Volkswagen Golf: No compartimento do motor

Volkswagen Golf / Verificar e reabastecer / No compartimento do motor

Antes de qualquer trabalho no motor ou no compartimento do motor, parar sempre o veículo com segurança sobre um piso horizontal e resistente a cargas.

O compartimento do motor de um veículo é uma área perigosa. Nunca realizar trabalhos no motor ou no compartimento do motor sem o conhecimento das ações necessárias e das precauções de segurança de validade geral, bem como sem os recursos, fluidos e ferramentas adequadas à disposição   Se for o caso, mandar realizar todos os trabalhos numa Concessionária Volkswagen ou numa empresa especializada. Trabalhos realizados de modo incorreto podem causar ferimentos graves.

ATENÇÃO

Movimentos indesejados do veículo durante os trabalhos de manutenção podem causar ferimentos graves.

  • Nunca trabalhar sob o veículo se este não estiver seguro contra movimentação. Se for necessário trabalhar sob o veículo enquanto as rodas estiverem em contato com o solo, o veículo deve estar parado em uma superfície plana, as rodas devem estar bloqueadas e a chave do veículo deve estar fora do cilindro da ignição.
  • Se for necessário trabalhar sob o veículo, este deve ser apoiado adicionalmente de modo seguro com cavaletes adequados. O macaco não é suficiente para essa finalidade e pode falhar e a consequência podem ser ferimentos graves.
  • O sistema Start-Stop deve estar desativado.

O compartimento do motor de qualquer veículo é uma área perigosa e pode causar ferimentos graves!

  • Em todos os trabalhos, ser sempre extremamente prevenido e cauteloso, bem como observar as precauções de segurança de validade geral. Nunca assumir um risco pessoal.
  • Realizar trabalhos no motor e no compartimento do motor somente se estiver familiarizado com as ações necessárias. Se houver insegurança sobre o que fazer, os trabalhos necessários deverão ser realizados por uma empresa especializada. Ferimentos graves podem resultar de trabalhos realizados de modo incorreto.
  • Nunca abrir ou fechar a tampa do compartimento do motor enquanto sair vapor ou líquido de arrefecimento. Vapor quente ou líquido de arrefecimento podem causar queimaduras graves. Esperar sempre até não ouvir nem ver mais nenhum vapor ou líquido de arrefecimento saindo do compartimento do motor.
  • Deixar o motor esfriar sempre antes de abrir a tampa do compartimento do motor.
  • O contato com peças quentes do motor ou do sistema de escape pode causar queimaduras na pele.

Quando o motor tiver esfriado, observar o seguinte antes de abrir a tampa do compartimento do motor:

  • Puxar bem o freio de estacionamento e colocar a alavanca seletora na posição P ou a alavanca de troca de marcha na posição neutra.
  • Retirar a chave do veículo do cilindro da ignição.
  • Manter crianças sempre afastadas do compartimento do motor e nunca deixá-las desassistidas.

O sistema de arrefecimento do motor se encontra sob pressão quando o motor está quente. Nunca abrir a tampa do reservatório de expansão do líquido de arrefecimento do motor se o motor estiver quente. Caso isso seja feito, o líquido de arrefecimento pode respingar e causar queimaduras e outros ferimentos graves.

  • Girar a tampa lentamente e com muito cuidado no sentido anti-horário e ao mesmo tempo pressionar a tampa levemente para baixo.
  • Proteger sempre o rosto, as mãos e os braços do líquido de arrefecimento quente ou do vapor com um pano grande e espesso.

Ao reabastecer, não derramar fluidos sobre partes do motor ou sobre o sistema de escape. Os fluidos derramados podem causar incêndios.

ATENÇÃO

A alta tensão do sistema elétrico pode causar choques elétricos, queimaduras, ferimentos graves e a morte!

Nunca colocar o sistema elétrico em curto-circuito. A bateria do veículo 12 V poderia explodir.

Para reduzir o risco de um choque elétrico e de ferimentos graves, observar o seguinte enquanto o motor estiver em funcionamento ou durante a partida:

  • Nunca encostar nos condutores elétricos do sistema de ignição.
  • Nunca encostar nos cabos de alimentação e nas conexões das lâmpadas de descarga de gás.

No compartimento do motor encontra-se peças girando que podem causar ferimentos graves.

Nunca encostar na área do ventilador do radiador. O contato com as lâminas do rotor pode causar ferimentos graves. A ventoinha é controlada por temperatura e pode ligar por conta própria - mesmo com a ignição desligada ou com a chave do veículo fora do cilindro da ignição.

Se for necessário realizar trabalhos durante o processo de partida ou com o motor em funcionamento, existe perigo de morte devido às peças giratórias (por exemplo, correia poly-V, alternador, ventilador do radiador) e devido ao sistema de ignição de alta tensão. Agir sempre com extrema cautela.

  • Cuidar sempre para que nenhuma parte do corpo, joias, gravatas, peças de roupa folgadas e cabelos compridos possam chegar às peças giratórias do motor. Antes do trabalho, remover sempre joias e gravatas, prender cabelos compridos para cima e apertar todas as peças de roupa contra o corpo para evitar que se prendam em peças do motor.
  • Acionar o pedal do acelerador sempre com cautela e nunca de modo descuidado. O veículo pode entrar em movimento mesmo com o freio de estacionamento puxado.

Não deixar nenhum objeto no compartimento do motor como, por exemplo, panos de limpeza ou ferramentas.

Objetos esquecidos podem causar falhas de funcionamento, danos ao motor e incêndio.

Isolamentos adicionais, como cobrir o compartimento do motor, podem avariar o funcionamento do motor, causar incêndios e ocasionar ferimentos graves.

  • Nunca cobrir o motor com capas ou outros isolamentos

Fluidos e alguns materiais no compartimento do motor são facilmente inflamáveis e podem causar incêndios e ferimentos graves!

Nunca fumar.

Nunca trabalhar nas proximidades de chamas expostas ou faíscas.

Nunca derramar fluidos sobre o motor. Estes podem inflamar no contato com as peças quentes do motor e causar ferimentos.

Se forem necessários trabalhos no sistema de combustível ou no sistema elétrico, observar o seguinte:

  • Sempre desconectar a bateria do veículo 12 V. Atentar para que o veículo esteja destravado quando a bateria do veículo 12 V for desconectada, pois, caso contrário, o sistema de alarme antifurto será ativado.
  • Nunca trabalhar perto de aquecimentos, aquecedores de água ou outras chamas expostas.

Ter sempre à mão um extintor de incêndio inspecionado e pronto para funcionamento.

NOTA

Ao trocar ou reabastecer fluidos, cuidar para que os fluidos estejam nos recipientes corretos.

Fluidos errados podem causar deficiências de funcionamento graves e danos ao motor!

Fluidos que vazam do veículo contaminam o meio ambiente. Por esse motivo, controlar a parte inferior do veículo regularmente. Se houver manchas de óleo ou de outros fluidos no assoalho, o veículo deverá ser verificado por uma empresa especializada. Descartar corretamente os fluidos derramados.

Veja também:

Citroën C4. Rádio
QUESTÃO RESPOSTA SOLUÇÃO A qualidade de recepção da estação de rádio degrada-se progressivamente ou as estações memorizadas não funcionam (sem som, é apresent ...

Lexus CT200h. Marcação
Vá para "Dial pad" (Teclado): Tecla "MENU" → "Telephone" (Telefone) → "Dial pad" (Teclado) Insira um número de telefone. Prima o interruptor de l ...

Modelos

© 2017 Todos os direitos reservados 0.0122