Chevrolet Cobalt: Controle de velocidade de cruzeiro

Chevrolet Cobalt / Conduçãoeoperação / Controle de velocidade de cruzeiro

Piloto automático (Se equipado)

O controle de velocidade de cruzeiro pode armazenar e manter velocidades acima de 40 km/h.

Podem ocorrer variações das velocidades ao dirigir em aclives ou declives.

Perigo

O controle de velocidade de cruzeiro pode ser perigoso quando não é possível dirigir com segurança em velocidade constante. Não use controle de velocidade de cruzeiro em estradas sinuosas ou em tráfego pesado.

O controle de velocidade de cruzeiro pode ser perigoso em vias escorregadias. Em tais vias, mudanças rápidas na tração das rodas podem provocar derrapagem excessiva, e pode-se perder o controle do veículo. Não use o controle de velocidade de cruzeiro em vias escorregadias.

Nota

Por motivos de segurança, o controle de velocidade de cruzeiro não pode ser ativado até que o pedal do freio seja acionado pelo menos uma vez.

Se os freios ou a embreagem (para transmissões manuais) forem acionados, o controle de velocidade de cruzeiro se desligará.

Com a transmissão automática, só ative o controle de velocidade de cruzeiro no modo automático.

Consulte Luz do piloto automático

Piloto automático (Se equipado)

(On/Off)(Liga/Desliga) : Aperte para ligar e desligar o controle de velocidade de cruzeiro.

RES/+ (Retomar/Acelerar) : vire o botão giratório brevemente para cima para que o veículo retome uma velocidade definida anteriormente ou segure-o para cima para acelerar. Se o controle de velocidade de cruzeiro já estiver ativado, use para aumentar a velocidade do veículo.

SET/− (ajustar/reduzir) : vire o botão giratório para baixo brevemente para definir a velocidade e ativar o controle de velocidade de cruzeiro. Se o controle de velocidade de cruzeiro já estiver ativado, use para diminuir a velocidade.

(Cancelar) : Pressione para desengatar o controle de velocidade de cruzeiro sem apagar a velocidade definida da memória.

Para ligar

Pressione o interruptor   na extremidade superior: o indicador de controle   acende em branco.

Nota

Se o botão de velocidade de cruzeiro estiver ativado ou quando não estiver em uso, ele pode ser bombeado e for para a velocidade de cruzeiro quando não for desejado. Mantenha o interruptor do controle de velocidade de cruzeiro desligado quando a velocidade de cruzeiro não estiver sendo usada.

Ativação

1. Acelere até a velocidade desejada

2. Vire o botão giratório para SET/-. A velocidade atual é armazenada e mantida.

3. Tire o pé do pedal do acelerador.

Quando o controle de velocidade de cruzeiro tiver sido ajustado para a velocidade desejada, o indicador do controle de velocidade de cruzeiro acenderá em verde no painel de instrumentos.

Aumentar a velocidade

Caso o controle de velocidade de cruzeiro já esteja ativado:

  • Vire o botão giratório para cima para RES/+, segure-o até atingir a velocidade desejada e solte-o.
  • Para aumentar a velocidade do veículo em incrementos pequenos, vire o botão giratório para cima RES/+ brevemente e solte-o.

Acelere gradativamente até a velocidade desejada e vire o botão giratório para SET/-.

Reduzir a velocidade

Caso o controle de velocidade de cruzeiro já esteja ativado:

  • Vire o botão giratório em direção a SET/− e segure-o até atingir a velocidade menor desejada e solte-o.
  • Para reduzir a velocidade do veículo em incrementos pequenos, vire o botão giratório brevemente em direção a SET/−.

Desativação

Pressione o botão : o indicador de controle acende em branco. A velocidade armazenada é memorizada.

Desativação automática:

  • Velocidade do veículo inferior a 40 km/h,
  • O pedal da embreagem é pressionado por mais do que alguns segundos (dependendo da configuração do veículo).
  • O pedal do freio é pressionado,
  • Alavanca seletora em N,
  • Rotação do motor em uma faixa muito baixa,

Retomar velocidade armazenada

Se o controle de velocidade de cruzeiro for ativado em uma velocidade desejada ou o botão for pressionado, ele será desarmado sem apagar a velocidade definida da memória ao pisar no pedal do freio ou da embreagem (para transmissão manual).

Quando o veículo atingir 40 km/h ou mais, vire o botão giratório para cima brevemente em direção a RES/+. O veículo retornará à velocidade definida anteriormente.

Nota

Se a diferença entre a velocidade atual e a armazenada for maior do que 40 km/h, o veículo não poderá retomar a velocidade armazenada.

Ultrapassando enquanto o controle de velocidade de cruzeiro está em uso

Use o pedal do acelerador para acelerar a velocidade do veículo. Ao tirar o pé do acelerador, o veículo irá reduzir para a velocidade previamente definida do controle de velocidade de cruzeiro. Enquanto pressiona o pedal do acelerador ou logo depois de liberar a neutralização do controle de velocidade de cruzeiro, virar brevemente o botão giratório em direção a SET- resultará na definição do controle de velocidade de cruzeiro para a velocidade atual do veículo.

Para desligar

Pressione o interruptor  na extremidade superior: o indicador de controle   desliga no painel de instrumentos. A velocidade armazenada é apagada. Desligar a ignição também apaga a velocidade armazenada.

    Veja também:

    Volkswagen Golf. Danos nos pneus
    Frequentemente, danos em pneus e aros ocorrem de forma imperceptível. Vibrações estranhas ou puxamento de um lado do veículo, podem indicar danos nos pneus Se houver ...

    Hyundai i30. Controlo do Arranque Assistido nas Subidas (HAC)
    O sistema de assistência ao arranque em subida (HAC) ajuda a impedir que o veículo deslize para trás ao arrancar numa subida. O sistema aciona automaticamente os travõe ...

    Modelos

    © 2017 Todos os direitos reservados 0.0302