Mitsubishi Lancer: Transmissão manual

Transmissão manual

As posições das marchas são indicadas na manopla da alavanca de mudanças. Para movimentar o veículo, pressione totalmente o pedal da embreagem e engate a 1ª marcha ou a ré. Libere gradualmente o pedal da embreagem enquanto pressiona o pedal do acelerador.

ATENÇÃO

  • Não coloque a alavanca de mudanças em ré enquanto o veículo estiver se movendo para a frente, pois isso pode danificar a transmissão.
  • Não descanse o pé sobre o pedal da embreagem, pois isto poderá causar desgaste prematuro ou dano à embreagem.
  • Não conduza o veículo na posição "N" (neutro).
  • Não utilize a alavanca de mudanças como descanso para a mão, pois isto pode resultar em desgaste prematuro dos garfos de mudança da transmissão.

OBSERVAÇÃO

  • Durante tempo frio, pode ser difícil mudar de marchas até que o lubrificante da transmissão tenha aquecido. Isto é normal e não é prejudicial à transmissão.
  • Se estiver difícil engatar a 1ª marcha, pressione novamente o pedal da embreagem, pois isto irá facilitar a mudança.
  • Para engatar a "R" (ré) a partir da 5ª marcha, coloque a alavanca de mudança na posição "N" (neutro) e então mova-a para "R" (ré).

Velocidades possíveis na condução

Evite reduzir a marcha em altas velocidades, pois isso poderá causar rotação excessiva do motor (o ponteiro do tacômetro entra na área vermelha) e irá danificar o motor.

A 5ª marcha é uma sobremarcha e seu uso reduz a rotação do motor abaixo da 4ª marcha.

Use a 5ª marcha sempre que a velocidade do veículo permitir, para obter a máxima economia de combustível.

    Veja também:

    Lexus CT200h. Sistema de aviso de pressão dos pneus (se equipado)
    O seu veículo está equipado com um sistema de aviso de pressão dos pneus, que utiliza válvulas e transmissores de aviso da pressão do pneu, para detetar a pressão baixa do pneu antes que surjam problemas graves. Se a pressão do pneu baixar para além de um nível predeterminado, o condutor é alertado por uma luz de aviso In ...

    Nissan Versa. Operação do CD player
    Se o rádio estiver operando será automaticamente desligado e o CD começará a ser executado. Tecla CD: Quando a tecla CD for pressionada com o sistema desligado e com um CD carregado, o sistema será ligado e o CD começará a ser executado. Quando a tecla CD for pressionada com um CD carregado e o rádio ligado, o rádio de ...

    Citroën C4. Limitador de velocidade
    Sistema que impede a ultrapassagem da velocidade do veículo no valor programado pelo condutor O accionamento do limitador de velocidade é manual. O limite de velocidade programado mínimo é de 30 km/h. O valor da velocidade programada permanece em memória após desligar a ignição.   O limitador de velocidade é uma ajuda à condução ...

    Manual do Veículo

    © 2017 All rights reserved : 0.0069