Hyundai i30: Baloiçar o veículo

Se for necessário baloiçar o veículo para o libertar de neve, areia ou lama, comece por rodar o volante para a direita ou para a esquerda para desimpedir a área à frente das rodas dianteiras. Depois vá alternando entre a marcha atrás e uma mudança para a frente.

Tente evitar que as rodas patinem e não acelere o motor.

Para evitar desgastar a caixa de velocidades, espere até as rodas deixarem de patinar antes de engrenar as mudanças. Tire o pé do acelerador quando engrenar as mudanças, e carregue levemente no pedal do acelerador quando a caixa de velocidades estiver engrenada numa mudança. Lentamente faça patinar as rodas para a frente e para trás, causando um movimento de oscilação que faça libertar o veículo.

AVISO

Se o veículo ficar atolado e as rodas patinarem excessivamente, a temperatura dos pneus pode aumentar muito depressa. Se os pneus ficarem danificados, pode ocorrer o rebentamento ou explosão de um pneu. Esta situação é perigosa - podendo causar danos pessoais a si e aos outros. Não tente este procedimento se houver pessoas ou objetos na proximidade do veículo.

Se tentar libertar o veículo, este pode sobreaquecer rapidamente, podendo causar um incêndio no compartimento do motor ou outros danos.

Tente evitar ao máximo que as rodas patinem para impedir o sobreaquecimento quer dos pneus quer do motor. NÃO permita que as rodas patinem a mais de 56 km/h (35 mph).

Informações

O sistema ESC (se equipado) deve ser desligado antes de começar a oscilar o veículo.

NOTA

Se após algumas tentativas para oscilar o veículo este continuar atolado, chame um reboque para evitar provocar o sobreaquecimento do motor e eventuais danos da caixa de velocidades. Consulte "Reboque" no capítulo 6.

Viragens suaves

Evite travar ou mudar de velocidade nas curvas, especialmente em estradas com o piso molhado. O ideal será contornar sempre as curvas com uma ligeira aceleração.

    Veja também:

    Nissan Versa. Conectando o iPod
    ATENÇÃO Durante a condução não conecte/desconecte ou opere o dispositivo USB. Fazer isso poderá causar distração. A distraç&atil ...

    Volkswagen Golf. Amaciamento
    Observar as respectivas determinações para amaciamento de peças novas. Amaciamento do motor Um motor novo deve ser amaciado durante os primeiros 1.500 quilômetros. O atr ...

    Modelos

    © 2017 Todos os direitos reservados 0.0088