Volkswagen Golf: Verificar o nível do líquido de arrefecimento do motor e reabastecer com líquido de arrefecimento do motor

Volkswagen Golf / Verificar e reabastecer / Líquido de arrefecimento do motor / Verificar o nível do líquido de arrefecimento do motor e reabastecer com líquido de arrefecimento do motor

Fig. 229 No compartimento do motor: marcas no reservatório de expansão do líquido de arrefecimento do motor.
Fig. 229 No compartimento do motor: marcas no reservatório de expansão do líquido de arrefecimento do motor.

Fig. 230 No compartimento do motor: tampa do reservatório de expansão do líquido de arrefecimento do motor
Fig. 230 No compartimento do motor: tampa do reservatório de expansão do líquido de arrefecimento do motor

Se o nível do líquido de arrefecimento do motor estiver baixo demais, a luz de advertência do líquido de arrefecimento do motor irá se acender.

Preparações

  • Estacionar o veículo em uma superfície plana e firme.
  • Deixar o motor esfriar
  • Abrir a tampa do compartimento do motor
  • O reservatório de expansão do líquido de arrefecimento do motor pode ser reconhecido pelo símbolo  na tampa → Fig. 230.

Verificar o nível do líquido de arrefecimento do motor

  • Com o motor frio, verificar o nível do líquido de arrefecimento do motor pela marca lateral do reservatório de expansão do líquido de arrefecimento do motor → Fig. 229. O nível do líquido de arrefecimento do motor deve estar entre as marcas.
  • Se o nível do líquido no reservatório estiver abaixo da marcação mínima ("mín."), reabastecer com líquido de arrefecimento do motor. Se o motor estiver quente, o nível do líquido de arrefecimento do motor pode estar um pouco acima da borda superior da faixa marcada.

Reabastecer com líquido de arrefecimento do motor

  • Colocar sempre um pano apropriado sobre a tampa do reservatório de expansão do líquido de arrefecimento do motor para proteger o rosto, as mãos e os braços do líquido de arrefecimento do motor quente ou do vapor.
  • Desrosquear cuidadosamente a tampa
  • Reabastecer somente com líquido de arrefecimento do motor novo e de acordo com a especificação da Volkswagen
  • Somente reabastecer o fluido de arrefecimento se ainda se encontrar um resto do líquido de arrefecimento no reservatório, do contrário pode ocorre um dano ao motor! Se nenhum líquido de arrefecimento for visível no reservatório, não prosseguir, procurar auxílio técnico especializado.
  • Se ainda uma quantidade residual do líquido de arrefecimento se encontrar no reservatório, reabastecer o líquido de arrefecimento até que o nível do líquido permaneça estável.
  • O nível do líquido de arrefecimento do motor deve permanecer dentro da marca do reservatório de expansão do líquido de arrefecimento → Fig. 229. Não reabastecer até acima do canto superior da faixa marcada
  • Rosquear bem a tampa.
  • Se, em caso de emergência, não houver à disposição líquido de arrefecimento do motor dentro da especificação exigida , não utilizar nenhum outro aditivo do líquido de arrefecimento do motor! Em vez disso, completar inicialmente apenas com água destilada   . Depois disso, a mistura com a proporção correta de aditivo do líquido de arrefecimento do motor  deve ser restabelecida o mais rápido possível.

ATENÇÃO

Vapor quente ou líquidos de arrefecimento do motor quentes podem causar queimaduras graves.

Nunca abrir a tampa do compartimento do motor quando puder ser visto ou ouvido vapor ou líquido de arrefecimento saindo do compartimento do motor. Esperar sempre até não ver nem ouvir mais nenhum vapor ou líquido de arrefecimento saindo.

Deixar sempre o motor esfriar totalmente antes de abrir cuidadosamente a tampa do compartimento do motor. Ao serem tocadas, partes quentes podem queimar a pele.

Quando o motor tiver esfriado, observar o seguinte antes de abrir a tampa do compartimento do motor.

  • Puxar bem o freio de estacionamento e colocar a alavanca seletora na posição P ou a alavanca de troca de marcha na posição neutra.
  • Retirar a chave do veículo do cilindro da ignição.
  • Manter crianças sempre afastadas do compartimento do motor e nunca deixá-las desassistidas.

O sistema de arrefecimento do motor se encontra sob pressão quando o motor está quente. Nunca abrir a tampa do reservatório de expansão do líquido de arrefecimento do motor se o motor estiver quente. Caso isso seja feito, o líquido de arrefecimento pode respingar e causar queimaduras e outros ferimentos graves.

  • Girar a tampa lentamente e com muito cuidado no sentido anti-horário e ao mesmo tempo pressionar a tampa levemente para baixo.
  • Proteger sempre o rosto, as mãos e os braços do líquido de arrefecimento quente ou do vapor com um pano grande e espesso.

Ao reabastecer, não derramar fluidos sobre partes do motor ou sobre o sistema de escape. Os fluidos derramados podem causar incêndios. Em certas circunstâncias o etilenoglicol do líquido de arrefecimento do motor pode pegar fogo.

NOTA

  • Utilizar somente água destilada para reabastecer! Todos os outros tipos de água podem causar corrosão e sérios danos ao motor devido a seus componentes químicos.

    Isso também pode ocasionar falhas do motor.

    Caso seja reabastecida outra água que não seja destilada, todo o líquido do sistema de arrefecimento do motor deve ser trocado imediatamente por uma empresa especializada.

  • Abastecer com líquido de arrefecimento do motor somente até o canto superior da faixa marcada → Fig. 229. Caso contrário, ao aquecer-se, o líquido de arrefecimento excedente será jogado para fora do sistema de arrefecimento do motor e poderá ocasionar danos.
  • Em caso de maiores perdas de líquido de arrefecimento do motor, reabastecer com líquido de arrefecimento somente com o motor totalmente resfriado. Perdas maiores de líquido de arrefecimento indicam possíveis vazamentos no sistema de arrefecimento do motor. O sistema de arrefecimento do motor deve ser verificado imediatamente por uma empresa especializada. Caso contrário, podem ocorrer danos no motor!
  • Não reabastecer com líquido de arrefecimento se no reservatório de expansão do líquido de arrefecimento do motor não se encontrar mais nenhum líquido de arrefecimento! Existe a possibilidade de ter entrado ar no sistema de arrefecimento. Não prosseguir, procurar uma Concessionária Volkswagen ou auxílio técnico especializado. Caso contrário, podem ocorrer danos no motor!
  • Ao reabastecer com os fluidos, atentar para que sejam abastecidos os reservatórios corretos. Se forem utilizados fluidos errados, a consequência pode ser graves deficiências de funcionamento e danos ao motor!
    Veja também:

    Chevrolet Cobalt. Remoção
    Para liberar o cinto, pressione o botão na fivela do cinto. O cinto de segurança automaticamente volta à posição original. Se for necessário, puxe a fiv ...

    Citroën C4. CD, USB
    Ouvir uma compilação Introduza uma compilação MP3 no leitor de CDs ou ligue uma memória USB, directamente ou através de um cabo. O sistema constitui as listas de leitura (memó ...

    Modelos

    © 2017 Todos os direitos reservados 0.0128