficiente ou sempre que as sapatas do freio de estacionamento e/ou tambores/ discos forem substituídos, para garantir melhor rendimento dos freios.

Este procedimento pode ser executado por uma concessionária Nissan.

    Veja também:

    Citroën C4. Posição específica do limpa-vidros dianteiro
    Esta posição permite soltar as escovas do limpa-vidros dianteiro. Permite limpar as lâminas ou proceder à substituição das escovas. Pode ser igualmente útil, durante o Inverno, para soltar as lâminas do pára-brisas. No minuto seguinte à ignição ser desligada, qualquer acção no comando do limpa-vidros posiciona as escovas na vertical. Para colocar as esco ...

    Nissan Versa. Estacionamento/estacionando em ladeiras
    ATENÇÃO Não pare ou estacione o veículo sobre materiais inflamáveis como grama seca, papéis ou panos. Eles podem pegar fogo e causar um incêndio. Para estacionar com segurança, é necessário que o freio de estacionamento esteja acionado e que a transmissão esteja engatada na posição ...

    Renault Fluence. Alerta de nível mínimo do óleo no painel de instrumentos
    Durante a visualização da mensagem "Teste de funções do veículo" pressione um dos botões 3 ou 4. Se o nível estiver acima do mínimo: a mensagem "Nível de óleo" aparece no visor, acompanhada de círculos 1 que vão sendo substituídos por traços horizontais 2 à medida que o níve ...

    Manual do Veículo

    © 2017 All rights reserved : 0.0068