Honda Civic: Modelos com transmissão manual

Seleção de Marcha

Operação da Alavanca de Mudanças

Pressione totalmente o pedal da embreagem para acionar a alavanca de mudanças e mudar as marchas, e solte lentamente o pedal.

Pressione o pedal da embreagem e mantenha-o pressionado por alguns segundos antes de mudar para R, ou mude para uma das marchas à frente momentaneamente antes de mudar para R. Isso interromperá o acionamento das engrenagens para que não haja "rangido".

Operação da Alavanca de Mudanças

Não descanse o pé no pedal da embreagem quando não estiver mudando as marchas. Isso causará desgaste desnecessário na embreagem.

ATENÇÃO

Não mude para R antes que o veículo esteja completamente parado. Mudar para R com o veículo ainda em movimento pode danificar a transmissão.

 

ATENÇÃO

 Nunca pressione parcialmente o pedal da embreagem para manter o veículo parado ou se deslocando lentamente em aclives, em situação de trânsito lento ou semáforos. Esse procedimento causará o superaquecimento dos componentes de atrito (discos e platô), podendo causar a deterioração total ou parcial desses itens, gerando assim despesas desnecessárias. O desgaste prematuro do sistema de embreagem não será coberto pela garantia, visto ter sido ocasionado pelo não cumprimento das condições acima.

Acelerações e desacelerações rápidas podem causar a perda de controle do veículo sobre superfícies escorregadias. Tenha muito cuidado ao dirigir sobre esse tipo de superfície.

 

ATENÇÃO

 Antes de reduzir a marcha, certifique-se de que o motor não entrará na zona vermelha do tacômetro.

Se isso ocorrer, o motor poderá sofrer danos severos.

Na alavanca de mudanças, há uma parte metálica.

Se o veículo for estacionado em local aberto durante muito tempo num dia quente, tome cuidado antes de mover a alavanca. Devido ao calor, a alavanca de mudanças poderá estar extremamente quente. Se a temperatura externa estiver baixa, a alavanca de mudanças poderá estar fria.

Se a velocidade máxima para a marcha selecionada for excedida, a rotação do motor entrará na zona vermelha do tacômetro. Se isso ocorrer, um leve solavanco poderá ser sentido.

Travamento da Marcha a Ré

A transmissão manual tem um mecanismo de travamento que impede que a alavanca de mudanças seja movimentada para a posição R, a partir de uma marcha à frente, com o veículo em movimento acima de uma determinada velocidade.

Se não for possível mudar a alavanca de mudanças para a posição R quando o veículo estiver parado, faça o seguinte:

Travamento da Marcha a Ré

  1. Pressione o pedal da embreagem, mova a alavanca de mudanças totalmente para a esquerda, e para a posição R.
  2. Se ainda não for possível mudar para R, aplique o freio de estacionamento e gire o interruptor de ignição para ACESSÓRIOS I ou TRAVA 0.
  3. Pressione o pedal da embreagem e mude para R.
  4. Mantenha o pedal da embreagem pressionado e ligue o motor.
  • Se tiver que efetuar esse procedimento repetidamente, faça a inspeção do veículo em uma Concessionária Autorizada Honda no Território Nacional.
    Veja também:

    Mitsubishi Lancer. Alterando os ajustes das funções (com o interruptor de ignição na posição "ON" (ligado))
    1. Pare o veículo em local seguro. Aplique firmemente o freio de estacionamento e coloque a alavanca de mudanças na posição "N" (neutro) (T/M) ou a alavanca seleto ...

    Hyundai i30. Travões assistidos
    O seu veículo dispõe de travões assistidos que se afinam automaticamente com o uso normal. Se o motor não estiver a trabalhar ou for desligado durante a conduç ...

    Modelos



    © 2017 Todos os direitos reservados 0.0209