Hyundai i30: Condução em estradas de montanha

Abrande e reduza para uma velocidade inferior antes de percorrer uma descida longa ou íngreme. Se não reduzir a mudança, pode ter que usar os travões com demasiada frequência, causando o seu sobreaquecimento e eventual perda de eficácia.

Numa subida longa, reduza e abrande para cerca de 70 km/h (45 mph) para diminuir a possibilidade de sobreaquecimento do motor e da caixa de velocidades.

Se o peso do atrelado for superior ao máximo permissível sem travões e se o seu veículo estiver equipado com caixa de velocidades automática/transmissão de dupla embraiagem, deve conduzir na posição D (Condução) quando rebocar o atrelado.

Neste caso, a condução do veículo na posição "D" (Condução) minimiza o aquecimento e prolonga a vida da caixa de velocidades.

NOTA

Para evitar o sobreaquecimento do motor e/ou da caixa de velocidades:

  • Se rebocar um atrelado numa estrada com uma inclinação acentuada (superior a 6%) vá controlando o indicador da temperatura do fluido refrigerante do motor para garantir que o motor não aquece excessivamente. Se a agulha do indicador da temperatura do fluido refrigerante se aproximar de "H (HOT)", saia da faixa de rodagem, pare assim que o puder fazer com segurança e deixe o motor trabalhar em marcha lenta até arrefecer.

    Depois do motor ter arrefecido o suficiente, poderá continuar a sua viagem.

  • Se rebocar um atrelado com peso bruto máximo do veículo e peso máximo permissível do atrelado, pode causar o sobreaquecimento do motor ou da transmissão. Se conduzir nestas condições, deixe o motor trabalhar em marcha lenta até arrefecer. Depois do motor ou transmissão terem arrefecido o suficiente, poderá continuar a sua viagem.
  • Deve decidir a velocidade do veículo de acordo com o peso do atrelado e da inclinação da subida.
  • Se os veículos equipados com uma transmissão de dupla embraiagem forem usados para rebocar um atrelado em subidas muito inclinadas, a embraiagem da transmissão pode sobreaquecer.

Quando isto acontece, é ativado o modo de proteção segura.

Este modo é assinalado pelo funcionamento intermitente da luz indicadora da posição da mudança acompanhada por um sinal sonoro.

Nesta altura surge uma mensagem de aviso no visor LCD e a condução perde suavidade.

Se ignorar este aviso, as condições de rodagem podem piorar.

Para recuperar as condições normais de condução, pare o veículo numa estrada plana e exerça pressão sobre o pedal do travão durante alguns minutos antes de voltar a arrancar.

    Veja também:

    Citroën C4. Combustível utilizado pelos motores a gasolina
    Os motores a gasolina são compatíveis com os biocombustíveis a gasolina do tipo E10 (com 10% de etanol), em conformidade com as normas europeias EN 228 e EN 15376. Os combustíveis do tipo E85 ...

    Citroën C4. Montagem da rótula
    Retire o obturador de protecção do suporte de fixação e verifique o bom estado do sistema de fixação. Se necessário, limpe o suporte com uma escova ou um pano próprio. Retire a rótula ...

    Modelos

    © 2017 Todos os direitos reservados 0.0138