Citroën C4: Desmontagem da roda

Desmontagem da roda

Estacionamento do veículo Imobilize o veículo de maneira a não perturbar a circulação: o piso deve ser horizontal, estável e não escorregadio.

Engrene o travão de estacionamento excepto se este estiver programado no modo automático, desligue a ignição e engrene a primeira velocidade * para bloquear as rodas.

Verifique o acendimento fixo dos avisadores do travão de estacionamento no quadro de bordo.

Assegure-se que os ocupantes não se encontram no veículo e se mantêm num local em que seja possível garantir a sua segurança.

Coloque um calço, se necessário, sob a roda diagonalmente oposta àquela que se deve substituir.

Nunca permaneça por baixo de um veículo elevado apenas por um macaco. Utilize uma preguiça.

Lista das operações

Lista das operações

  • Retire o bujão cromado em cada um dos parafusos através da ferramenta 3 (consoante equipamento).
  • Monte a chave anti-roubo 4 na chave de desmontagem de rodas 1 para desbloquear o parafuso anti-roubo.
  • Desbloqueie os outros parafusos apenas com a chave de desmontagem de rodas 1.

* posição P para a caixa de velocidades automática.

Lista das operações

  • Posicione a base do macaco 2 no solo e assegure-se de que esta se encontra na vertical relativamente à posição dianteira A ou traseira B previstas na parte inferior, o mais próximo possível da roda a substituir.

Lista das operações

  • Abra o macaco 2 até que a cabeça esteja em contacto com a posição A ou B utilizada; a superfície de apoio A ou B do veículo deverá estar correctamente inserida na parte central da cabeça do macaco.
  • Eleve o veículo, até deixar um espaço suficiente entre a roda e o solo, para colocar facilmente, em seguida, a roda sobresselente (não furada).
Verifique que o macaco fica bem estável. Se o solo for escorregadio ou móvel, o macaco poderá derrapar ou fechar-se - Risco de lesão! Posicione o macaco apenas nas posições A ou B sob o veículo, garantindo que a cabeça do macaco se encontra centrada sob a zona de apoio do veículo. Caso contrário, o veículo poderá ficar danificado e/ou o macaco poderá fechar-se - Risco de lesão!

Lista das operações

  • Retire os parafusos e conserve-os num lugar limpo.
  • Retire a roda.
    Veja também:

    Citroën C4. Eco-condução
    A eco-condução é um conjunto de práticas quotidianas que permitem que o automobilista optimize o consumo de combustível e que reduza a emissão de CO2. Optimizar a utilização da caixa de velocidades Com uma caixa de velocidades manual, efectue o arranque lentamente e engrene, imediatamente, a relação da caixa de velocidades superior. Em fase de aceleração, engrene as velocida ...

    Nissan Versa. Capô do motor
    1. Puxe a alavanca de liberação da trava do capô do motor 1 localizada abaixo do painel de instrumentos até a liberação suave das molas do capô. 2. Localize a alavanca 2 entre a grade e o capô e empurre a alavanca lateralmente com a ponta dos dedos. 3. Abra o capô 3. 4. Retire a haste de sustentação 4 e ...

    Lexus CT200h. Se o veículo ficar atolado
    Leve a cabo os seguintes procedimentos se os pneus derraparem ou se o veículo ficar atolado em lama, sujidade ou neve: Aplique o travão de estacionamento e coloque a alavanca de velocidades em P. Desligue o sistema híbrido. Retire a lama, neve ou areia à volta do pneu atolado. Coloque madeira, pedras, ou outro tipo de material capaz de fornecer tra&cce ...

    Manual do Veículo

    © 2017 All rights reserved : 0.0072