Citroën C4: Abastecimento de aditivo AdBlue

O enchimento do depósito de AdBlue está previsto a cada revisão do seu veículo na rede CITROËN ou numa oficina qualificada.

No entanto e considerando a capacidade do depósito, poderá ser necessário efectuar abastecimentos complementares de aditivo entre revisões, especialmente se um alerta (luz avisadora e mensagem) assim o indicar.

Poderá dirigir-se à rede CITROËN ou a uma oficina qualificada.

Caso pretenda efectuar este abastecimento por si próprio, leia atentamente as seguintes recomendações.

Precauções de utilização

O aditivo AdBlue é uma solução à base de ureia. Este líquido é não inflamável, incolor e inodoro (conservar num local fresco).

Em caso de contacto com a pele, lave a zona afectada com água corrente e sabão. Em caso de contacto com os olhos, lave imediatamente com água corrente e abundante ou com uma solução de lavagem ocular. Em caso de persistência de sensação de ardor ou irritação, consulte um médico.

Em caso de ingestão, lave imediatamente a boca com água limpa e beba bastante água.

Em determinadas circunstâncias (por exemplo, temperatura elevada), o risco de libertação de amoníaco não pode ser excluído: não inalar o produto. Os vapores de amoníaco têm uma acção irritante nas mucosas (os olhos, o nariz e a garganta).

Conserve o AdBlue fora do alcance das crianças, no seu frasco original.

Nunca transvase o AdBlue para outro recipiente: o aditivo perderá as suas qualidades de pureza.

Utilize somente o aditivo AdBlue em conformidade com a norma ISO 22241.

Nunca dilua o aditivo com água.

Nunca coloque o aditivo no depósito de gasóleo.

Precauções de utilização

O armazenamento em frasco com sistema anti-gota permite simplificar as operações de abastecimento. Poderá adquirir frascos de 1,89 litros (1/2 galão) na rede CITROËN ou numa oficina qualificada.

Nunca faça o abastecimento de 'AdBlue num distribuidor reservado para veículos pesados.

Recomendações de armazenamento

O AdBlue congela abaixo de -11C e degradase a partir de 25C. É recomendado que guarde os frascos num local fresco ao abrigo da exposição directa à luz solar.

Nestas condições o aditivo poderá ser conservado durante pelo menos um ano.

Se o aditivo congelou, o mesmo poderá ser novamente utilizado uma vez completamente descongelado à temperatura ambiente.

Não guarde os frascos de AdBlue no seu veículo.

Procedimento

Antes de proceder ao abastecimento assegurese que o seu veículo se encontra estacionado numa superfície plana e horizontal.

No Inverno, verifique que a temperatura do veículo é superior a -11ºC. Caso contrário o AdBlue congelará e não poderá ser inserido no depósito. Guarde o seu veículo num local com uma temperatura moderada durante algumas horas para poder efectuar o abastecimento.

  • Desligue a ignição e retire a chave, ou caso o seu veículo esteja equipado, pressione o botão START/STOP para desligar o motor.

Procedimento

  • Elevar o piso da mala para aceder ao depósito de AdBlue.

    Imobilize o piso fixando o seu cordão ao gancho de suporte da prateleira.

  • Desencaixe o obturador em plástico preto, através da sua lingueta.
  • Insira os dedos no orifício e rode o tampão azul um sexto de volta no sentido inverso aos ponteiros do relógio.
  • Liberte o tampão para cima com cuidado, sem libertar.

Procedimento

  • Obtenha um frasco de AdBlue.

    Após verificar a data de validade, leia atentamente as instruções de utilização da etiqueta antes de verter o conteúdo do frasco no depósito de AdBlue do seu veículo.

Importante: se o depósito de AdBlue do seu veículo estiver completamente vazio - o que é confirmado pelas visualizações de alerta e pela impossibilidade de ligar o motor - deve obrigatoriamente efectuar um abastecimento, no mínimo, de 3,8 litros (ou seja dois frascos de 1,89 litro).
  • Após retirar o frasco, no caso de haver derrames, limpe o bocal do depósito com o auxílio de um pano húmido.
No caso de projecções do aditivo, lave imediatamente com água fria ou limpe com o auxílio de um pano húmido.

Caso o aditivo tenha cristalizado, elimine-o com o auxílio de uma esponja e de água quente.

  • Volte a colocar o tampão azul no bocal do depósito e rode um sexto de volta no sentido dos ponteiros do relógio, até ao limite.
  • Volte a colocar o obturador no plástico preto encaixando-o na tampa.
  • Liberte o fio do gancho de suporte da prateleira e baixe o piso da mala.
Importante: em caso de reposição do nível após uma falta de aditivo, deverá aguardar imperativamente cerca de 5 minutos antes de voltar a ligar a ignição, sem abrir a porta do condutor, nem destrancar o veículo, nem introduzir a chave no contactor, nem introduzir a chave do sistema "Acesso e arranque mãos livres " no habitáculo.

Ligue a ignição e, em seguida, após decorrido um espaço de tempo de 10 segundos, ligue o motor.

 

Não deite fora os frascos de aditivo AdBlue com os resíduos domésticos.

Deposite-os num contentor próprio para o efeito ou entregue-os no seu Ponto de Venda.

    Veja também:

    Citroën C4. Streaming - Leitura de ficheiros de áudio através de Bluetooth
    Consoante a compatibilidade do telefone O streaming permite ouvir ficheiros musicais do telefone através dos altifalantes do veículo. O telefone deverá saber gerir os perfis Bluetooth adequados (Perfis A2DP / AVRCP). Emparelhe/ligue o telefone: ver capítulo TELEFONAR. Active a fonte streaming através de SOURCE ou SRC. A pilotagem da leitura é efectuada através dos comandos do ...

    Mitsubishi Lancer. Em caso de mau funcionamento do veículo
    Se ocorrer um mau funcionamento do veículo em uma rodovia, ele deve ser levado ao acostamento, as luzes de advertência devem ser ligadas e o triângulo de segurança deve ser montado. Consulte "Luzes de advertência" Se o motor parar/falhar O funcionamento e o controle do veículo são afetados se o motor parar. Estacione o veículo em local ...

    Citroën C4. Chamada de Assistência Localizada
    Prima durante mais de 2 segundos esta tecla para pedir uma assistência em caso de imobilização do veículo. Uma mensagem de voz confirma que a chamada é efectuad Uma nova pressão imediata nesta tecla anula o pedido. A anulação é confirmada por uma mensagem de voz. * Estes serviços estão submetidos às condições e disponibilidade. Consultar a Rede CITROËN. Se tive ...

    Manual do Veículo

    © 2017 All rights reserved : 0.0076