Honda Civic: Modelos com transmissão automática com seletores de marcha

Honda Civic / Condução do Veículo / Ao Conduzir o Veículo / Transmissão Automática / Modelos com transmissão automática com seletores de marcha

Seleção de Marcha

Seleciona automaticamente as marchas adequadas de acordo com suas necessidades de condução.

Posições da alavanca seletora

Posições da alavanca seletora

Estacionamento Utilizada para estacionar ou dar partida no motor.

Marcha a Ré Utilizada para dar ré.

Neutro Utilizada para a marcha lenta.

Condução

  • Utilizada para a condução normal (a mudança de marchas é automática entre a 1ª e a 5ª).
  • Condução temporária no modo sequencial

Condução (S)

Utilizada para:

  • Mudar automaticamente as marchas entre a 1ª e a 4ª (a 4ª marcha é usada somente em alta velocidade).
  • Condução em modo sequencial.
Não é possível girar o interruptor de ignição para a posição TRA VA 0 e remover a chave, a menos que a alavanca seletora esteja na posição

Com o motor frio, o veículo poderá deslocar-se lentamente mesmo na posição N.

Pressione firmemente o pedal do freio e, se necessário, aplique o freio de estacionamento.

Operação da Alavanca Seletora

Operação da Alavanca Seletora

ATENÇÃO

Ao mudar a alavanca seletora de D para R e vice-versa, pare o veículo completamente e mantenha o pedal do freio pressionado. Acionar a alavanca seletora antes que o veículo tenha parado completamente pode danificar a transmissão.

Use o indicador no painel de instrumentos para verificar a posição da alavanca seletora antes de movimentar o veículo.

Se o indicador D piscar durante a condução, em qualquer posição da alavanca, isso significa que a transmissão apresenta um problema.

Evite acelerações súbitas e faça a inspeção da transmissão em uma Concessionária Autorizada Honda no Território Nacional o mais rápido possível.

O suprimento de combustível poderá ser cortado se o motor for operado em rotações altas ou na zona vermelha do tacômetro (limite de rotação do motor). Se isso ocorrer, um leve solavanco poderá ser sentido.

Não será possível acionar a alavanca seletora se o pedal do freio for aplicado com o botão de liberação da alavanca pressionado.

Pressione primeiro o pedal do freio.

Modo Sequencial de Mudança

Use os seletores de marcha para mudar entre a 1ª e a 5ª marchas sem tirar as mãos do volante de direção.

Quando a alavanca seletora estiver na posição D

O veículo entrará momentaneamente no modo sequencial de mudança e o indicador de posição de marcha se acenderá.

Assim que você começar a viajar a uma velocidade constante, o modo sequencial de mudança será desligado automaticamente e o indicador de posição de marcha se apagará.

Quando a alavanca seletora estiver na posição S

O veículo entrará no modo sequencial de mudança e o indicador M (modo sequencial de mudança) e o indicador de posição de marcha se acenderão. Em velocidades de 10 km/h ou menos, o veículo reduzirá automaticamente para a 1ª marcha. Não ocorrerá mudança automática para uma marcha mais alta, mesmo se a velocidade do veículo aumentar.

Só é possível colocar o veículo em movimento na 1ª ou 2ª marcha.

Para desativar o modo sequencial de mudança, mova a alavanca seletora da posição S para D.

Ao cancelar o modo sequencial de mudança, o indicador de modo sequencial e o indicador de posição de marcha se apagarão.

Modo de travamento na segunda marcha

Se o seletor de marcha + for acionado com o veículo parado ou deslocando-se a 10 km/h ou menos, a transmissão será travada na 2ª marcha. Isso facilita o deslocamento do veículo em superfícies escorregadias.

Para cancelar o modo de travamento na 2ª marcha, acione o seletor de marcha ou mova a alavanca seletora da posição S para D.

Operação no Modo Sequencial de Mudança

Operação no Modo Sequencial de Mudança

Cada toque no seletor de marcha se efetua uma mudança de marcha. Para mudar continuamente as marchas, solte o seletor antes de acioná-lo novamente para a próxima marcha.

Se o indicador de posição de marcha piscar ao tentar mudar para uma marcha inferior ou superior, isso significa que a velocidade do veículo não está na faixa de mudanças permitida. Acelere levemente para mudar para uma marcha superior ou desacelere para mudar para uma marcha inferior, enquanto o indicador estiver piscando.

Efetue sempre a mudança para uma marcha superior antes que a rotação do motor atinja a zona vermelha do tacômetro.

Se a velocidade for muito alta para reduzir para uma determinada marcha, a redução não ocorrerá, visando evitar o excesso de rotação do motor e eventuais danos. Assim que a velocidade e a marcha forem compatíveis, a marcha poderá ser engatada.

    Veja também:

    Hyundai i30. Sistema ISG (Idle Stop and Go)
    O sistema ISG permite reduzir o consumo de combustível ao desligar automaticamente o motor, quando o veículo está parado (por ex. num semáforo, sinal de stop ou engarr ...

    Renault Fluence. Iluminação interna
    Luzes internas Selecione o interruptor 3, de acordo com a posição que será acionada: uma iluminação permanente; uma iluminação controlada p ...

    Modelos



    © 2017 Todos os direitos reservados