Hyundai i30: Funcionamento da transmissão de dupla embraiagem

Hyundai i30 / Conduzir o veículo / Transmissão de dupla embraiagem / Funcionamento da transmissão de dupla embraiagem

Funcionamento da transmissão de dupla embraiagem

A transmissão de dupla embraiagem tem sete velocidades para a frente e uma marcha atrás. As velocidades individuais são selecionadas automaticamente quando o seletor das mudanças está na posição D (Condução).

  • A transmissão de dupla embraiagem pode ser vista como uma transmissão manual com passagens de caixa automáticas.

    Proporciona a sensação de conduzir um veículo com transmissão manual, mas com a facilidade de uma transmissão completamente automática.

  • Quando se seleciona a posição D (Condução), a transmissão realiza automaticamente as mudanças de forma semelhante a uma transmissão automática convencional. Ao contrário de uma transmissão automática tradicional, por vezes podem ouvirse e sentir-se as passagens de caixa quando os atuadores engrenam as embraiagens e as mudanças são selecionadas.
  • A transmissão de dupla embraiagem integra um mecanismo de embraiagem dupla de funcionamento a seco, que proporciona um melhor desempenho da aceleração e maior eficiência de consumo durante a condução. Mas é diferente de uma transmissão automática convencional porque não integra um conversor de binário. Em vez disso, a transição de uma mudança para a seguinte é realizada através do deslizamento da embraiagem, especialmente a baixas velocidades. Em consequência, por vezes sentem-se mais as mudanças, e é possível detetar uma ligeira vibração quando a velocidade do veio da transmissão é conjugada com a velocidade do veio do motor. Trata-se de uma situação normal da transmissão de dupla embraiagem.
  • A embraiagem a seco transfere binário mais diretamente e garante uma sensação de condução direta, que pode parecer diferente da proporcionada por uma transmissão automática convencional. É mais fácil notar esta situação quando o veículo inicia a marcha ou quando se circula a velocidades reduzidas em condições de pára-arranca.
  • Quando se acelera rapidamente a partir de uma velocidade reduzida do veículo, as rpm do motor podem aumentar dramaticamente em resultado do deslizamento da embraiagem quando a transmissão de dupla embraiagem seleciona a mudança correta. Esta situação é normal.
  • Quando acelerar o veículo depois de ter parado numa subida, carregue no acelerador de forma suave e gradual para evitar a ocorrência de estremecimentos ou soluços.
  • Ao conduzir a uma velocidade mais baixa, se tirar o pé de repente do acelerador pode sentir um efeito de travagem do motor antes da transmissão realizar a mudança. Esta sensação de travagem do motor é semelhante à que ocorre com as transmissões manuais a baixa velocidade.
  • Ao descer uma colina, pode querer mudar o seletor para o modo de mudanças manuais e reduzir para a mudança inferior para controlar a velocidade sem usar excessivamente o pedal do travão.
  • Quando se liga e desliga o veículo, é possível ouvirem-se sons de clique durante a fase de autodiagnóstico do sistema. É um som normal da transmissão de dupla embraiagem.
  • Durante as primeiras 1.500 km, provavelmente vai sentir que o veículo tem falta de suavidade ao acelerar a baixa velocidade.

    Durante este período de rodagem, a qualidade da passagem das mudanças e o desempenho do seu veículo vão sendo continuamente otimizados.

AVISO

Para reduzir o risco de FERIMENTOS GRAVES ou de MORTE:

  • Antes de introduzir a posição D (Condução) ou R (Marchaatrás), observe o espaço em torno do seu veículo para ver se há pessoas a passar, especialmente crianças.
  • Antes de sair do banco do condutor, certifique-se sempre de que o seletor das mudanças está na posição P (Parqueamento), depois acione o travão de estacionamento e coloque o interruptor da ignição na posição LOCK/OFF. Se não tomar estas precauções, o veículo pode fazer um movimento brusco e inesperado.
  • Não use o travão do motor (reduzir duma velocidade mais alta para uma mais baixa) energicamente e em piso escorregadio. Isso poderia fazer com que os pneus começassem a patinar resultando num acidente.

NOTA

  • Imobilize sempre completamente o veículo antes de selecionar a posição D (Condução) ou R (Marcha atrás).
  • Não coloque o seletor das mudanças na posição N (Neutro ou ponto morto) quando for a conduzir.
Veja também:

Honda Civic. Abertura e Fechamento do Teto Solar
Abertura/Fechamento do Teto Solar O teto solar só pode ser acionado quando o interruptor de ignição estiver na posição LIGADA II. Use o interruptor na parte da frente do teto para abrir e fe ...

Chevrolet Cobalt. Visão geral do compartimento do motor
<> Motor ECO SPE/4 Filtro de ar do motor Consulte Filtro/limpador de ar do motor Reservatório de partida a frio Consulte Tanque de combustível da partida a frio ...

Modelos

© 2017 Todos os direitos reservados 0.0088