Hyundai i30: Deteção de veículos

O sensor pode estar limitado quando:

  • O sensor do radar ou a câmara estão bloqueados por objetos estranhos ou detritos
  • As condições atmosféricas tais como queda intensa de chuva ou neve obscurecem o campo de visão do sensor do radar ou da câmara
  • Existe uma interferência de ondas eletromagnéticas
  • Existe uma reflexão muito irregular do sensor do radar
  • O reconhecimento do sensor do radar/câmara é limitado
  • O veículo da frente é demasiado pequeno para poder ser detetado
  • O veículo da frente é de grandes dimensões ou tem um atrelado demasiado grande para ser detetado pela câmara de reconhecimento (por exemplo o atrelado de um trator, etc.)
  • O campo de visão do condutor não está bem iluminado (por estar muito escuro, ou por haver excesso de reflexos ou demasiada contraluz obscurecendo o campo de visão)
  • As luzes de retaguarda do veículo da frente não estão devidamente ligadas
  • A luminosidade exterior muda de repente, por exemplo ao entrar ou sair de um túnel
  • A luz de um candeeiro ou de outro veículo a circular no sentido contrário reflete-se no piso molhado ou numa poça na estrada
  • O campo de visão à frente do veículo está obstruído pelo efeito de encandeamento da luz do sol
  • O para-brisas está enevoado, impedindo uma visão clara da estrada
  • O veículo da frente circula de forma errática
  • O veículo circula numa zona de obras, numa estrada não pavimentada ou sobre materiais metálicos, como carris
  • O veículo circula no interior de um edifício, como um parque subterrâneo de estacionamento
  • O veículo vibra de forma excessiva devido às condições adversas da estrada

Condução numa curva
Condução numa curva

O desempenho do sistema AEB pode ficar limitado quando se conduz numa estrada sinuosa.

Em certos casos, numa estrada sinuosa, o sistema AEB pode ser ativado prematuramente.

Além disso, em certos casos o sensor do radar dianteiro ou o sistema de câmara de reconhecimento podem não detetar um veículo que circula numa curva da estrada.

Nestes casos, o condutor deve manter uma distância de travagem segura e, se necessário, carregar no pedal do travão para reduzir a velocidade e manter uma distância segura.

Condução numa curva

O sistema AEB pode reconhecer um veículo na faixa do lado quando se conduz numa estrada sinuosa.

Neste caso, o sistema pode alertar desnecessariamente o condutor e atuar sobre os travões.

Quando conduzir preste sempre atenção à estrada e às condições de rodagem. Se necessário, carregue no pedal do travão para reduzir a velocidade de condução e manter uma distância segura.

Além disso, quando necessário carregue no pedal do acelerador para evitar que o sistema desacelere o veículo sem necessidade.

Condução numa estrada inclinada
Condução numa estrada inclinada

O desempenho do AEB é afetado quando se conduz numa estrada inclinada, quer no sentido ascendente quer no sentido descendente, porque o sistema não reconhece a presença de outro veículo a circular à frente na mesma faixa. Tanto pode emitir desnecessariamente uma mensagem de aviso e sinal sonoro de alarme, como não o fazer.

Quando de repente no fim da estrada inclinada o sistema AEB reconhece a presença de um veículo à sua frente, é possível que sinta uma forte desaceleração do seu veículo.

Mantenha sempre o olhar em frente quando subir ou descer uma estrada inclinada e, se necessário, aplique pressão sobre o pedal do travão para reduzir a velocidade e manter a distância.

Mudança de faixa
Mudança de faixa

Quando um veículo muda de faixa à sua frente, o sistema AEB pode não detetar imediatamente o veículo, especialmente se mudar de faixa de forma abrupta. Neste caso, o condutor deve manter uma distância de travagem segura e, se necessário, carregar no pedal do travão para reduzir a velocidade e manter uma distância segura.

Mudança de faixa

Quando conduzir em condições de pára-arranca, e o veículo parado à sua frente sair da faixa, o sistema AEB pode não detetar imediatamente o outro veículo mais à sua frente. Neste caso, o condutor deve manter uma distância de travagem segura e, se necessário, carregar no pedal do travão para reduzir a velocidade e manter uma distância segura.

Deteção do veículo à sua frente
Deteção do veículo à sua frente

Se o veículo à sua frente transportar uma carga que se prolonga para a retaguarda ou quando o veículo à sua frente tem uma distância ao solo mais elevada, é necessário prestar atenção especial.

O sistema AEB pode não conseguir detetar a carga saliente do veículo da frente. Nestes casos, tem que manter uma distância segura de travagem em relação à carga saliente à sua frente e se necessário carregar no pedal do travão para reduzir a sua velocidade e manter a distância.

    Veja também:

    Mitsubishi Lancer. Para retomar a velocidade ajustada
    Se a velocidade ajustada foi desativada pela condição descrita em "Para desativar", nesta página, retorne à velocidade previamente ajustada pressionando o botã ...

    Lexus CT200h. Pressão dos pneus
    Certifique-se que mantém a correta pressão dos pneus. Deve verificar a pressão dos pneus, pelo menos, uma vez por mês. Contudo, a Lexus recomenda que a pressão dos ...

    Modelos

    © 2017 Todos os direitos reservados 0.0116