Renault Fluence: Caixa de câmbio automática

Renault Fluence / A condução / Caixa de câmbio automática

Alavanca de seleção 1

Alavanca de seleção 1

O visor 3, situado no painel de instrumentos, informa-o do modo e da marcha engatada.

4: P: estacionamento

5: R: marcha ré

6: N: neutro (ponto morto)

7: D: modo automático

8: modo manual

9: zona de visualização do modo e da marcha selecionada em modo manual

Partida

Partida

Com a alavanca de seleção 1 na posição P, acione o motor de partida.

Para sair da posição P, é imperativo pisar no pedal de freio antes de pressionar o botão de destravamento 2.

Com o freio pressionado (a luz indicadora   no visor 3 apaga) saia da posição P.

A passagem da alavanca para a posição D ou R só deve ser feita com o veículo parado, o pé no freio e sem acelerar.

Condução em modo automático

Coloque a alavanca na posição D. Na maior parte das condições de circulação, não será mais necessário tocar na alavanca: as mudanças de marcha ocorrerão sozinhas, no momento certo, e no regime de rotações conveniente do motor, porque o "automatismo" leva em conta a carga do veículo, o perfil da estrada e o estilo de condução escolhido.

Condução econômica

Na estrada, deixe sempre a alavanca na posição D, se mantiver o pedal do acelerador ligeiramente pressionado, as mudanças de marcha ocorrerão automaticamente em um regime de rotação mais baixo.

Acelerações e ultrapassagens

Pressione a fundo o pedal do acelerador (até ultrapassar o ponto duro do pedal).

Isso provocará, na medida da capacidade do motor, uma redução para a marcha mais adequada às circunstâncias.

Por segurança, nunca desligue a ignição antes do veículo estar completamente parado.

Condução no modo manual

Com a alavanca de seleção na posição D, leve a alavanca para a esquerda.

Impulsos sucessivos na alavanca permitem efetuar manualmente as mudanças de marcha:

  • para reduzir de marcha, dê alguns impulsos na alavanca para trás.
  • para passar a uma marcha superior, dê alguns impulsos para a frente.

A relação da marcha engatada aparece no painel de instrumentos.

Casos particulares

Em alguns casos de condução (ex: proteção do motor, ativação do controle dinâmico de condução: E.S.P.) o próprio "automatismo" pode impor a marcha.

Da mesma forma, para evitar "manobras erradas", a mudança de marcha pode ser recusada pelo "automatismo ": nesse caso, a visualização da relação pisca durante alguns segundos para avisar esse fato.

Situações excepcionais

  • Se o perfil da estrada e a sua sinuosidade não permitirem manter a condução em modo automático (por exemplo, em montanha), aconselhase a que passe à condução no modo manual.

    Essa ação permite evitar as frequentes mudanças de marcha impostas pelo "automatismo" e obter um freio-motor em caso de descida acentuada.

  • Com tempo muito frio, para evitar que o motor "morra", espere alguns instantes antes de sair da posição P ou N e colocar a alavanca em D ou R.

Com tempo muito frio, o sistema pode impedir a passagem das marchas em modo manual, até que a caixa de câmbio atinja a temperatura adequada.

Estacionamento do veículo

Logo que o veículo esteja imobilizado, mantenha o pé no pedal de freio e coloque a alavanca na posição P: a caixa de câmbio fica em ponto morto e as rodas motrizes são travadas mecanicamente pela transmissão.

Acione o freio de mão.

A eventual colisão de um objeto (por exemplo, contato com um poste, uma guia mais elevada ou qualquer outro objeto no solo) na parte inferior do veículo pode danificar o mesmo (por exemplo, deformação de um eixo...).

Para evitar o risco de acidente, mande verificar o seu veículo em uma Oficina Autorizada.

Anomalia de funcionamento

  • Em andamento, se a mensagem "Mandar verificar caixa velocidades " aparecer no painel de instrumentos, indica uma falha.

    Consulte uma Oficina Autorizada o mais breve possível.

  • Em andamento, se a mensagem "Sobreaqueciment. caixa velocidades " aparecer no painel de instrumentos, pare para deixar esfriar a caixa de câmbio.

    Consulte uma Oficina Autorizada o mais breve possível.

  • Avaria de um veículo com caixa automática, consulte o parágrafo "Reboque" no capítulo 5.

Particularidade dos veículos equipados com caixa de câmbio de variação contínua: Em certas condições a velocidades elevadas de circulação, a caixa de câmbio pode limitar temporariamente o regime máximo do motor.

Isso é normal.

Anomalia de funcionamento

Ao dar a partida, se a alavanca ficar bloqueada na posição P, pisando ao mesmo tempo no pedal de freio e o botão de destravamento 2, é possível desbloqueá-la manualmente. Para isso, introduza um objeto no orifício 10 e, ao mesmo tempo, pressione o botão de destravamento 2 situado na alavanca.

    Veja também:

    Lexus CT200h. Apertar e libertar o cinto de segurança
    Para apertar o cinto de segurança, introduza a patilha na fivela e pressione até ouvir um estalido. Para libertar o cinto de segurança, pressione a tecla de destrancamento. Ajuste da altura do apoio do cinto de segurança do ombro (bancos da frente) Empurre o apoio do cinto de segurança do ombro para baixo enquanto pressiona a tecla d ...

    Mitsubishi Lancer. Função neblina
    A função neblina pode ser usada quando o interruptor de ignição estiver na posição "ON" (ligada) ou "ACC" (acessório). Os limpadores funcionam uma vez se a alavanca dos limpadores for levantada para a posição "MIST" (neblina) e liberada. Esta operação é útil quando estiver garoando ou chuviscando ...

    Lexus CT200h. Sistema de ar condicionado automático (Veículos sem sistema de navegação ou Sistema do Mostrador Áudio Lexus)
    As saídas de ar e a velocidade da ventoinha são ajustadas automaticamente de acordo com a seleção da temperatura. A figura abaixo refere-se a veículos de volante à esquerda. As posições e formas das teclas diferem nos veículos com volante à direita. Painel de controlo Ajustar as configurações da temper ...

    Manual do Veículo

    © 2017 All rights reserved : 0.0086