Hyundai i30: Funcionamento do sistema ESC

Activação do sistema ESC

Quando o interruptor da ignição se encontra na posição ON, as luzes indicadoras ESC e ESC OFF iluminam-se durante cerca de três segundos apagando-se a seguir quando o sistema ESC é ativado.

Sistema ESC activado

Se o sistema ESC estiver activado, o indicador luminoso respectivo começa a piscar.

  • Quando se trava numa situação passível de provocar o bloqueio das rodas, ouve-se um som produzido pelos travões, ou sentese uma sensação correspondente no pedal do travão. Isto é normal e significa que o ESC está ativo.
  • Quando o ESC é ativado, o motor pode não reagir ao acelerador da mesma forma que reage em condições de rotina.
  • Se o controlo da velocidade de cruzeiro estiver a ser usado quando o ESC é ativado, o controlo da velocidade de cruzeiro é automaticamente desligado. O controlo da velocidade de cruzeiro pode voltar a ser ligado assim que as condições de rodagem o permitirem. Consulte a secção "Sistema de controlo da velocidade de cruzeiro" mais à frente neste capítulo. (se equipado)
  • Ao sair de uma estrada enlameada ou ao conduzir em piso escorregadio, as rpm (rotações por minuto) do motor podem não aumentar mesmo quando se carrega a fundo no pedal do acelerador. Isto acontece para manter a estabilidade e a tracção do veículo e não representa qualquer problema.

Estado ESC OFF

Para cancelar o funcionamento ESC:

  • Estado 1

Pressione brevemente o botão ESC OFF. A luz indicadora ESC OFF e a mensagem "Controlo da tração desligado" iluminam-se. Neste estado, a função de controlo da tração do ESC (gestão do motor) está desativada, mas a função de controlo dos travões do ESC (gestão da travagem) continua operacional.

  • Estado 2

Pressione sem soltar o botão ESC OFF durante mais de 3 segundos. A luz indicadora ESC OFF e a mensagem "Controlo da tração & estabilidade desligado" iluminam-se e ouve-se um sinal de aviso. Neste estado, tanto a função de controlo da tração do ESC (gestão do motor) como a função de controlo dos travões do ESC (gestão da travagem) estão desligadas..

Se o interruptor da ignição estiver na posição LOCK/OFF quando se desliga o sistema ESC, este permanece desligado. Quando se volta a ligar o veículo, o ESC liga-se de novo automaticamente

    Veja também:

    Peugeot 308. Funcionamento automático das escovas dianteiras
    O funcionamento das escovas do limpa-vidros dianteiro ocorre automaticamente, sem acção do condutor, em caso de detecção de chuva (sensor por trás do retrovisor interior) adaptando a sua velo ...

    Hyundai i30. Aquecimento e ar condicionado manuais
    O sistema de aquecimento e refrigeração pode ser controlado manualmente usando outros botões que não o botão AUTO. Neste caso, o sistema trabalha de forma seque ...

    Modelos

    © 2017 Todos os direitos reservados 0.0108