Honda Civic: Modelos com transmissão manual

Seleção de Marcha

Operação da Alavanca de Mudanças

Pressione totalmente o pedal da embreagem para acionar a alavanca de mudanças e mudar as marchas, e solte lentamente o pedal.

Pressione o pedal da embreagem e mantenha-o pressionado por alguns segundos antes de mudar para R, ou mude para uma das marchas à frente momentaneamente antes de mudar para R. Isso interromperá o acionamento das engrenagens para que não haja "rangido".

Operação da Alavanca de Mudanças

Não descanse o pé no pedal da embreagem quando não estiver mudando as marchas. Isso causará desgaste desnecessário na embreagem.

ATENÇÃO

Não mude para R antes que o veículo esteja completamente parado. Mudar para R com o veículo ainda em movimento pode danificar a transmissão.

 

ATENÇÃO

 Nunca pressione parcialmente o pedal da embreagem para manter o veículo parado ou se deslocando lentamente em aclives, em situação de trânsito lento ou semáforos. Esse procedimento causará o superaquecimento dos componentes de atrito (discos e platô), podendo causar a deterioração total ou parcial desses itens, gerando assim despesas desnecessárias. O desgaste prematuro do sistema de embreagem não será coberto pela garantia, visto ter sido ocasionado pelo não cumprimento das condições acima.

Acelerações e desacelerações rápidas podem causar a perda de controle do veículo sobre superfícies escorregadias. Tenha muito cuidado ao dirigir sobre esse tipo de superfície.

 

ATENÇÃO

 Antes de reduzir a marcha, certifique-se de que o motor não entrará na zona vermelha do tacômetro.

Se isso ocorrer, o motor poderá sofrer danos severos.

Na alavanca de mudanças, há uma parte metálica.

Se o veículo for estacionado em local aberto durante muito tempo num dia quente, tome cuidado antes de mover a alavanca. Devido ao calor, a alavanca de mudanças poderá estar extremamente quente. Se a temperatura externa estiver baixa, a alavanca de mudanças poderá estar fria.

Se a velocidade máxima para a marcha selecionada for excedida, a rotação do motor entrará na zona vermelha do tacômetro. Se isso ocorrer, um leve solavanco poderá ser sentido.

Travamento da Marcha a Ré

A transmissão manual tem um mecanismo de travamento que impede que a alavanca de mudanças seja movimentada para a posição R, a partir de uma marcha à frente, com o veículo em movimento acima de uma determinada velocidade.

Se não for possível mudar a alavanca de mudanças para a posição R quando o veículo estiver parado, faça o seguinte:

Travamento da Marcha a Ré

  1. Pressione o pedal da embreagem, mova a alavanca de mudanças totalmente para a esquerda, e para a posição R.
  2. Se ainda não for possível mudar para R, aplique o freio de estacionamento e gire o interruptor de ignição para ACESSÓRIOS I ou TRAVA 0.
  3. Pressione o pedal da embreagem e mude para R.
  4. Mantenha o pedal da embreagem pressionado e ligue o motor.
  • Se tiver que efetuar esse procedimento repetidamente, faça a inspeção do veículo em uma Concessionária Autorizada Honda no Território Nacional.
    Veja também:

    Volkswagen Golf. Proteger a si mesmo e ao veículo
    Fig. 29 Na parte superior do console central: botão das luzes de advertência Observar as determinações legais para a proteção de um veículo parado ...

    Citroën C4. CD de áudio
    Ouvir um CD Insira apenas CDs de forma circular com 12 cm de diâmetro. Alguns sistemas antipirataria, em disco de origem ou em CD, copiados por um gravador pessoal, podem originar problemas de ...

    Modelos

    © 2017 Todos os direitos reservados 0.0193