Chevrolet Cobalt: Controle de velocidade de cruzeiro

Chevrolet Cobalt / Conduçãoeoperação / Controle de velocidade de cruzeiro

Piloto automático (Se equipado)

O controle de velocidade de cruzeiro pode armazenar e manter velocidades acima de 40 km/h.

Podem ocorrer variações das velocidades ao dirigir em aclives ou declives.

Perigo

O controle de velocidade de cruzeiro pode ser perigoso quando não é possível dirigir com segurança em velocidade constante. Não use controle de velocidade de cruzeiro em estradas sinuosas ou em tráfego pesado.

O controle de velocidade de cruzeiro pode ser perigoso em vias escorregadias. Em tais vias, mudanças rápidas na tração das rodas podem provocar derrapagem excessiva, e pode-se perder o controle do veículo. Não use o controle de velocidade de cruzeiro em vias escorregadias.

Nota

Por motivos de segurança, o controle de velocidade de cruzeiro não pode ser ativado até que o pedal do freio seja acionado pelo menos uma vez.

Se os freios ou a embreagem (para transmissões manuais) forem acionados, o controle de velocidade de cruzeiro se desligará.

Com a transmissão automática, só ative o controle de velocidade de cruzeiro no modo automático.

Consulte Luz do piloto automático

Piloto automático (Se equipado)

(On/Off)(Liga/Desliga) : Aperte para ligar e desligar o controle de velocidade de cruzeiro.

RES/+ (Retomar/Acelerar) : vire o botão giratório brevemente para cima para que o veículo retome uma velocidade definida anteriormente ou segure-o para cima para acelerar. Se o controle de velocidade de cruzeiro já estiver ativado, use para aumentar a velocidade do veículo.

SET/− (ajustar/reduzir) : vire o botão giratório para baixo brevemente para definir a velocidade e ativar o controle de velocidade de cruzeiro. Se o controle de velocidade de cruzeiro já estiver ativado, use para diminuir a velocidade.

(Cancelar) : Pressione para desengatar o controle de velocidade de cruzeiro sem apagar a velocidade definida da memória.

Para ligar

Pressione o interruptor   na extremidade superior: o indicador de controle   acende em branco.

Nota

Se o botão de velocidade de cruzeiro estiver ativado ou quando não estiver em uso, ele pode ser bombeado e for para a velocidade de cruzeiro quando não for desejado. Mantenha o interruptor do controle de velocidade de cruzeiro desligado quando a velocidade de cruzeiro não estiver sendo usada.

Ativação

1. Acelere até a velocidade desejada

2. Vire o botão giratório para SET/-. A velocidade atual é armazenada e mantida.

3. Tire o pé do pedal do acelerador.

Quando o controle de velocidade de cruzeiro tiver sido ajustado para a velocidade desejada, o indicador do controle de velocidade de cruzeiro acenderá em verde no painel de instrumentos.

Aumentar a velocidade

Caso o controle de velocidade de cruzeiro já esteja ativado:

  • Vire o botão giratório para cima para RES/+, segure-o até atingir a velocidade desejada e solte-o.
  • Para aumentar a velocidade do veículo em incrementos pequenos, vire o botão giratório para cima RES/+ brevemente e solte-o.

Acelere gradativamente até a velocidade desejada e vire o botão giratório para SET/-.

Reduzir a velocidade

Caso o controle de velocidade de cruzeiro já esteja ativado:

  • Vire o botão giratório em direção a SET/− e segure-o até atingir a velocidade menor desejada e solte-o.
  • Para reduzir a velocidade do veículo em incrementos pequenos, vire o botão giratório brevemente em direção a SET/−.

Desativação

Pressione o botão : o indicador de controle acende em branco. A velocidade armazenada é memorizada.

Desativação automática:

  • Velocidade do veículo inferior a 40 km/h,
  • O pedal da embreagem é pressionado por mais do que alguns segundos (dependendo da configuração do veículo).
  • O pedal do freio é pressionado,
  • Alavanca seletora em N,
  • Rotação do motor em uma faixa muito baixa,

Retomar velocidade armazenada

Se o controle de velocidade de cruzeiro for ativado em uma velocidade desejada ou o botão for pressionado, ele será desarmado sem apagar a velocidade definida da memória ao pisar no pedal do freio ou da embreagem (para transmissão manual).

Quando o veículo atingir 40 km/h ou mais, vire o botão giratório para cima brevemente em direção a RES/+. O veículo retornará à velocidade definida anteriormente.

Nota

Se a diferença entre a velocidade atual e a armazenada for maior do que 40 km/h, o veículo não poderá retomar a velocidade armazenada.

Ultrapassando enquanto o controle de velocidade de cruzeiro está em uso

Use o pedal do acelerador para acelerar a velocidade do veículo. Ao tirar o pé do acelerador, o veículo irá reduzir para a velocidade previamente definida do controle de velocidade de cruzeiro. Enquanto pressiona o pedal do acelerador ou logo depois de liberar a neutralização do controle de velocidade de cruzeiro, virar brevemente o botão giratório em direção a SET- resultará na definição do controle de velocidade de cruzeiro para a velocidade atual do veículo.

Para desligar

Pressione o interruptor  na extremidade superior: o indicador de controle   desliga no painel de instrumentos. A velocidade armazenada é apagada. Desligar a ignição também apaga a velocidade armazenada.

    Veja também:

    Hyundai i30. Todas as crianças devem usar sistemas de retenção
    Todas as crianças com menos de 13 anos devem viajar num banco equipado com sistema de retenção, sem ser o banco da frente. Os bebés e as crianças pequenas devem ...

    Honda Civic. Espelho Retrovisor Interno
    Ajuste o ângulo do espelho retrovisor quando estiver sentado corretamente na posição de condução. Espelho Retrovisor com Posições Diurna e Noturna Vire a lingueta para mudar a posiç ...

    Modelos



    © 2017 Todos os direitos reservados