Mitsubishi Lancer: Superaquecimento do motor

Mitsubishi Lancer / Em situações de emergência / Superaquecimento do motor

Quando o motor estiver superaquecido, a tela de informação no display multi-informação será interrompida e a indicação de advertência da temperatura do líquido de arrefecimento aparecerá. A tela irá mudar para a indicação da temperatura do líquido de arrefecimento do motor e " " irá piscar.

Se isto ocorrer, proceda da seguinte maneira: 1. Pare o veículo em um local seguro.

2. Verifique se está saindo vapor do compartimento do motor.

[Se não estiver saindo vapor do compartimento do motor] Com o motor ainda funcionando, levante o capô para ventilar o compartimento do motor.

[Se estiver saindo vapor do compartimento do motor] Desligue o motor e quando o vapor parar de sair, levante o capô para ventilar o compartimento do motor. Dê a partida novamente no motor.

ADVERTÊNCIA

  • Não abra o capô enquanto estiver saindo vapor do compartimento do motor. O vapor ou a água fervendo pode espirrar e causar queimaduras. A água fervendo pode espirrar mesmo quando não existe vapor, pois algumas peças ficam muito quentes.

    Tenha muito cuidado ao abrir o capô.

  • Tenha cuidado com o vapor quente que pode estar saindo pela tampa do reservatório.
  • Não tente retirar a tampa do radiador enquanto o motor estiver quente.

Superaquecimento do motor

3. Verifique se as ventoinhas do radiador estão funcionando. Se não estiverem, desligue o motor imediatamente e chame uma Concessionária MITSUBISHI MOTORS para auxiliá-lo.

A - Ventoinhas do radiador

B - Tampa do radiador

C - Reservatório

ADVERTÊNCIA

Tenha cuidado para não colocar as mãos ou as roupas na ventoinha do radiador.

Superaquecimento do motor

4. Quando o gráfico de barra na indicação de advertência da temperatura do líquido de arrefecimento do motor cair, desligue o motor.

Superaquecimento do motor

5. Verifique o nível do líquido de arrefecimento no reservatório (D).

ADVERTÊNCIA

Se não tiver nenhum líquido, certifique-se que o motor tenha esfriado, antes de retirar a tampa do radiador (E), pois o vapor quente ou respingos de água quente que estiverem saindo pela tampa podem causar queimaduras.

6. Adicione líquido de arrefecimento no radiador e/ou no reservatório, se necessário (veja o capítulo "Manutenção").

ATENÇÃO

Não adicione líquido de arrefecimento enquanto o motor estiver quente. Adicionar líquido de arrefecimento frio rapidamente poderá danificar o motor. Espere o motor esfriar, depois adicione o líquido de arrefecimento aos poucos e devagar.

7. Examine as mangueiras do radiador quanto a vazamentos e a correia de acionamento quanto a folga ou dano.

Se encontrar alguma irregularidade no sistema, leve o veículo a uma Concessionária MITSUBISHI MOTORS.

    Veja também:

    Mitsubishi Lancer. Compartimento de passageiros
    A caixa de fusíveis no compartimento dos passageiros está localizada atrás da tampa, em frente ao banco do motorista, na posição indicada na ilustração. A - Caixa de fusíveis principal B - Caixa de fusíveis auxiliar 1. Abra a tampa dos fusíveis e puxe-a para remover. 2. Em veículos com tampa inferior, ...

    Citroën C4. Lava-vidros dianteiro e lava-faróis
    Puxe o comando do limpa-vidros para si. O lava-vidros e, em seguida, o limpa-vidros funcionam durante um determinado tempo. Os lava-faróis só se activam quando as luzes de cruzamento ou as luzes de estrada estiverem acesas, com o veículo em movimento. Para reduzir o consumo do líquido lavafaróis, estes apenas funcionam a cada 7 utilizações do lava-vidros ou a c ...

    Mitsubishi Lancer. Luz traseira
    A luz interna pode ser ligada deslizando o seu interruptor. 1 - (LIGADA) - A luz acende. 2 () - A luz traseira acende quando uma porta é aberta. Em veículos sem sistema de travamento central, quando todas as portas são fechadas, a luz se apaga. Em veículos com sistema de travamento central, a luz apaga aproximadamente 15 segundos após todas as po ...

    Manual do Veículo

    © 2017 All rights reserved : 0.008